Bicicleta é um ótimo exercício para sair do sedentarismo
Bicicleta é um ótimo exercício para sair do sedentarismo
Prática auxilia o meio ambiente com a diminuição na emissão de gases poluentes e ajuda as pessoas a adotarem hábitos saudáveis.

No próximo dia 08 de Maio será realizado o Dia Nacional da Bike ao Trabalho. O evento teve origem nos Estados Unidos, em 1956, criado pela League of American Bicyclists, como parte do cronograma de eventos do ‘mês da bicicleta’. Com o tempo a prática foi difundida por toda a Europa e restante do mundo, chegando ao nosso país em 2013.
Os brasileiros estão se tornando cada vez mais adeptos desse evento, principalmente por conta da agilidade no trânsito, o baixo investimento inicial, e também por se sentirem mais seguros à medida que cresce os investimentos em ciclofaixas em diversas cidades.
Essa prática além de auxiliar no meio ambiente, com a diminuição na emissão de gases poluentes oriundos do alto tráfego diário de transportes automotivos, também visa conscientizar as pessoas a adotar um meio alternativo e ao mesmo tempo saudável para se locomover até o local de trabalho. Segundo o Educador Físico Felipe Mascarelo, sócio fundador da LF Performance, a prática regular é extremamente benéfica para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, gerando um gasto calórico significativo a médio e longo prazo.
‘Ao utilizar a bicicleta para percorrer o percurso até o trabalho, ou até mesmo pequenas distâncias, como é o caso das bicicletas alugadas em estações de metrô, conseguimos desenvolver uma melhora significativa na condição cardiorrespiratória, aumentando a resistência em atividades de média e longa duração, como também melhorando a resistência muscular localizada, principalmente em regiões de membros inferiores e tronco’, ressalta Mascarelo.
Veja algumas dicas para tornar esse um hábito eficiente e seguro:
- Faça um breve alongamento antes de começar o percurso, evitando desconfortos e promovendo um melhor preparo articular, aumentando a circulação sanguínea para a atividade;
- Comece pelo básico, uma a duas vezes por semana, por 20 minutos. Se o caminho for mais longo, faça pequenas pausas;
- Procure levar uma garrafa de água junto e se hidrate durante o percurso;
- Uma roupa adequada ajuda na transpiração e conforto nos movimentos durante a atividade;
- Nos finais de semana, treine o percurso para melhorar o seu condicionamento e a prática no dia-a-dia;
- Não se esqueça dos equipamentos individuais de proteção, como o capacete.
Fonte: NF Assessoria de Imprensa