Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia do Advogado: a profissão em tempos de coronavírus

Dia do Advogado: a profissão em tempos de coronavírus

11/08/2020 Márcia Glomb

Celebrado anualmente em 11 de agosto, o Dia do Advogado em 2020 poderá trazer novas reflexões e ter um significado distinto para muitos profissionais, que, como tantos trabalhadores, precisaram se adaptar à nova realidade.

A prática da advocacia requer estudo, persistência e, principalmente, muita dedicação.

Estar na linha de frente da justiça não é uma tarefa fácil, todavia, é admirável a forma como muitos profissionais têm atuado em momentos difíceis, como agora, durante a pandemia da Covid-19.

No decorrer da história, o papel do advogado mostrou-se fundamental na luta pela construção da sociedade civil e, concomitante, pelos direitos dos cidadãos.

No cenário atual, isso não é diferente: é preciso destacar o árduo trabalho no sentido de adequação às tantas mudanças ocorridas.

Honorários reduzidos; suspensão de prazos processuais, audiências e entregas de carteira da OAB; limitação no contato com clientes e no acesso a documentos essenciais; aumento no número de ações e processos - principalmente na área trabalhista - e discussões sobre a vigência de legislações são alguns exemplos.

A crise causada pelo coronavírus demandou – e ainda demanda – uma remodelação das relações e formatos de trabalho no meio jurídico.

A classe tem mostrado o seu valor para a sociedade em diversas áreas, como no Direito Constitucional, com foco no direito à saúde, à informação e à dignidade humana; no Direito do Consumidor, em relação a cancelamentos de viagens e shows, por exemplo; e no Direito Trabalhista, provavelmente o mais movimentado, devido às novas leis e demissões.

Ninguém sabe exatamente quando a situação voltará à normalidade, no entanto, para a advocacia, e acredito que para muitas outras áreas também, essa situação atípica tem deixado algo bem marcado: a inevitabilidade do “escritório digital”. O que antes era uma alternativa ou um estilo de vida, agora é uma necessidade.

Para finalizar, desejo os parabéns a todos os advogados que, diante dos inúmeros desafios colocados a cada dia, permanecem norteados pelo senso de justiça, direito e cidadania. Seu papel é fundamental na efetivação de direitos em tempos como o de agora.

* Márcia Glomb é advogada especialista em Direito do Trabalho e atua no Glomb & Advogados Associados.

Fonte: Grupo Excom



Compra centralizada de medicamentos para tratamento de câncer

A centralização das compras permite negociar com maior eficácia junto aos fabricantes.

Autor: Natália Soriani


“Pente-fino” do INSS revisará 800 mil benefícios temporários

Advogada explica quem corre risco e como garantir a manutenção dos auxílios.

Autor: Divulgação


O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?

Este tributo é visto como uma medida potencialmente transformadora que pode impulsionar significativamente a saúde pública e a sustentabilidade ambiental no Brasil.

Autor: Divulgação


Home care, os planos de saúde e os direitos do paciente

O conceito de home care é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde, especialmente no Brasil.

Autor: José Santana Junior


Você contribui a mais com INSS?

Ela está lá, presente no contracheque de qualquer trabalhador com carteira assinada e nas cobranças mensais referentes ao funcionamento do MEI.

Autor: Marcelo Maia


Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente a qualquer empresa. Até porque são as decisões deste instante, do hoje, que ajudam a determinar o amanhã.

Autor: Mariella Bins Santana


Aposentado pode permanecer em plano de saúde empresarial

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ex-funcionários aposentados devem assumir a integralidade da mensalidade do plano de saúde, em modalidade de coparticipação.

Autor: Natália Soriani


Desafios e soluções para condomínios com a legalização da maconha

Advogado Dr. Issei Yuki aponta aspectos críticos para a administração condominial.

Autor: Divulgação


Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação