Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A escola pública sob administração privada

A escola pública sob administração privada

08/06/2024 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Foi aprovado nesta terça-feira (04/06), o projeto que estabelece a administração das casas de ensino estaduais por empresas privadas, à semelhança do que já ocorre nas com as unidades de saúde, mantidas com o trabalho administrativo das ditas organizações sociais. Pelo texto referendado pelos deputados estaduais e em seguida sancionado pelo governador Ratinho Jr., 204 das 2000 escolas estaduais paranaenses contratarão a administradora, que terá como função gerir o estabelecimento, liberando o diretor e os professores de atividades de manutenção e cuidados com a estrutura, para poderem atuar exclusivamente nas tarefas de ensino, sem outras preocupações.

A novidade é chamada Programa Parceiro da Escola. A organização contratada, mediante concorrência pública, se encarregará da manutenção, segurança, merenda escolar e outras atividades de gestão e será remunerada por isso. Ficara reservada aos diretores e professores a atuação propriamente dita no ensino com o objetivo de dar mais atenção e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos e, inclusive, a satisfação deles próprios e de suas famílias. Os mestres continuarão como servidores do Estado, com todos os direitos e obrigações estabelecidos nos seus concursos de admissão, exceto com as tarefas administrativas, que passarão à parceira.

O sistema foi testado numa escola da rede paranaense, com bons resultados, segundo o governador e, depois de implantado nas 204 hoje escolhidas, deverá se expandir às demais, dentro de um processo de diálogo com a comunidade, especialmente os pais de alunos. Segundo Ratinho Jr., seu governo busca a excelência e tem como modelos a Coréia do Sul, onde os alunos recebem vauchers e com eles pode estudar na escola que escolher, e na Inglaterra, onde também há grande flexibilidade na rede de ensino e isso favorece ao aprendizado.

Como em tudo o que envolve mudança, a aprovação da matéria provocou a invasão da Assembleia Legislativa paranaense e chegaram a ocorrer algumas prisões de manifestantes contrários mais exaltados. O que se espera é que o governo tenha feito estudos suficientes para encontrar o formato adequado às escolas de sua rede e isso leve à melhor qualidade de ensino e, inclusive, nas condições de trabalho dos seus mestres. Quando esses resultados se tornarem conhecidos, é bem provável que o esquema venha a servir para os demais Estados, ou parte deles, também reformarem o seu relacionamento com os servidores da rede escolar e com os próprios alunos.

Apesar dos esforços da grande maioria dos professores, os levantamentos dizem que o rendimento das escolas brasileiras tem sido aquém das necessidades. É preciso iniciativas que possam vencer os obstáculos e fazê-las produzir o melhor que seu corpo docente pode dar e que os alunos sejam os grandes beneficiados. Os pais e familiares do alunado também deve ser motivado a participar do esforço pela melhora na qualidade do ensino, tentando entregar suas crianças à escola com os requisitos de educação familiar suficientes para que, a partir de então, passem a receber a educação formal e dela possam tirar proveito.

Que venham todas as inovações, desde que sejam capazes de otimizar o ensino e, principalmente, melhor preparar as nossas crianças e jovens para os desafios que terão de enfrentar na vida adulta e cidadania. Sem o peso da obrigação de administrar acessórios do estabelecimento, adquirir insumos e resolver questões do cotidiano, o diretor e os professores estarão o tempo todo cuidando do principal que é a educação do aluino, atividade para qual estudaram e foram contratados a executar. O diretor, por exemplo  em vez de administrar goteiras ou vazamentos, encomendar comida da merenda e coisas do gênero, terá tempo para planejar as atividades e acompanhar como suas orientações são executadas pelos professores sob seu comando. Só poderá dar certo...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Para mais informações sobre escola clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X

Quem somos

Fonte: ASPOMIL



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia