Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A retomada da aprendizagem e qualidade do ensino nas escolas

A retomada da aprendizagem e qualidade do ensino nas escolas

22/03/2023 Marcos Aurélio Silva Soares

Com a pandemia, fomos obrigados a mudar, drasticamente, a organização do trabalho pedagógico das escolas.

A retomada da aprendizagem e qualidade do ensino nas escolas

As instituições de ensino públicas e privadas, em 2023, estão mantendo a continuidade das atividades presenciais aos estudantes e profissionais da educação. Com a diminuição dos casos de covid-19 e ampliação da cobertura vacinal, as escolas agora podem dar prioridade ao processo de ensino e de aprendizagem, numa tarefa que engloba a superação de defasagem cognitiva e a ampliação da qualidade da educação.  

Neste momento da educação, um fator de extrema relevância nesta retomada da qualidade do ensino é a valorização profissional dos professores, com destaque aqui a garantia do pagamento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, instituído pela Lei n.º 11.738 de 2008, que vai passar de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55, com a aprovação da Portaria n.º 17/2023 (16/01/2023), para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. É também de fundamental importância que o poder público continue exercendo seu papel de controle, buscando disseminar protocolos de saúde que visem à prevenção de doenças infectocontagiosas, em especial, a covid-19 (que por sinal, ainda não terminou).  

Com a pandemia, fomos obrigados a mudar, drasticamente, a organização do trabalho pedagógico das escolas (da forma presencial para a educação a distância) com atendimento à educação básica. Mas, infelizmente, isso ocorreu sem as condições necessárias, metodologias de ensino adequadas, respeito aos tempos escolares e à proposta pedagógica. Contudo, é inegável que a pandemia, iniciada em 2020, promoveu uma grande reflexão sobre o uso das tecnologias na escola e, com certeza, serão necessárias políticas públicas voltadas à aquisição de recursos tecnológicos como: computador, notebook, celular, tablet e internet para inclusão digital, principalmente, nas escolas públicas. 

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2022 (SAEB), a pandemia trouxe grandes desafios, a proporção de estudantes com problemas de língua portuguesa passou de 15,5% em 2019 para 33,8% em 2021. Com certeza, o impacto foi ainda mais significativo para as crianças em fase de alfabetização, pois os relatos dos professores indicam que as crianças estão mais lentas para realizar as tarefas. 

Nos próximos anos, será necessário um acompanhamento específico por parte das coordenações pedagógicas e dos professores, em especial para as turmas dos 4° e 5° anos do ensino fundamental, para que ocorra a retomada do processo de alfabetização, mas, ao mesmo tempo, com efetivo trabalho nos componentes curriculares essenciais ao processo de formação humana dos estudantes. 

São diversos os fatores que necessitam de melhoria, seja na educação pública ou privada, e cada ente da Federação (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) possui uma caminhada com realidade única. A qualidade de ensino não será alcançada apenas com a boa vontade dos professores, com varinha mágica ou com promessas de políticos em campanha eleitoral.  

É muito importante o investimento do poder público, embasado em mapeamento contínuo, produzindo dados qualitativos, que permitam a tomada de decisão voltada à superação das dificuldades nas escolas públicas e particulares - o que com certeza irá colaborar para a qualidade do ensino e a participação da comunidade no dia a dia das escolas. 

* Marcos Aurélio Silva Soares é mestre em Educação e coordenador de cursos de pós-graduação na área de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. 

Para mais informações sobre ensino clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NQM Comunicação



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?