Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Primavera, tempo de renovação

Primavera, tempo de renovação

10/09/2020 Padre Luiz Carlos Lima Alves

Como a flor das roseiras nos dias da primavera; como os lírios junto às fontes das águas, como a vegetação do Líbano nos dias do verão (Eclesiástico 50,8).

Primavera, tempo de renovação

Depois de um longo inverno sempre vem a primavera, tempo de renascer dos brotos, da esperança, dos dias claros. A vida renasce e é tempo das surpresas de Deus! Por mais longo que seja o inverno ele só dura uma estação, ele tem início, meio e fim e assim é o ciclo de todos os anos.

Comparando a nossa vida com as estações do ano, às vezes, parece que não vamos sair do inverno, do tempo ruim, das previsões sombrias. Mas toda dor tem seu tempo, todo frio tem sua intensidade e o agasalho ideal para suportá-lo. Tudo, absolutamente tudo que vivemos, pode nos ensinar algo, fazer-nos crescer, criar resistências e defesas e até, no final de tudo, proporcionar realização e felicidade.

Veja a experiência que as águias americanas vivem no inverno para renascer na primavera: as águias mais velhas procuram uma fenda no cume da montanha mais alta, para poder se desfazer de suas penas, de suas garras e até de seu bico. O cume da montanha a mantém livre dos predadores, justamente no tempo onde ela não tem nenhuma defesa, e sem o seu bico e as garras, ela vai viver das reservas de energia que acumulou no verão. Como podemos ver, a natureza não é tão cruel como se pensa. A águia precisa passar por tudo isso para sobreviver mais uns trinta anos e poder perpetuar a espécie com águias mais resistentes, e a nova águia vai surgir na Primavera.

A  natureza foi feita para sofrer mudanças, neste tempo se renovam todas as coisas. Para que surja a primavera, com os dias claros e coloridos pelas flores, foi preciso passar por dias escuros e frios do inverno. Não acontece exatamente o mesmo conosco?
É assim que a Canção Nova vive a expectativa da primavera. A nossa história sempre provou que, nesta estação, é tempo de renovação. O ar sombrio dá lugar ao colorido das flores, os dias mais claros, cheios de vida e de esperança, reacendem em nossos corações as novidades de Deus.

É um tempo de graças, de deixar para trás o que era velho, pois essa é a promessa do Senhor: “Não deveis ficar lembrando as coisas de outrora, nem é preciso ter saudades das coisas do passado. Eis que estou fazendo coisas novas, estão surgindo agora e vós não percebeis? Sim, no deserto eu abro um caminho, rasgo rios na terra seca.” (Isaías 43,18-19). Tem gente que diz: “a minha vida tem somente duas estações: muito quente ou muito frio, minha vida é um deserto”. Mas, esta é a promessa de Deus para você: “o deserto vai florir!”.

Nossa vida é marcada pelo tempo que vivemos que se chama “chronos”, esse que se vive pelo relógio, as estações do ano, dias, meses e pelo “kairós”, que significa tempo da Graça de Deus, para mim e para você. Por isso, abra-se ao novo, às novidades e surpresas de Deus para você. Tempo dos presentes de Deus, das mudanças!

O amor de Deus que pairava sobre o frio do inverno, agora aquece as sementes que brotam da terra e do tronco das plantas nascem as flores vivas e cheias de cor.

Onde estão agora as sombras do inverno? Os dias frios, as noites longas? Tudo termina agora com o colorido das flores. Isso nos prova que tudo passa, até o mais longo inverno tem seu tempo e, depois, o que fica é a fortaleza das raízes que cresceram escondidas.

* Padre Luiz Carlos Lima Alves (Luizinho) é membro da Comunidade Canção Nova. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação