Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rocky Balboa e a definição do regime copyright

Rocky Balboa e a definição do regime copyright

11/12/2020 Nichollas Alem

O famoso boxeador Rocky Balboa, criado e interpretado por Sylvester Stallone, teve sua estreia com o premiado filme de 1976, Rocky, vencedor de três Oscars, inclusive melhor filme.

De lá para cá, o personagem participou de outras sete produções (cinco da franquia e duas da série Creed).

Que Balboa se tornou um dos ícones do cinema pop não é novidade… o que pouca gente sabe é que ele ajudou a definir os critérios de proteção de personagens no regime do copyright.

O filme Rocky IV foi objeto de uma ação judicial que tratou justamente dessa questão: a Anderson v. Stallone, 11 U.S.P.Q.2d 1161 (C.D. Cal. 1989).[1]

Depois de assistir o terceiro filme da franquia, em 1982, Timothy Anderson escreveu um primeiro tratamento de roteiro para “Rocky IV”, esperando que os realizadores pudessem utilizar seu trabalho para a futura produção.

No fim do mesmo ano, Anderson se encontrou com executivos da MGM que, segundo sua narrativa, haviam lhe prometido uma boa remuneração quando o filme fosse realizado. Em meados de 84, soube Stallone havia contado a mesma história em uma coletiva.

O filme acabou sendo lançado em 1985, sem participação de Anderson, que acabou ajuizando uma ação com base em violação de direitos autorais, concorrência desleal, enriquecimento seu causa e quebra de confiança.

O Tribunal acabou considerando que o tratamento escrito por Anderson não era protegido pelas normas de copyright e era substancialmente diferente do roteiro final utilizado por Stallone em Rocky IV.

A decisão se baseou no seguinte raciocínio: (1) os personagens de Rocky recebiam uma proteção autônoma de copyright, independentemente da história no qual estavam inseridos; (2) o tratamento de Anderson se apropriou dessas criações e elaborou uma obra derivada sem autorização; e (3) a obra derivada ilegal não pode receber a tutela do copyright.

Nos EUA, reconhece-se a proteção de um personagem caso este tenha sido suficientemente desenvolvido pelo seu autor – conforme o caso Nichols v. Universal Pictures, 45 F.2d 119 (2d. Cir. 1930).

Em outro precedente, argumentou-se que a tutela do personagem existirá caso este seja importante no desenrolar da história, teoria que ficou conhecida como “Sam Spade Test” – Warner Bros. Pictures, Inc. v. Columbia Broadcasting System, Inc., 216 F.2d 945, 950 (9th Cir. 1954).

No caso de Rocky, considerou-se que os personagens da série não apenas haviam sido bem delineados como eram relevantes para a trama.

Aliás, nessa disputa específica, ressaltou-se que o boxeador em muito se identifica aos próprios maneirismos e aspectos físicos do seu ator-criador.

De acordo com a legislação americana, 17 U.S.C. seção 106(2), cabe ao titular o direito exclusivo de realizar obras derivativas de seu trabalho.

Dessa forma, concluiu-se que o tratamento de Anderson é uma obra derivada não autorizada dos roteiros e personagens criados por Stallone.

Esse trabalho não gozaria de proteção do copyright por ter sido elaborado ilegalmente, violando os direitos do autor originário.

A despeito de se afastar a proteção do trabalho de Anderson, o Tribunal realizou os testes de semelhanças entre o tratamento e o roteiro final de Rocky IV, considerando elementos como as linhas gerais da história, os diálogos, os temas tratados, os planos de sequência, o tom e humor e o próprio desenvolvimento dos personagens, concluindo não haver semelhança a não ser o próprio aproveitamento das criações dos filmes anteriores.

O caso foi encerrado posteriormente com um acordo extrajudicial confidencial. Fato é que a luta nos tribunais ajudou a trazer clareza sobre futuras disputas envolvendo personagens e obras derivadas.

* Nichollas Alem é fundador e presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes, e advogado atuante nas áreas de Direito do Entretenimento e Direito da Inovação Tecnológica.



Legalidade ou ilegalidade: o falso impasse das empresas offshores

Apesar de pouco utilizadas pela maior parte dos indivíduos, as empresas offshores são bastante conhecidas, face à intensa profusão de material acerca delas, seja com conteúdo fictício ou não.


As controvérsias do acesso aos dados de vacinação dos trabalhadores

Ainda existem muitas controvérsias sobre a exigência de vacinação de trabalhadores aqui no Brasil.


Efeitos do plano de demissão voluntária na quitação geral do contrato de trabalho

As relações individuais e coletivas produzem efeitos diferentes nas relações de trabalho e, ao que parece, ainda vão ocupar as discussões jurídicas nas questões envolvendo os direitos atingidos no âmbito de cada uma e a adequação instrumental que permita sua compreensão e redução da litigiosidade.


Está proibida a venda de remédios para emagrecer

O Supremo Tribunal Federal derrubou a lei que autorizava a produção, a venda e o consumo de 4 medicamentos para emagrecer: a sibutramina, a anfepramona, o femproporex e o mazindol.


Por que fazer um planejamento previdenciário

O primeiro argumento para convencer você a fazer um planejamento previdenciário é o tempo.


As vantagens (e os perigos) das contratações temporárias

A chegada do fim do ano, com as festas de Natal e do Réveillon, abre a temporada de contratações temporárias no varejo.


Direitos autorais na pichação e no grafite

Você sabe qual é a diferença entre pichação e grafismo? As pichações são as escritas nas fachadas e nos muros, e muito presente nos anos 80 quando ainda não tinha uma lei específica para a prática.


A restituição do dinheiro aos investidores no caso GAS Consultoria

Recentemente, uma ação conjunta entre Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal denominada Operação KRYPTOS, com ampla cobertura midiática, encerrou as operações da GAS Consultoria, sob acusação dos responsáveis pela empresa supostamente cometerem crimes contra o sistema financeiro nacional.


Stalking: o que você precisa saber

Nas últimas semanas, liderou o Top 10 da Netflix o seriado Você (You), cujo roteiro romantiza a vida de um personagem charmoso e carismático que pratica o denominado “stalking” em pessoas de seu círculo social.


O dilema do reconhecimento da paternidade

O pedido de reconhecimento de paternidade muitas vezes é constrangedor para a mulher e assustador para o homem.


Doença mental adquirida no exercício profissional pode ser considerada acidente de trabalho

Alguns tipos de transtornos mentais podem estar relacionados ao ambiente de trabalho.


Os paradigmas legais da greve dos jogadores do Cruzeiro

Os jogadores do elenco profissional do Cruzeiro anunciaram no dia 13 de outubro que estão em greve por conta do atraso no pagamento dos salários.