Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Férias: hora de se divertir

Férias: hora de se divertir

12/01/2022 Aline Tayná de Carvalho Barbosa

Se tem um tempo que é muito esperado pelas crianças, esse tempo é o das férias.

Férias: hora de se divertir

Mesmo sendo recente o retorno presencial delas à escola, esse período, onde não há grandes preocupações e horários para cumprir seus afazeres, é muito desejado, aguardado e carregado de expectativas. O momento ideal para aproveitar ao máximo o tempo livre, se divertir e sair da rotina.

É muito legal quando toda a família consegue sair de férias ao mesmo tempo e aproveitar esse período com passeios e viagens, e isso já garante muitos momentos de diversão. Porém, não são todas as famílias que contam com essa possibilidade, pois muitos pais não conseguem conciliar seu período de descanso do trabalho com as férias escolares, e aí encontra-se um grande desafio, proporcionar momentos de alegria sem sair de casa.

Não podemos esquecer que ainda estamos vivendo uma realidade onde os cuidados com nossa saúde e daqueles que estão ao nosso redor se fazem necessários, por isso, é bom considerar atividades que possam ser realizadas dentro de casa ou em ambientes abertos. Contar com a ajuda de avós, tios, padrinhos e amigos pode ser uma ótima opção para colocar em prática a diversão que as crianças esperam.

No entanto, é importante organizar o dia a dia das crianças para que elas possam aproveitar as férias com qualidade, já que muitas delas se prendem aos meios eletrônicos, e isso não quer dizer que não poderão, em nenhum momento, utilizar celular, tablets ou computador, mas vale apresentar outras possibilidades que sejam compatíveis com cada momento.

Nem sempre é fácil tirar a criança do “seu mundo”, por isso é importante integrar-se a ele e contar com a criatividade e a dedicação para tornar esse tempo prazeroso e cheio de significado.

Pensando nisso, seria legal aproveitar os momentos em família para criar situações que venham a estreitar os laços afetivos e garantir um momento divertido, como assistir a um filme, fazer uma noite de jogos, uma noite do pijama, desenho, pintura, caça ao tesouro, o preparo de um lanche ou refeição, teatro, contação de história, uma competição com jogos tradicionais, piquenique, entre outros.

Poderiam ainda pensar em atividades que agreguem conceitos pedagógicos como brincar de escolinha, fazer a lista do mercado, escrever uma história contando como está sendo esse período de férias.

Para saber o que a criança deseja e espera deste período é importante ouvi-la, tirar um tempo para conhecer suas expectativas, seus planos e, principalmente, o que esperam de você pai, mãe, avô (ó), tio (a). O tempo precisa ter qualidade tanto para a criança quanto para você, por isso aproveite e divirta-se!

* Aline Tayná de Carvalho Barbosa Rodrigues é Psicóloga Escolar no Instituto Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

Para mais informações sobre Passeios e Viagens clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Gratidão ou obrigado

Em última análise gratidão não é uma obrigação social ou uma palavra da moda, mas um convite para viver de maneira mais conectada.

Autor: Danilo Suassuna

Gratidão ou obrigado