Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Técnicas conhecidas podem ajudar no aprendizado e melhorar as relações

Técnicas conhecidas podem ajudar no aprendizado e melhorar as relações

03/03/2022 Divulgação

"É importante para todas as faixas etárias estabelecer uma espécie de equilíbrio entre a emoção e a razão".

Técnicas conhecidas podem ajudar no aprendizado e  melhorar as relações

Muito maior que as diferenças, as semelhanças entre as escolas causam a percepção de que existe um formato pré concebido, ou seja, que a aprendizagem acontece somente daquela forma com lousas, lições de casa, provas e etc. 

Porém, cada vez mais, evidencia-se a importância de obter variações metodológicas e atividades que possam auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades, como por exemplo a habilidade de gerir as próprias emoções. Essas habilidades têm sido valorizadas no mercado de trabalho e algumas escolas já praticam formas de ensino que nos remetem às empresas mais modernas do mundo.

Uma prática milenar mas que tem se tornado popular no mundo corporativo e que oferece diversos benefícios cognitivos e emocionais é a meditação, ou, mindfulness, que vem se popularizando fora do ambiente escolar com benefícios comprovados pela ciência como a redução das emoções aflitivas e aumento das positivas, melhora do bem-estar e redução de pensamentos autodepreciativos.

De acordo com Lucas Briquez, diretor administrativo e professor da escola Teia Multicultural, a meditação é uma forma de estimular também o foco atencional. "Pense na meditação como um exercício físico que deve ser praticado regularmente e considere que para as crianças deve ser lúdico, leve, e durar pouco tempo, mas que mesmo dessa forma produz resultados rapidamente perceptíveis", pontua o educador. 

Estudos apontam ainda que crianças que meditam demonstram uma maior capacidade em compreender as próprias emoções e de terceiros, além de conseguirem permanecer maior tempo focadas em determinada tarefa e apresentam também uma menor probabilidade de tomarem atitudes violentas. "As relações se tornam mais harmoniosas e os sentimentos passam a ser percebidos com um certo distanciamento, o que pode impedir algum ato impulsivo que, mais tarde, leva a própria criança ao arrependimento", afirma Briquez. 

O educador defende que é importante para todas as faixas etárias estabelecer uma espécie de equilíbrio entre a emoção e a razão. “Meditar é uma prática que ajuda a controlar a ansiedade, problema que hoje não é mais exclusivo dos adultos, ainda mais aqui no Brasil, que foi considerado pela OMS o país mais ansioso do mundo." 

Entre as técnicas mais simples que podem ser utilizadas na meditação, Lucas Briquez, recomenda o foco na respiração, isto é, voltar a atenção para o inspirar e expirar. “Podemos colocar pedrinhas na barriga e convidar os alunos a observarem elas subirem e descerem, ou então, brincar com objetos que se movam com a respiração como bolhas de sabão, aqui na Teia temos a prática do um minuto de silêncio, praticado minimamente duas vezes ao dia, é uma maneira simples de começar", sugere.

Sobre a Teia Multicultural

Reconhecida pelo MEC como uma instituição que lidera o processo de desenvolvimento a partir da educação, a Teia Multicultural é também integrante do Movimento de Inovação na Educação. É uma escola inclusiva, que respeita o tempo de aprendizado de cada aluno e já recebeu, inclusive, menção honrosa no desafio Edumission pela inovação no modo interdisciplinar de ensino.

(Foto: Reprodução/Pexels)

Para mais informações sobre Meditação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MF Press Global



O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?