Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prática milenar ensina como absorver o poder da energia solar no organismo

Prática milenar ensina como absorver o poder da energia solar no organismo

19/10/2022 5 Estrelas

O sol tem importância vital na Terra, mas sua contribuição vai além do que podemos ver e impacta diretamente na saúde e longevidade.

Prática milenar ensina como absorver o poder da energia solar no organismo

Sua energia é introduzida no corpo através de uma prática que possui mais de 5.000 anos, e está descrita em obras sobre o Taoísmo. A filosofia oriental utiliza o Chi Kung como método para deixar a energia solar fluir pelo corpo.

O livro Lao Tzu Chi Kung, do mestre Kenichi Shioda, revela que o Taoísmo prega que Deus gerou primeiro o Cosmos e, a seguir, o Yin e Yang, as estrelas (vento), o Sol (Yang/fogo) e a Lua (Yin/água). Depois, criou a Terra que, aos poucos, tornou-se um planeta com equilíbrio entre Yin-Yang.

Shioda explica que a natureza é cíclica e o corpo humano age da mesma forma, com energia circulante. Assim, o Chi Kung representa a medicina oriental que pode, e deve, ser aliada da medicina convencional.

O “Método Chi Kung para prevenção da Saúde” utiliza a energia do Cosmos – Yin e Yang – que, quando chegam ao pequeno universo (o corpo), propiciam boa saúde e longevidade. A energia Yin está na Terra, portanto, nos alimentos que provêm dela.

Já a energia Yang é representada pelo Sol e, para recebê-la de forma que atinja a hipófise, na base do cérebro, a técnica para sua introdução deve ser feita ao amanhecer. O taoísmo explica que o sol matinal é jovem e irradia a energia Yang com maior intensidade. A prática é simples, como mostra o livro Lao Tzu Chi Kung:

Técnica de introdução da energia Yang

Um ou dois minutos antes do nascer do sol, prepare-se espiritualmente, agradecendo e reverenciando o Tao. A respiração deve estar tranquila.

1. A língua é tocada suavemente no céu da boca, deixando os olhos entreabertos.

2. Pés afastados na largura dos ombros, virando, ligeiramente, as pontas para dentro.

3. As palmas das mãos são colocadas à frente do rosto, virando-as ao sol. Os cotovelos são dobrados cerca de 30 graus. Assim que o sol nascer, olhe em sua direção, inspirando e mentalizando que a energia Yang entra, por entre os olhos, até atingir a hipófise. Inspire por 8 a 12 segundos e expire por cerca de 5 segundos. Este processo é repetido 5 vezes.

4. A partir da sexta vez, após inspirar até a hipófise, expire e mentalize que a energia desce pelo centro do corpo em direção ao Yīn Qiāo (próximo aos órgãos genitais). Significa que o céu e a terra se uniram. A inalação é mais longa (aproximadamente 12 segundos) e a expiração é mais curta.

5. A partir do Yīn Qiāo, inspire novamente e mentalize que a energia é direcionada para a bola de Tai Chi, localizada atrás do umbigo. Significa que o céu e a terra se uniram no Tai Chi. Da mesma forma, inspirara-se longamente e expira-se em tempo menor. Repita por 12 vezes. é um dos segredos do Taoísmo.

6. Pessoas com dificuldades motoras ou idosos só podem olhar para o sol por cinco minutos, tendo o cuidado de observar os horários recomendados e mantendo os olhos entreabertos.

7. Finalização = coloca-se a palma da mão esquerda no umbigo, sobrepondo a palma direita. Permaneça imóvel por 12 segundos.

Técnicas milenares como essa evitam o surgimento de doenças, pois auxiliam na circulação da energia. Na obra Lao Tzu Chi Kung, o mestre apresenta uma série de exercícios que melhoram a condição física, a circulação sanguínea e promovem a troca energética de maneira simples. Incorporá-las na rotina diária é o segredo de uma vida longa e saudável.

Para mais informações sobre Saúde clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: LC – Agência de Comunicação



O que é a Síndrome da Cabana?

A síndrome da cabana é um fenômeno psicológico onde o indivíduo apresenta dificuldade em reconectar com a vida social e profissional após um longo período de isolamento.

Autor: Alessandra Augusto

O que é a Síndrome da Cabana?

Tentar significa conseguir – um outro ponto de vista

Eu já li alguns artigos que diziam: “Tentar não significa conseguir” e neste artigo eu abordo um outro ponto de vista sobre este assunto: “Tentar significa conseguir”.

Autor: Renata Nascimento


O poder das escolhas positivas

Livrar-se de pensamentos intrusivos, sentimentos pessimistas e crenças negativas é um desafio e tanto para muitos.

Autor: Nuno Paiva

O poder das escolhas positivas

Viramos escravos das redes sociais?

A presença de celulares se tornou certa em momentos marcantes, sejam eles as primeiras palavras de um bebê ou shows de grandes artistas.

Autor: Lucas Franco Freire

Viramos escravos das redes sociais?

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Álcool, Isolamento social e saúde mental conheça os fatores que afetam a saúde cardíaca que vão além do sedentarismo e a má alimentação.

Autor: Divulgação

A solidão pode ser uma bomba relógio para o seu coração

Quaresma: tempo favorável à conversão

Por meio do tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja se prepara para celebrar o mistério do Cristo Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado.

Autor: Padre Wagner Ferreira da Silva

Quaresma: tempo favorável à conversão

Mesmo enfermo, eu sou guerreiro!

Vários cientistas, de todas as partes do mundo, pesquisam exaustivamente a relação entre a fé e a superação de doenças.

Autor: Luzia Santiago


Levar a felicidade para passear

Um modelo de felicidade para mim é levar minha cachorrinha, Bella, para passear. Uma atividade que o resto da família não curte e não reproduz quando eu não posso fazê-lo.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Levar a felicidade para passear

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Autor: Vera Lúcia Reis


Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Inspirado na própria infância, quadrinista Landis Blair publica "A Cabana Noturna", que transforma a hora de dormir em um momento tranquilo, longe de monstros imaginários.

Autor: Divulgação

Uma história de ninar para quem tem medo do escuro

Uma caminhada em direção ao amor-próprio

Beatriz Ribeiro explora as várias facetas da complexa experiência humana em livro.

Autor: Divulgação


5 dicas para lidar com os pesadelos

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para lidar com os pesadelos