Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da Educação Infantil na formação da criança

A importância da Educação Infantil na formação da criança

04/07/2023 Camila Karino

Por muito tempo as escolas de Educação Infantil foram tidas somente como espaços destinados a receber as crianças para passar o dia enquanto suas famílias trabalhavam.

A importância da Educação Infantil na formação da criança

Felizmente esse conceito tem mudado e este primeiro contato com o ensino formal, obrigatório no Brasil apenas a partir dos quatro anos de idade, passou a ser visto com mais atenção.

Temos que comemorar esse importante avanço, já que a Educação Infantil é um marco na vida da criança e os anos iniciais na escola são essenciais para a formação de valiosos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. É neste momento que ela sai do seu núcleo familiar, expande o seu círculo de relacionamento para além do pai, da mãe, dos irmãos e parentes próximos e passa a ter uma nova rotina, em que interage com seus pares, vivencia novas situações, conhece e explora o mundo.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que homologa as diretrizes a serem seguidas pelas escolas de todo o país ao realizar suas atividades durante o período letivo, é neste início da vida escolar que são desenvolvidas habilidades cognitivas, motoras e sociais. Portanto, é uma oportunidade de aprendizado que não pode – e nem deve – ser desperdiçada.

Como a criança depende de apoio e orientação para realizar as diversas tarefas básicas de autocuidado, este primeiro momento do ensino formal entrelaça o cuidar e o educar. E é por meio das experiências de ensino, vivências e ferramentas lúdicas que ela conhece o mundo, adquire diversas habilidades, tem contato com suas potencialidades e amplia aspectos básicos do desenvolvimento de forma organizada e direcionada, sem uma cobrança de aprendizado formal.

Com todos esses campos de experiência, os pequenos ganham inúmeros benefícios ao longo da jornada na Educação Infantil que ajudarão a prepará-los para as próximas fases de suas vidas. Como, por exemplo: contato com a sociedade e seus colegas da mesma idade, desenvolvimento de habilidades motoras essenciais, acompanhamento pedagógico direcionado, identificação de dificuldades e melhor aprendizado a partir das particularidades de cada aluno e preparo para o letramento e a alfabetização.

E é justamente por entendermos a importância desses anos iniciais na educação e formação dos estudantes que nós, da Geekie, acabamos de lançar a Coleção Rios. O novo material didático faz parte do Geekie One e traz uma proposta pedagógica inovadora para a Educação Infantil, visando valorizar essa fase de desenvolvimento, inspirar novas possibilidades de vivências dentro da rotina escolar e trabalhar aprendizagem ativa e significativa. Sempre respeitando a singularidade de cada um, ajudando a criança a conhecer a si e ao mundo ao seu redor e estimulando a imaginação, curiosidade e descoberta.

O nome já diz tudo: assim como as águas fluviais estão sempre em movimento, carregadas de vida e de possibilidades, a proposta do novo material da Coleção Rios é apoiar as escolas e profissionais da educação no direcionamento dos estudantes para que eles possam trilhar seus próprios caminhos rumo ao conhecimento e preparação para o futuro.

Fundada em 2011, a Geekie é uma empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia. Com foco no Ensino Básico, já alcançamos mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactamos cerca de 12 milhões de estudantes.

Eu escolhi estar na educação porque ela nos abre infinitas possibilidades e sigo trabalhando incansavelmente com um time de educadores engajados em contribuir com a transformação que a educação do nosso país tanto precisa. Vamos juntos construir um futuro melhor para nossos estudantes?

* Camila Karino é CEO da Geekie, empresa de educação referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira.

Para mais informações sobre Educação Infantil clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Faces Comunicação



Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida