Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A oportunidade do erro

A oportunidade do erro

08/07/2019 Celso Hartmann

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados.

Estudiosos do assunto afirmam que isso acontece porque, naturalmente, enxergamos o erro como sinônimo de incompetência e acreditamos que pessoas bem sucedidas nunca erram.

De onde vem essa crença? Em que momento de nossas vidas passamos a enxergar as coisas dessa forma? Se voltarmos no tempo e recuperarmos a maneira como as gerações anteriores eram ensinadas, vamos notar que a raiz desse pensamento pode ter brotado dentro das escolas.

Professores costumavam – e alguns ainda insistem nisso - ensinar que existia apenas uma resposta certa para cada questão apresentada.

Quem não conseguisse chegar ao resultado apontado pelo mestre, falhava – e ponto final. Aquele que respondesse da forma esperada, ganhava pontos e a admiração de todos.

Tal constatação nos leva a refletir que, desde cedo, somos programados a não permitir que o erro aconteça, quando, na verdade, o correto seria sinalizar para crianças e jovens que todos têm a permissão de errar – não para transformar o erro em hábito, mas como parte de um processo natural de aprendizado que começa na escola e se estende para a vida.

Entre os desafios diários que líderes enfrentam à frente de uma equipe, organização ou país talvez um dos mais difíceis seja aprender a lidar com os próprios erros.

Quantos gênios e prêmios Nobel erraram antes de acertar? Precisamos aceitar, sem resistências, que cometer erros faz parte da natureza humana. Aprender a enxergá-los de maneira positiva é o primeiro passo para errar cada vez menos.

Vamos agora voltar nossa reflexão para o contexto escolar e as crianças. O processo de desenvolvimento infantil envolve aprender e isso só se concretiza quando a criança tem a oportunidade de experimentar e descobrir.

O que pais e educadores precisam ter em mente é que, de início, é normal e até esperado que ela não acerte e não consiga ter êxito em suas tentativas. E a forma como as primeiras falhas são encaradas é que será determinante para o sucesso futuro.

Tomemos como exemplo a matemática. A resistência em relação à disciplina vem da crença de que é difícil demais e não é qualquer um que consegue ser bem sucedido na resolução das questões e conceitos matemáticos. E como, culturalmente, temos o receio de errar, a reação natural é resistir ou fugir da matéria.

Não por acaso, o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes mostrou que em 2016 o Brasil ocupava a 66ª colocação no ranking que avalia o desempenho dos jovens em matemática - a colocação mais baixa alcançada pelo país nas últimas cinco edições do programa.

Mas, e se os alunos perderem o medo de errar? Podemos, com certeza, melhorar essa realidade. O PED Brasil, um programa desenvolvido na Universidade de Stanford em parceria com o Centro Lemann, propõe novas abordagens para o ensino da disciplina, mostrando o quão produtivo pode ser o aprendizado quando o erro é tratado em sala de aula como algo positivo.

Sim, positivo! Afinal, é possível aprender muito mais com o erro do que com o acerto. Quando erramos, ficamos alerta, tentamos descobrir onde foi que erramos e o que é necessário para acertar na próxima vez.

Portanto, fica aqui um convite para pais e educadores: vamos ajudar nossas crianças e jovens a enxergarem no erro uma oportunidade para fazer sempre mais e melhor?

* Celso Hartmann é diretor-geral do Colégio Positivo.

Fonte: Central Press



Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

Neste sábado, é comemorado o Dia Mundial Do Rock, 13 de Julho

Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

MEC divulga resultado do Fies

Lista de espera será aberta entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

MEC divulga resultado do Fies

O ensino médio para os jovens

Quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o aprendizado em 2018.

O ensino médio para os jovens

Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

Atividades sobre Gestão do Transporte Escolar foram lançadas em julho.

Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano.


A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que - forçosamente - admitir que estamos errados.

A oportunidade do erro

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”.

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Nada muda para os participantes inscritos em 2019

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Brincar e aprender custa caro?

É fundamental levar para as crianças brinquedos que possam direcionar sua aprendizagem com ações simples

Brincar e aprender custa caro?

Por que não ao homeschoolling

O ensino domiciliar não é vantajoso por várias razões.

Por que não ao homeschoolling

Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

De acordo com a Toluna Insights, mais da metade dos alunos de EAD estudam no smartphones ou no tablet.

Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

Mathema lança portal com soluções educacionais e formação on-line para professores

Novidade chega ao mercado para atender à demanda por formação continuada requerida pelos novos currículos e diretrizes da BNCC.