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Meditar pra quê?

Meditar pra quê?

16/06/2021 Gracce Dorta

A pandemia colocou uma lente de aumento no desequilíbrio mental e emocional de todos.

Meditar pra quê?

Vemos nomes imponentes da mídia meditando: Bill Gates, Rodrigo Santoro, Gisele Bündchen, Grazi Mazzarefa e poderia citar muitos outros nomes por aqui. O que eles têm em comum? Carreira e vida pessoal bem sucedida podem ser a resposta unânime. Porém, existe um algo a mais que os ajudou a percorrer esse caminho tortuoso que é viver com mais facilidade: a meditação.

Se procurarmos pela internet e redes sociais, percebemos que este parece ser o assunto da vez. A pandemia colocou uma lente de aumento no desequilíbrio mental e emocional de todos. O Brasil é o País mais ansioso do mundo e este é um ranking bem triste de se ostentar, uma vez que poderíamos com a nossa diversidade ocupar rankings muito mais interessantes.

Meditação Transcendental, Vipassana, Deeksha, Tantra, Mindfulness... São muitas as linhas meditativas disponíveis atualmente. Osho, guru indiano líder do movimento Rajneesh, dizia que se você fosse capaz de centrar a sua atenção e respiração conectando-se ao estado total de presença por apenas 1 minuto, já teria meditado.

Só que, atingir essa percepção com a quantidade de elementos que distraem a nossa mente, ainda mais nos grandes centros urbanos, parece uma grande aventura. E a ansiedade nos toma de sobressalto dizendo que não temos todo esse tempo para nos dedicar para essas bobagens de ficar parado por algum tempo na tentativa de esvaziar a mente.

E aí, andamos em círculos tentando dormir melhor, render e ser criativo no trabalho, melhorar a qualidade dos nossos relacionamentos e nada parece fluir. Procrastinamos dores, incômodos e, literalmente, passamos pares de anos engolindo sapos, jogando a sujeira para debaixo do tapete.

Um belo dia explodimos ou tropeçamos. Triste mesmo é quando acontecem ambos na mesma ocasião. O corpo cobra caro a nossa omissão. E o hábito de meditar facilita ver de fora tudo aquilo que nos incomoda. Ajuda a organizar o “quarto da bagunça” interno. E funciona como receber um Mapa da Vida com o seu GPS interno devidamente calibrado.

Sabendo onde dói, com as coisas organizadas em suas devidas caixas, ocupando o lugar exato, fica muito mais leve o seu caminhar. Ser empático também entra em cena. Porque quando sabemos onde nos dói, cuidamos de nos compadecer das dores dos outros mesmo que não saibamos do que se trate inicialmente. Desta forma, nossas relações também melhoram.

A paz que você tanto busca não está escondida em uma caverna no Tibet. Ela está dentro de você mesmo. E, para acessá-la, basta fechar os olhos e abrir o seu coração.

Você pode começar com 5 minutos caso 1 minuto lhe pareça muito rápido. Essa prática pode ser passiva ou ativa. Podem ser utilizados mantras ou músicas de relaxamento. Existem diversos aplicativos com meditações guiadas gravadas com esta finalidade mais individual. Porém, se você é da turma que gosta de companhia, hoje em dia, existem grupos de meditações online para pessoas físicas e jurídicas.

Se você, assim como eu, gosta de calor humano, as salas online ao vivo são excelentes pedidas! É possível interagir na abertura e conclusão das salas. E o tempo médio de prática conduzida é de 15 a 25 minutos. Um tempo bem salutar para quem tá começando ou pra quem já está habituado. Quem medita comigo sabe que não tem rotina. Cada sala é uma nova experiência! Ainda acaba fazendo novas amizades que buscam por assuntos afins.

Além dos exercícios de respiração, relaxamento e atenção plena, utilizo os tradicionais mantras, músicas de elevação, sound healing, música clássica, textos e poesias. E vou mais longe, explorando levemente a reflexologia, dança, conexão com os elementos da natureza e inspirando a recuperação de nossa capacidade natural de sonhar. Sempre de forma ecumênica. De modo que todos os credos possam sentir-se abraçados e cada indivíduo possa potencializar sua fé totalmente isento de julgamentos.

E aí, ficou com vontade de meditar? No início pode parecer estranho, assim como a primeira semana de academia. Porém, à medida em que persiste e isso torna-se um hábito, a vida passa a ter possibilidades que antes você nem considerava porque lhe fugia a clareza mental. Quer tentar? Vem meditar comigo!

* Gracce Dorta é terapeuta integrativa, ativista do amor, desadestradora de padrões e especialista em felicidade e bem-estar corporativos.

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Fonte: Case Comunicação Integrada



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