Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os perigos da locação pela internet

Os perigos da locação pela internet

05/03/2021 Divulgação

A locação na era digital pode ser preocupante para locadores e locatários.

Os perigos da locação pela internet

No século XXI, temos o mundo a apenas um toque. A comunicação revolucionou o mundo inteiro: as conversas que antes eram tidas somente com pessoas próximas, hoje são trocadas entre pessoas do mundo todo, em qualquer lugar. Nessa era da informação e da comunicação digital, muitos dos afazeres que antes demoravam horas para serem feitos, hoje, através da internet, celulares e computadores, demoram segundos, como ir ao banco, transferir dinheiro, comprar algum produto, vender algum serviço, alugar uma casa…

Ao que se refere a este último item, os sites e aplicativos de busca de imóveis cresceram e continuam crescendo muito. A facilidade de somente digitar na barra de pesquisa alguma casa, apartamento e características desse, ao invés de ter que sair do conforto do seu lar e se locomover até uma imobiliária, atingiu milhares de pessoas. 

Neste viés, é perceptível o aumento do novo modo de procurar e alugar casas, logo o crescimento também fica visível aos problemas gerados pelas facilidades que essa nova era nos fornece, bem como a predisposição a fraudes e contratos mal elaborados. A Dra Sabrina Rui, advogada especialista em direito tributário e imobiliário, explica que “Por não ocorrer, geralmente, o contato físico pessoal, a internet está muito mais suscetível à fraudes. Nos sites de busca de imóveis como o vivareal, airbnb, e entre outros, os locatários não têm um contato direto com o locador, tampouco uma mediação através da imobiliária, o que dificulta a transação entre os interessados. A cautela deve ser maior quando através dessas plataformas for realizado contrato de locação a longo prazo, pois torna-se necessário a checagem da documentação das partes, inclusive fiador do negócio, caso exista.”

"Destaca-se que o intuito aqui não é criticar essas novas plataformas e modalidades de intermediação de negócios, ao revés, haja vista que sem elas muitos negócios que são firmados atualmente não aconteceriam, mas torna-se importante destacar que apesar de utilizá-las faz-se necessário se acautelar com o contrato firmado e a documentação apresentada.”, explana a Dra Sabrina Rui. 

Além disso, a Dra Sabrina, advogada imobiliária ainda alerta: "Aos locadores, exija fiadores e faça bons contratos com auxílio de advogados competentes, para que assim possam ser minimizados possíveis problemas." Lembrando também aos locatários, que sempre solicitem os documentos pessoais dos acordados, para que não ocorram fraudes e que não exista a possibilidade de uma terceira pessoa envolvida usando de má fé. 

Para mais informações sobre Imóveis clique aqui...

Fonte: Toda Comunicação



Aloísio Teixeira Garcia, ex-deputado estadual, morre aos 80 anos

Cultura, política e educação perderam com o falecimento no domingo passado do ex-deputado estadual e ex-membro da Academia Mineira de Letras, Aloísio Teixeira Garcia.

Autor: Divulgação


O que a pandemia nos ensinou que podemos usar no enfrentamento à dengue?

A palavra pandemia sempre nos transporta a lembranças de dias difíceis.

Autor: Jarbas da Silva Motta Junior


Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

A catástrofe do Rio Grande Sul tem comovido o país inteiro.

Autor: Bady Curi Neto

Catástrofe do RS exige união de esforços e não combate a Fake News

O poder sedutor do dinheiro

Dinheiro e Poder, que dupla!

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

O poder sedutor do dinheiro

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

Interessante observar que o casamento, por exemplo, não cai de moda, todas as gerações ainda migram para esse modelo.

Autor: Viviane Gago

Relacionamentos: sabemos realmente o que necessitamos?

O peso dos idosos na balança eleitoral

Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral, referentes a abril de 2024, mostram que o Brasil possui 33,7 milhões de eleitores com mais de 60 anos.

Autor: Wilson Pedroso

O peso dos idosos na balança eleitoral

Contribuintes podem ajudar vítimas no Rio Grande do Sul através do IR

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio, exceto para as cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: Divulgação


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

É estranho que, mesmo com todos os recursos técnicos hoje disponíveis, não se tenha conseguido evitar uma enchente de proporção ainda maior que a de 1941.

Autor: Samuel Hanan

A tragédia se repete e a insensibilidade política permanece

BH Airport suspende temporariamente arrecadação de doações

Mais de 15 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul chegaram nos pontos de coleta do BH Airport nos últimos 5 dias.

Autor: Divulgação


Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

De início, os portugueses passavam aqui para buscar produtos como o pau-brasil, a caminho da Índia, onde estavam as especiarias.

Autor: Víktor Waewell

Após 1500, como os portugueses conquistaram o Brasil?

Saber escutar nos aproxima das pessoas

Desde que desenvolvemos a linguagem, passamos a valorizar os grandes oradores.

Autor: Roberta Perdomo

Saber escutar nos aproxima das pessoas