Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empatia: a prática da ternura e compaixão

Empatia: a prática da ternura e compaixão

01/03/2024 José Expedito da Silva

Nem sempre é fácil colocar-se no lugar de outra pessoa diante de uma situação delicada na convivência do dia a dia.

Isso é sentir EMPATIA, palavra que foi incorporada ao nosso vocabulário  durante a Pandemia da Covid-19, popularizou-se, e podemos dizer que fica como uma herança bendita deste triste período que a humanidade atravessou.

Aprendemos que as medidas preventivas visam proteger não somente a nós, mas também quem está próximo da gente. Aprendemos a respeitar o tempo e o espaço de cada pessoa do nosso convívio, aprendemos também a compreender que alegrias e dores têm dimensões diferentes para cada pessoa.

A palavra empatia surge do termo grego “empatheia”, junção de em+patheia (pathos/paixão) e, nunca é demais reforçar, significa colocar-se no lugar do outro, enfrentando os desafios que a vida nos apresenta. É a linguagem do afeto e da compaixão, que todo mundo sente e compreende.

Essa atitude é própria de quem cuida bem da outra pessoa, que se importa com alguém mesmo sendo um desconhecido, como narra o Evangelho do Bom Samaritano (Lc 10,30-37). A narração de Lucas conclui que o samaritano, ao cuidar daquele desconhecido e abandonado à beira da estrada, foi quem abriu seu coração e amou de verdade. Assim deve ser a vivência do segundo mandamento: “Amar ao próximo como a si mesmo”, com humanidade e doação.

Quem faz parte dessa aliança do bem cria e mantém laços de ternura e faz o impossível acontecer na vida das pessoas ao seu redor. Aliás, só quem ama é capaz de dar a vida, encontrar saídas, e trazer de novo a esperança de que podemos ser fraternos.

A propósito, a Campanha da Fraternidade deste ano aborda o tema: “Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Essa temática convida toda a Igreja no Brasil a promover o olhar e o agir fraternos, com reflexões sobre valores como empatia, solidariedade, tolerância, justiça e paz. Assim, cada membro da Igreja pode construir um ambiente melhor, sendo mais acolhedor e colaborativo nos ambientes familiar, escolar e do trabalho, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas em sua dignidade humana.

Concluo com uma Ordem do Senhor Jesus: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles” (Mt 7,12). Conhecido como “Regra de Ouro”, este é um ensinamento universal, que permeia diversas culturas e religiões. E pode ser considerado como a base de todos os valores autenticamente humanos e cristãos, que consolidam a convivência pacífica, justa e solidária nas relações interpessoais e sociais.

* José Expedito da Silva é jornalista, assessor de imprensa, e comentarista no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova.

Para mais informações sobre empatia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo

Sete motivos para rir mais todos os dias

O riso é uma habilidade humana inata que antecede até mesmo nossas primeiras palavras.

Autor: Ros Ben-Moshe

Sete motivos para rir mais todos os dias