Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bem antes da estética, a saúde!

Bem antes da estética, a saúde!

17/03/2022 Rodrigo Felipe

Ter um corpo perfeito tornou-se objeto de obsessão para muitas pessoas

Bem antes da estética, a saúde!

A moda não é exclusiva dos brasileiros. No mínimo todo o mundo ocidental tem uma legião de pessoas dispostas a muitos sacrifícios para alcançar o privilégio de ter curvas que se enquadram num padrão de corpo quase que exigido pela sociedade. Mas é inegável que no Brasil, onde a sensualidade é exalada nas praias, nas academias, nos clubes, nas ruas e até na mídia, a pressão parece ser mais forte do que em outros países.

Para quem leva a meta ao nível do excesso, ter um corpo escultural converte-se num produto, por sinal tão desejável quanto um carro zero km ou uma casa própria. E há quem tope pagar o preço que for para alcançar o sonho. Ainda que seja recorrer a dietas mirabolantes, cirurgias de alto risco e uso de remédios nocivos ao organismo. Não são raros os casos de pessoas que vão a óbito após encarar o extremo da vida para atender a essa obsessão.

Uma das vítimas mais recentes foi a cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta. Numa única receita médica, conforme informações dos principais portais de notícias do país, havia nada menos que 17 substâncias que, combinadas, podem ter resultado na morte da artista após uma sobrecarga do fígado. Na lista havia, dentre outras coisas, antidepressivo, estimulante, calmantes naturais, redutor de apetite e regulador de sono. A combinação consistia num coquetel mortal, mas que tinha como foco o emagrecimento.

Também em fevereiro uma enfermeira de São Paulo, de apenas 42 anos, morreu após seu corpo rejeitar um fígado transplantado. O procedimento foi necessário após uma hepatite fulminante provocada pelo consumo constante de um chá com 50 ervas emagrecedoras.

Esses dois casos, que ganharam repercussão nacional, servem de alerta para outro hábito bastante comum entre os brasileiros. A automedicação costuma desafiar os alertas constantes feitos por médicos e órgãos de saúde. Na extensa fila de pessoas que querem ficar “malhadas”, o desejo também acaba ensurdecendo e cegando as vítimas para as advertências em torno de produtos que interferem no funcionamento normal do organismo, à força da inibição ou da aceleração de algum órgão vital.

Mas não é por falta de aviso nem de regulamentação. Somente nos últimos dois anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou 60 medidas preventivas e/ou cautelares que suspenderam cerca de 140 emagrecedores no Brasil. As medidas, segundo a própria agência, incluem o recolhimento, a apreensão, a inutilização e a proibição de armazenamento, comercialização, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso.

Antes de tudo, porém, é necessário promover a conscientização geral sobre os riscos de perda de peso por medicações pesadas, que afetam diretamente o organismo. O emagrecimento “fácil”, qualquer que seja o procedimento, tem seus riscos. As atividades físicas regulares e a alimentação balanceada, conduzidas por profissionais capacitados, ainda são os melhores caminhos para quem deseja ter o corpo do jeito que sonha. Tentar atingir uma suposta perfeição a partir de atalhos pode ter consequências bem distintas do que se entende por saúde.

* Rodrigo Felipe, CEO do Grupo First, responsável pela You Saúde.

Para mais informações sobre Beleza clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã