Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Coronavírus motiva famílias a buscarem imóveis fora das grandes cidades

Coronavírus motiva famílias a buscarem imóveis fora das grandes cidades

25/03/2020 Dr. Carlos Ely Eluf

O cenário atual tem feito com que a população mude drasticamente a sua maneira de viver.

Um fenômeno que está ocorrendo, especialmente entre famílias mais abastadas, é a procura por refúgios em cidades pequenas no interior e no litoral.

O objetivo é óbvio: ficar distante dos grandes centros, onde há maior aglomeração de pessoas.

Para 2020, de acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o segmento de médio e alto padrão deve representar um crescimento de mais de 30% no mercado imobiliário.

Desde o anúncio da pandemia, famílias passaram a procurar imóveis para períodos de, no mínimo, 120 dias em condomínios de luxo fechados, bem como outros existentes no litoral.

A locação ou compra desses imóveis, utilizados em decorrência do temor das cidades com superpopulação, foi uma decisão emergencial para buscar mais tranquilidade nesse período de reclusão obrigatória a que foram submetidas.

De fato, é muito mais lógico permanecer no interior, em sítios, fazendas e condomínios fechados, principalmente para pessoas que estão no grupo de risco.

Com essas providências de saírem das grandes capitais, as famílias procuram obter segurança nesses tempos de inquietação e apreensão, conseguindo fugir, inclusive, de preços abusivos praticados pelos oportunistas nas grandes metrópoles.

Com os colégios investindo maciçamente em aulas virtuais, o distanciamento não será problema, apesar de algumas escolas ainda estarem em processo de ajustes, já que este será o modelo a ser adotado por tempo indeterminado.

É possível que um quadro epidêmico mais grave no Brasil não possa ser evitado. O governo fala em operação de guerra, mas batalhas importantes já foram perdidas.

Dessa forma, a fuga de famílias para regiões mais isoladas parece realmente ser a melhor solução. Sabe-se lá até quando.

* Dr. Carlos Ely Eluf é advogado titular do Eluf Advogados Associados, coordenador e conselheiro de prerrogativas da OAB-SP.

Fonte: Flávia Vargas Ghiurghi



A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação


Licença-maternidade sem carência para as autônomas

Foi uma decisão histórica, e com 25 anos de atraso!

Autor: Nayara Felix


Recorde de queixas contra planos de saúde e a necessidade de mudanças

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunha um aumento alarmante nas queixas de consumidores contra planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


Conflitos condominiais

Tipos de ações judiciais e maneiras eficientes de resolvê-los.

Autor: Divulgação


Se a doença é rara, o tratamento não pode ser

13 milhões de brasileiros convivem hoje com doenças raras, de acordo com o Ministério da Saúde.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli


Crise no setor de saúde e a suspensão de venda de planos da Prevent Sênior

A suspensão de venda de planos de saúde familiares e individuais por uma operadora, como no caso da Prevent Senior, geralmente ocorre sob a égide da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão regulador do setor.

Autor: Natália Soriani


Recuperação extrajudicial do grupo Casas Bahia

Entenda algumas vantagens desse modelo para reestruturação da sociedade.

Autor: João Pedro Gonçalves de Sousa


Trabalhador pode se opor a pagar contribuições assistenciais feita ao sindicato

“A manifestação coletiva, em assembleia, é a forma e o momento mais adequados para se exprimir a vontade dos empregados”.

Autor: Divulgação


Correção de rumos no STF: pejotização é fraude trabalhista

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem recebido nos últimos meses uma quantidade expressiva de reclamações constitucionais para cassar decisões da Justiça do Trabalho relativas a contratos fraudulentos de prestação de serviços.

Autor: Cíntia Fernandes