Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cerveja, o ouro da República Tcheca

Cerveja, o ouro da República Tcheca

15/09/2022 5 Estrelas

Os tchecos ocupam o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de cerveja.

Cerveja, o ouro da República Tcheca

A riqueza da República Tcheca é, sem dúvida, baseada em sua variedade: grandes destinos, monumentos históricos, gastronomia centenária, patrimônios da UNESCO e muito mais. Mas, sem dúvida, há um ouro em particular que é sempre o melhor companheiro para tchecos e viajantes, seu ouro “líquido”, a cerveja tcheca.

A República Tcheca é o primeiro destino em consumo de cerveja per capita no mundo. Estes dados são apoiados pela grande variedade e qualidade desta bebida, típica do destino. Venha conosco descobrir as origens, as cidades e os segredos desta bebida que tem acompanhado as melhores aventuras no destino.

Ouro “líquido” tcheco e o berço das loiras

Assim como Bordeaux é conhecida por seu vinho, a região de Pilsen é conhecida por sua cerveja. Durante séculos esta região produziu uma excelente cerveja artesanal que alcançou um merecido reconhecimento mundial. Faça um tour pela rota da cerveja que liga as quatorze cervejarias mais importantes da região, para conhecer as tradições locais, conhecer os processos de fabricação de uma cerveja milenar e visitar os monumentos mais significativos de suas cidades. Venha curtir uma das melhores atrações da região: as cervejarias artesanais de Pilsen!

Os tchecos ocupam o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de cerveja, possivelmente graças ao seu sabor, resultado de um processo de produção aperfeiçoado geração após geração. Sinta a atmosfera autêntica de uma região cheia de tradições e prove uma das muitas variedades de cerveja fabricadas há séculos na região de Pilsen.

 A cervejaria que deu ao mundo cerveja lager

Um dos tesouros familiares entre as cervejarias tchecas é a cervejaria Pilsner Urquell. Ao passar por seu portão histórico, você pode ver em primeira mão como as famosas marcas de cerveja Pilsner Urquell e Gambrinus são fabricadas, optando por uma das muitas visitas guiadas ao local. Durante o passeio você aperfeiçoará, entre outras coisas, sua arte de servir chope ou saborear uma excelente cerveja não filtrada servida diretamente de um barril de carvalho. Lembre-se que durante a sua estadia em Pilsen você não pode perder outros monumentos que estão na cidade. Visite, por exemplo, uma das maiores sinagogas do mundo e aprecie a vista da torre da catedral, uma das mais altas da República Tcheca.

Uma tradição sempre viva de cervejarias artesanais

Se você prefere cervejarias menores, não deixe de visitar a cervejaria Dobrřany. Marcas de cerveja locais como Dobřanská hvězda, (Estrela de Dobřany ) ou Dobřanský dragoun, (Dragão de Dobřany), receberam vários prêmios nacionais. Na microcervejaria U Stočesů em Rokycany saboreie cervejas com um leve sabor frutado. Depois de passar um tempo agradável degustando as diferentes variedades de cerveja disponíveis, você pode visitar alguns dos monumentos locais, como o classicista Palácio de Kozel.

Budvar, a cerveja original de Ceske Budejovice

Elegantes casas burguesas em torno de uma das maiores praças da Europa, um armazém de sal que parece algo saído de um conto de fadas e a cervejaria onde a marca original Budvar é fabricada. Esta é České Budějovice, a metrópole do sul da Boêmia. A cidade, que durante séculos manteve seu caráter histórico, é ao mesmo tempo um centro moderno dentro da região. Então aproveite seu ambiente agradável com uma caneca de sua famosa cerveja na mão para uma experiência única.

České Budějovice foi fundada como uma cidade de reis em meados do século XIII. Graças à sua localização privilegiada, na antiga rota do sal que ligava Praga e Linz e sobre a qual mais tarde foi construída a primeira ferrovia puxada por cavalos da Europa, ela enriqueceu e se desenvolveu até se tornar uma importante cidade. Apesar das frequentes guerras e incêndios durante a Idade Média, inúmeros monumentos históricos são preservados aqui, que você pode admirar até hoje.

A cervejaria Budějovický Budvar, onde a cerveja é fabricada há sete séculos de acordo com uma receita original, é certamente uma parte inseparável da cor de České Budějovice. Não deixe de ir ao centro de visitantes que o guiará por toda a história desta deliciosa bebida. A marca Budweiser Budvar é conhecida em todo o mundo, mas seu nome continua causando muitos problemas até hoje. A razão é que o nome alemão da cidade, Budweis, é o nome de uma cerveja americana que não tem nada em comum com a de České Budějovice. Embora as disputas judiciais continuem por muitos anos, a autêntica cerveja Budvar de Budějovice manterá seu excelente sabor por muito tempo.

Descubra a exposição multimídia intitulada A História da Cerveja Budweiser e na visita à cervejaria você descobrirá os segredos da famosa cerveja Budweiser Budvar. No final da visita, há a degustação de cerveja diretamente no subsolo. Você pode saborear a cerveja direto dos tanques também na Masné krámy (os açougues), a cervejaria mais famosa de České Budějovice.

Praga e seus recantos de cerveja.

Na capital você pode desfrutar, além das grandes e famosas marcas, também da cerveja de inúmeras cervejarias pequenas, mas de qualidade.

No centro da cidade você tem que visitar a cervejaria Novoměstský pivovar, em cujo restaurante você degustará seu Novoměstský ležák, que significa a Lager da Cidade Nova, ou você pode visitar diretamente sua cervejaria onde poderá saborear o conhaque de cerveja especial.

Perto fica a famosa cervejaria e restaurante U Fleků, com a famosa cerveja preta Flekovský tmavý ležák, de 13 graus.

Se você for a Strahov, à cervejaria do mosteiro Klášterní pivovar, certamente não ficará desapontado com o restaurante São Norbert e a cerveja de trigo homônima e outras cervejas especiais.

Museu da Cerveja

No novo Museu da Cerveja localizado no centro de Praga, você conhecerá, em um só lugar, a história e as tradições ligadas à produção da cerveja tcheca. Você se divertirá degustando diferentes tipos de cerveja tcheca em adegas históricas originais do século XIII.

A exposição do Museu da Cerveja na Cidade Velha de Praga mostrará a passagem do tempo na profissão cervejeira tcheca. Você aprenderá a história e penetrará no mistério da produção de cerveja tcheca. No modelo da cervejaria, você descobrirá como fazer malte e produzir cerveja, e absorverá o verdadeiro aroma do lúpulo e do malte.

Durante o passeio, você verá centenas de artefatos históricos exibidos em dois andares de uma casa antiga. As apresentações em vídeo e os figurinos realçam a atmosfera autêntica do lugar.

Outra forma de desfrutar da cerveja

Outras rotas da cerveja nos dão a oportunidade de provar esta bebida de uma forma curiosa. Banhos de cerveja e spas são uma tradição do destino focado em aproveitar os benefícios do "ouro líquido" para a pele e relaxamento. Por exemplo, você pode visitar a cervejaria mais antiga da Boêmia Ocidental que fica em Chodová Planá, onde a cerveja é fabricada desde o século XII. Aqui você vai saborear não apenas a suave marca Prezident ou Zámecký ležák lager, mas também relaxar no spa de cerveja local que oferece diferentes tratamentos e espaços.

Outra alternativa é visitar a tradicional cidade termal de Karlovy Vary. onde podem desfrutar de um programa de bem-estar cervejeiro perfeito tanto nos centros de spa como fora deles. No centro da cidade você pode saborear os efeitos únicos da cerveja no First Beer Spa. Os banhos são baseados em uma receita original composta por uma mistura de levedura, variedades selecionadas de lúpulo, malte e extrato de turfa. Durante o banho, você pode beber uma quantidade ilimitada de cerveja clara e escura, estimulando assim a hidratação do seu corpo.

Também visitando Krkonose, as mais altas montanhas tchecas, pode-se desfrutar de uma terapia única, que usa a bebida nacional tcheca, especificamente no Novosad Harrachov Beer Spa.

Claro que você também pode desfrutar de banhos de cerveja em Praga. Existem diferentes estabelecimentos que oferecem diferentes experiências; um dos mais reconhecidos é o Beer Spa Bernard localizado a poucos passos da Praça da Cidade Velha, este espaço é um dos mais antigos spas que combina tratamentos tradicionais com técnicas modernas num ambiente histórico e confortável.

Para mais informações sobre Cerveja clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Escritório de Turismo da República Tcheca



Alergia à lactose? Intolerância ao leite? Vamos resolver essa confusão?

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou um "Question and Answers" para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema.

Autor: Divulgação

Alergia à lactose? Intolerância ao leite? Vamos resolver essa confusão?

7 lições que vão ajudar seu filho a comer melhor

Nutricionista funcional explica como despertar hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

Autor: Divulgação

7 lições que vão ajudar seu filho a comer melhor

Para vegetarianos e veganos o feijão é muito importante

Normalmente visto como a dupla inseparável do arroz, o feijão também marca presença recorrente no prato dos brasileiros.

Autor: Divulgação

Para vegetarianos e veganos o feijão é muito importante

Mudanças alimentares impulsionam os restaurantes para o verde

Estabelecimentos gastronômicos têm se adaptado ao crescente interesse por opções vegetarianas e orgânicas.

Autor: Divulgação

Mudanças alimentares impulsionam os restaurantes para o verde

Queijo zero lactose: especialista explica benefícios e lista receitas

O queijo é um alimento muito popular no Brasil, mas sabemos que nem todas as pessoas podem consumi-lo.

Autor: Divulgação

Queijo zero lactose: especialista explica benefícios e lista receitas

Sorvete saudável: nutricionista ensina receitas nutritivas e refrescantes

Usando a criatividade, frutas e ingredientes naturais é possível fugir dos conservantes e gorduras dos doces industrializados.

Autor: Divulgação

Sorvete saudável: nutricionista ensina receitas nutritivas e refrescantes

Receitas de drinks refrescantes para surpreender seus convidados

Quer arrebatar seus convidados com cinco sugestões de drinks irresistíveis? Então, confira nossas dicas.

Autor: Divulgação

Receitas de drinks refrescantes para surpreender seus convidados

Bolo de milho cremoso de lata para tomar com café

Quem não ama um bom café da tarde acompanhado de um quitute delicioso?

Autor: Divulgação

Bolo de milho cremoso de lata para tomar com café

Frango ou galinha: especialista explica diferenças na hora do preparo

Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são do mesmo tipo de ave ou não.

Autor: Divulgação

Frango ou galinha: especialista explica diferenças na hora do preparo

Gelato x Sorvete: qual é a diferença entre os dois?

Sobremesas clássicas do verão, os preparos se diferenciam em textura, ingredientes e modo de produção.

Autor: Matheus Krauze

Gelato x Sorvete: qual é a diferença entre os dois?

Tendências do mercado de alimentos perecíveis em 2024

"Todos os dias, os maiores centros atacadistas de alimentos são abastecidos com itens que vêm do campo e acabam perdendo a validade rapidamente".

Autor: Otávio Pimentel

Tendências do mercado de alimentos perecíveis em 2024

Você pode estar consumindo mais açúcar do que imagina.

O açúcar adicionado nos alimentos não só acrescenta calorias extras, mas também pode ter efeitos tóxicos diretos, como cáries dentais e até o risco de doença cardíaca.

Autor: Divulgação

Você pode estar consumindo mais açúcar do que imagina.