Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

25/01/2021 Claudia Elisa Soares

Você certamente já ouviu a metáfora do copo meio cheio ou meio vazio.

Sem essa de copo meio vazio: pessoas são copo inteiro!

Ou quem sabe aquela sobre os óculos com lentes cor-de-rosa. O que não faltam são figuras ilustrativas para nos ensinar que a forma como decidimos enxergar o mundo faz mesmo diferença em como vivemos, trabalhamos, planejamos e lideramos.

Mas, embora saibamos disso, é comum esquecermos desse princípio quando lidamos com pessoas, o que inclui nós mesmos. Diante de um cenário complexo passamos a enxergar principalmente os limites que temos, assim como as deficiências daqueles que estão perto de nós ou que formam nossa equipe.

Fazemos isso com boas intenções para mapear debilidades, antever riscos e turbulências e nos preparar para o pior cenário. Mas esquecemos que pessoas também são um copo inteiro, com valores preciosos que às vezes passam despercebidos. O problema não está em ser cauteloso. Bons líderes não fazem vista grossa para as ameaças e planejam muito bem. A armadilha é supervalorizar a escassez nas pessoas e menosprezar suas virtudes. 

Virtudes essas que são chamadas de “forças de caráter” na psicologia positiva. Essa corrente de estudo afirma que todos nós temos 24 dessas forças dentro de nós, mas há pelo menos 5 predominantes em cada ser humano. Elas são virtudes ligadas à nossa humanidade, à coragem, à sabedoria, à justiça, à temperança e à transcendentalidade. No VIA Institute on Character é possível fazer um inventário gratuito de suas forças de caráter. 

Mais do que um teste de autoconhecimento, essa ideia de identificar e reforçar suas virtudes pode mudar a forma como você trabalha. Isso porque, ao treinar sua mente para olhar para suas próprias forças, você passa a usá-las de forma eficiente na resolução dos problemas. O mesmo acontece se você lidera pessoas e passa a enxergar seus valores.  As ameaças continuam no contexto ou no ambiente, mas ao saber mais sobre suas forças de caráter, você tem as ferramentas para enfrentá-las. 

É claro que há o perigo clássico da dose, em que o remédio pode se tornar veneno. Uma força de caráter usada de maneira ostensiva e sem equilíbrio pode, por fim, se transformar em uma fraqueza. É o caso do “humor”, que é uma força ligada à transcendentalidade e que pode ser muito eficaz no exercício profissional ou um fiasco se mal executada.

O que vai ser determinante entre um cenário e outro é justamente a forma como você decide enxergar e valorizar suas próprias forças e a dos outros. Na medida em que as pessoas consolidam o conhecimento de suas virtudes, passam a zelar por elas, usando-as como ferramenta e se posicionando de forma eficiente diante dos problemas. Não é enxergar apenas o copo meio cheio, nem a realidade contagiada por uma lente cor-de-rosa. É se permitir questionar o que é limitação e dar espaço para o que é potência.

Para adquirir produtos para Casa, Jardim e Limpeza clique aqui...

Fonte: M.Clair



Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais

Santuário do Pai das Misericórdias: lugar de encontro com Deus e renovação espiritual

O Santuário do Pai das Misericórdias é um importante centro de peregrinação e devoção católica, atraindo fiéis de diversas partes do país e do mundo.

Autor: Pe. João Gualberto


Brasileiros solidários

A Gol em parceria com a Avianca, empresas do grupo Abra, transportou doações em mais um voo humanitário.

Autor: Divulgação

Brasileiros solidários

Solidariedade permanente

Há alguém que dependa única e exclusivamente de si? "Ah, sim, 'eu sou o cara, faço e aconteço, sou uma pessoa independente'".

Autor: Padre Marcio Prado


Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

Equipamentos cedidos pela companhia podem atender até 2.500 mil residências afetadas pelas enchentes no estado.

Autor: Divulgação

Cemig envia equipes, geradores e veículos especiais para RGS

LBV lança campanha de combate à dengue com recado das crianças

O objetivo de promover hábitos saudáveis e eliminar criadouros do mosquito.

Autor: Divulgação


“Dias Perfeitos”: a incrível beleza das coisas simples

Talvez a maior perda de um mundo em que tudo acontece apenas dentro de uma tela é que as pessoas perdem o caminho de seu mundo interno.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

O livro de Tobias: uma história edificante

No século III antes de Cristo um grande número de judeus moravam no Egito, em Alexandria.

Autor: Lino Rampazzo


Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez