Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A oportunidade do erro

A oportunidade do erro

08/07/2019 Celso Hartmann

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados.

Estudiosos do assunto afirmam que isso acontece porque, naturalmente, enxergamos o erro como sinônimo de incompetência e acreditamos que pessoas bem sucedidas nunca erram.

De onde vem essa crença? Em que momento de nossas vidas passamos a enxergar as coisas dessa forma? Se voltarmos no tempo e recuperarmos a maneira como as gerações anteriores eram ensinadas, vamos notar que a raiz desse pensamento pode ter brotado dentro das escolas.

Professores costumavam – e alguns ainda insistem nisso - ensinar que existia apenas uma resposta certa para cada questão apresentada.

Quem não conseguisse chegar ao resultado apontado pelo mestre, falhava – e ponto final. Aquele que respondesse da forma esperada, ganhava pontos e a admiração de todos.

Tal constatação nos leva a refletir que, desde cedo, somos programados a não permitir que o erro aconteça, quando, na verdade, o correto seria sinalizar para crianças e jovens que todos têm a permissão de errar – não para transformar o erro em hábito, mas como parte de um processo natural de aprendizado que começa na escola e se estende para a vida.

Entre os desafios diários que líderes enfrentam à frente de uma equipe, organização ou país talvez um dos mais difíceis seja aprender a lidar com os próprios erros.

Quantos gênios e prêmios Nobel erraram antes de acertar? Precisamos aceitar, sem resistências, que cometer erros faz parte da natureza humana. Aprender a enxergá-los de maneira positiva é o primeiro passo para errar cada vez menos.

Vamos agora voltar nossa reflexão para o contexto escolar e as crianças. O processo de desenvolvimento infantil envolve aprender e isso só se concretiza quando a criança tem a oportunidade de experimentar e descobrir.

O que pais e educadores precisam ter em mente é que, de início, é normal e até esperado que ela não acerte e não consiga ter êxito em suas tentativas. E a forma como as primeiras falhas são encaradas é que será determinante para o sucesso futuro.

Tomemos como exemplo a matemática. A resistência em relação à disciplina vem da crença de que é difícil demais e não é qualquer um que consegue ser bem sucedido na resolução das questões e conceitos matemáticos. E como, culturalmente, temos o receio de errar, a reação natural é resistir ou fugir da matéria.

Não por acaso, o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes mostrou que em 2016 o Brasil ocupava a 66ª colocação no ranking que avalia o desempenho dos jovens em matemática - a colocação mais baixa alcançada pelo país nas últimas cinco edições do programa.

Mas, e se os alunos perderem o medo de errar? Podemos, com certeza, melhorar essa realidade. O PED Brasil, um programa desenvolvido na Universidade de Stanford em parceria com o Centro Lemann, propõe novas abordagens para o ensino da disciplina, mostrando o quão produtivo pode ser o aprendizado quando o erro é tratado em sala de aula como algo positivo.

Sim, positivo! Afinal, é possível aprender muito mais com o erro do que com o acerto. Quando erramos, ficamos alerta, tentamos descobrir onde foi que erramos e o que é necessário para acertar na próxima vez.

Portanto, fica aqui um convite para pais e educadores: vamos ajudar nossas crianças e jovens a enxergarem no erro uma oportunidade para fazer sempre mais e melhor?

* Celso Hartmann é diretor-geral do Colégio Positivo.

Fonte: Central Press



A relação família e escola em tempos de Covid-19

Esse cenário trouxe questões importantes a serem refletidas por ambas as instituições.

A relação família e escola em tempos de Covid-19

Como o mundo, professores nunca mais serão os mesmos

A profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento.


França oferece mais de 700 oportunidades de estudos para estrangeiros

Há vagas para doutorado, pós-doutorado e estágio de Master.

França oferece mais de 700 oportunidades de estudos para estrangeiros

Prazo de pagamento da inscrição no Enem é prorrogado para o dia 10

Mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas.

Prazo de pagamento da inscrição no Enem é prorrogado para o dia 10

Os desafios do Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado em 2020 terá as datas de aplicação adiadas devido à pandemia.


Sistema Ocemg promove palestra gratuita sobre Cooperativismo em formato EAD

A atividade aberta ao público será realizada no dia 03 de junho

Sistema Ocemg promove palestra gratuita sobre Cooperativismo em formato EAD

Aulas online. Como preparar as crianças?

A pandemia da coronavírus (COVID-19), modificou, sobremaneira, a rotina das pessoas.

Aulas online. Como preparar as crianças?

Infância e telas: o novo normal?

Ainda não sabemos o que será esse "novo normal", expressão que está presente em quase todas as reflexões sobre o mundo pós-pandemia.


Cemig lança treinamento a distância gratuito sobre uso seguro da energia

Curso completo tem 40 horas e ensina a respeito dos cuidados que se deve ter com a eletricidade.


Não percam “Educação e Isolamento Social”

A próxima live será dia 28, às 11 horas com o tema "Como incentivar o contato das crianças com a natureza" 


Valorizamos mesmo a Educação?

Valorizar e fazer valer os discursos em prol da Educação seria, nesse momento, primordial.

Valorizamos mesmo a Educação?

Sisu oferecerá vagas em cursos de ensino a distância

As vagas são oferecidas com base nas notas do Enem.

Sisu oferecerá vagas em cursos de ensino a distância