Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da tecnologia na educação em 2021

A importância da tecnologia na educação em 2021

18/03/2021 Luiz Alexandre Castanha

Embora algumas escolas estejam reabrindo, tudo indica que o modelo não será abandonado em 2021.

A importância da tecnologia na educação em 2021

No início do ano passado, Big Data, Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), entre outras, foram as maiores tendências de tecnologia educacional de 2020. Porém tudo mudou com o início da pandemia.

O ensino a distância se tornou rapidamente a principal tendência a ser colocada em prática, mudando drasticamente a maneira como ensinamos e aprendemos - não importa se é uma escola, universidade ou educação corporativa.

E a tecnologia, mais uma vez, foi a estrela, facilitando que alunos se acostumassem com plataformas digitais e o distanciamento social. Embora algumas escolas estejam reabrindo, tudo indica que o modelo não será abandonado em 2021.

A pesquisa Outlook 2021, divulgada pela HolonIQ - empresa internacional especializada em inteligência de mercado educacional - analisou o potencial das tecnologias avançadas no setor educacional. E as previsões serão revolucionadas com um forte foco na conectividade, versatilidade e aprendizagem centrada no aluno.

Segundo o levantamento, essas tecnologias avançadas (chamadas 'Advanced Techs' em inglês) crescerão 5 vezes até 2025, movimentando mais de US $ 20 bilhões durante o período.

Pensando bem, o investimento ainda é bem pequeno, já que a educação é considerada um dos maiores setores do mundo, alcançando gastos de US $7,3 trilhões por ano até 2025 (a fonte é a mesma pesquisa da HolonIQ, a Outlook 2021).

Muito ainda precisa ser feito, principalmente se tratando de um novo e revolucionário ensino a distância focado nos estudantes, que ainda sentem muita falta justamente da conectividade e versatilidade faladas acima.

Como então os investimentos em tecnologia podem ajudar? Bom, sem medo de parecer clichê, eles são a resposta para o futuro da educação!

A Inteligência Artificial será uma aliada fundamental, já que continua a se inserir mais profundamente nos processos de aprendizagem. Ela é capaz de automatizar atividades básicas na educação, como dar notas.

Além disso, alunos e educadores podem se beneficiar com a IA. Por exemplo, os alunos podem obter ajuda de tutores de IA a qualquer hora, inclusive fora do horário de aula. Inclusive algumas instituições já usam esses sistemas para monitorar o progresso dos alunos e alertar os professores quando pode haver um problema com o desempenho.

Já a Distributed Ledger Technology (DLT) da Blockchain traz muitos benefícios, especialmente no armazenamento de dados. Cada vez que novas informações são inseridas, é adicionado um novo "bloco" ao sistema, que é tecnicamente ilimitado. Simultaneamente, os dados são criptografados e distribuídos em vários computadores do sistema, tornando as transações de dados descentralizadas e transparentes.

Outras tecnologias fundamentais no futuro da educação são as Realidades Aumentada e Virtual (RA e RV). Há uma projeção que sua utilização chegue a US $12,6 bilhões em 2025.

A expectativa é que tanto a RA quanto a RV se tornem cada vez mais integradas aos processos de ensino e aprendizagem. E, embora o treinamento virtual e simulado já esteja se tornando comum no ensino corporativo, também observo o início do um uso em ambientes de educação formal.

Infelizmente a educação ainda está pouco digitalizada, sendo responsável por menos de 4% dos gastos globais em tecnologia. A economia do conhecimento e as habilidades futuras exigem uma transformação digital massiva e, embora acelerada por meio do COVID-19, ainda há muito a ser feito.

Qual será a sua participação na educação do amanhã?

* Luiz Alexandre Castanha é administrador de Empresas com especialização em Gestão de Conhecimento e Storytelling aplicado à Educação.

Para mais informações sobre Inteligência Artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Conecte Comunicação



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?