Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Não consegue dormir no calor?

Não consegue dormir no calor?

14/01/2021 Divulgação

Veja 9 dicas para ter uma noite de qualidade.

Não consegue dormir no calor?

No verão, aproveitamos roupas leves, atividades ao ar livre, banhos de piscina e bebidas refrescantes. No entanto, a alegria de quem adora esta época pode acabar quando chega a hora de dormir. Dificuldade para pegar no sono, mexer-se muito na cama e acordar várias vezes são algumas situações enfrentadas nos períodos de altas temperaturas.

“No calor, a temperatura elevada do corpo o mantém em estado de alerta e impede que o sono atinja seus níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas tenham um sono de má qualidade. Uma noite mal dormida pode provocar dor de cabeça e falta de concentração no dia seguinte. Em longo prazo, a privação do sono pode levar a depressão e obesidade. Infelizmente, 40% dos jovens adultos tem uma duração de sono inferior a sete horas por noite. O ideal é que se tenha, em média, de sete a oito horas de sono por noite”, afirma Dra. Claudia Chang, pós doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Para tornar possível uma noite de sono com qualidade durante o verão, a especialista sugere 9 dicas importantes. Confira:

- Use roupas leves e frescas, e opte pelos lençóis de algodão e linho, ao invés dos sintéticos, pois esquentam menos.

- “Se você transpira muito à noite, prefira os travesseiros mais frescos, como os de látex ou aqueles com manta em gel, que proporcionam maior conforto térmico devido à ventilação entre a parte interna e externa. Também é aconselhável o uso de uma capa impermeável para evitar que o suor e outras secreções migrem para o travesseiro, evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas típicas do verão”, aconselha Claudia Chang.

- Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular.

- Ventilador é uma ótima alternativa para os dias mais quentes. “Aposte nos silenciosos e não o deixe virado direto para o corpo, pois o vento contínuo pode te deixar com frio, fazendo você despertar no meio da noite”, diz Claudia Chang.

- Caso prefira ar-condicionado, lembre- se que ele deve estar com o filtro limpo e em temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como o ar-condicionado resseca o ar, o ideal é colocar uma bacia de água no quarto, para umidificar o ambiente.

- Hidrate-se bem ao longo do dia, mas pegue leve na hora de deitar para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada. “Tomar muita água antes de dormir fará com que seu sono seja interrompido pela necessidade de urinar”, diz Claudia Chang.

- Faça refeições leves à noite. Digerir comidas pesadas neste horário pode atrapalhar o sono. Além disso, acredita-se que noites mal dormidas tenham papel central na predisposição a ganho de peso, podendo prejudicar o emagrecimento.

- Bebidas estimulantes, como chá verde e café, devem ser evitadas no período noturno. “A cafeína tem duração de quatro horas no organismo. Portanto, o ideal é que o último consumo seja por volta das 16 horas”.

- Exercícios físicos e atividades que exigem concentração (ou que podem aumentar o nível de ansiedade) devem ser evitados perto do momento de dormir. “Isso porque a produção de adrenalina e cortisol segue uma tendência contrária ao fluxo noturno do organismo, já que durante a noite, o corpo está se preparando para uma pausa nas atividades, e os exercícios podem criar uma agitação que irá afugentar de vez o seu sono”, finaliza Claudia Chang

Fonte: FGR Assessoria de Comunicação



Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?