Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Cinco dicas úteis para estudar em casa

14/05/2020 Divulgação

Especialista dá de como aproveitar melhor cursos no formato EaD.

Cinco dicas úteis para estudar em casa

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Educação à Distância, o setor teve um crescimento de 17% antes do país entrar em estado de isolamento social - o que significa que nove milhões de estudantes optaram por experienciar as vantagens e os desafios proporcionados pelo formato EaD. Mas, a partir do surgimento do Covid-19, a iniciativa passou de uma alternativa de ensino para uma responsabilidade social. Diante desse contexto, como encarar essa mudança de hábito com sucesso?

Pensando em auxiliar os estudantes que começaram a estudar à distância, a STAEDTLER - uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha e que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg desde 1835 - reuniu cinco dicas úteis para esse momento. Confira abaixo:

Tenha um lugar fixo
"Muitas pessoas associam o conteúdo de aprendizagem com o local em que foi aprendido", explica Nicola Berger, especialista em técnicas de aprendizagem e gerenciamento de tempo. Então, é importante definir um lugar fixo na hora de desenvolver uma rotina de estudos. Dê preferência a locais mais reservados a fim de gerar um ambiente calmo capaz de manter a concentração.

Reflita sobre a organização
Quem nunca desistiu de começar a estudar um determinado assunto por ter dificuldades em encontrar o livro que atire a primeira pedra. Na prática, organizar os materiais de estudo evita a procrastinação e, consequentemente, aumenta a produtividade. Portanto, crie um espaço exclusivo para os livros, canetas, cadernos e anotações. Ao terminar a sessão de estudo é importante colocar tudo nos mesmos lugares. Outra ótima sugestão de organização é realizar um cronograma de estudos a fim de motivar o cumprimento das metas diárias.

Renda-se as cores
Seja manuscrito ou digital, o conteúdo da aprendizagem deve ser claro e objetivo. Aqui, as cores são grandes aliadas nesse processo porque garantem uma visão ampliada do que está sendo estudado. "Existem opiniões diferentes sobre o efeito das cores. O vermelho, por exemplo, tem um efeito estimulante. Mas, se você associar vermelho à caneta vermelha de um professor, o sucesso do aprendizado também poderá ser inibido. O melhor para todos é decidir por si mesmos quais cores os motivam e atraem a atenção ", revela Nicola.

Enfrente
Nenhuma dica será eficiente a menos que você realmente comece a se dedicar aos estudos. Para facilitar o primeiro passo, Nicola apresenta truques estratégicos: "Eu gosto de aplicar a chamada tática do salame. Ou seja, você divide a quantia de tarefas em fatias pequenas e viáveis, como no salame. Em seguida, basta iniciar com a tarefa que lhe agrada mais’’.

Descanse
Para atingir boas notas, é preciso fugir dos excessos e buscar o equilíbrio. Logo, é fundamental reservar períodos de descanso durante a rotina de estudos. O ideal é realizar pausas de dez minutos a cada 40 minutos de estudos. Essas pausas constantes auxiliam o cérebro a formar conexões neurais e a fixar o que está sendo aprendido. Lembre-se de evitar distrações que resultam em grandes pausas como acessar as redes sociais e assistir televisão. Aqui, fazer um lanche, é uma atividade que apresenta melhor resultado.

Fonte: KR2 Comunicação



Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida