Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como as crianças pequenas aprendem inglês?

Como as crianças pequenas aprendem inglês?

08/10/2019 Nágila Oliveira e Talita Chagas

Por se tratar de um dos idiomas mais falados no mundo, a língua inglesa facilitou de forma considerável a comunicação entre as pessoas.

Como as crianças pequenas aprendem inglês?

Hoje, ter domínio do idioma não é mais um diferencial somente no mercado de trabalho, mas, dependendo do cargo, é um pré-requisito. Mas será que o inglês é importante somente para a carreira profissional?

Existem muitos outros benefícios com o aprendizado de um segundo idioma, entre eles, aumento da capacidade de raciocínio, melhora nos relacionamentos sociais, descoberta de novos talentos, aptidões e o desenvolvimento cognitivo são alguns dos fatores que tornam esse conhecimento tão positivo e satisfatório.

Nesse sentido, com qual idade as pessoas deveriam iniciar os estudos de uma língua estrangeira? Não existe uma idade exata, mas é certo que quanto antes melhor. No que se refere à aprendizagem de um novo idioma, as crianças apresentam diversas vantagens em relação aos adultos. De modo geral, elas não sentem vergonha de se expor, de tentar fazer uso da língua ou de cometer erros, por isso, se arriscam mais. Com isso, têm a possibilidade de aprenderem com as suas próprias falhas, além de apresentarem mais facilidade para articularem novas pronúncias.

Por aprenderem de forma lúdica e dinâmica, muitas vezes as crianças nem percebem que estão estudando inglês. Ao participarem ativamente das aulas por meio de jogos interativos, brincadeiras desafiadoras, diálogos entre colegas, músicas, danças e dramatizações, os alunos são estimulados a serem protagonistas de seu aprendizado. As atividades desenvolvidas levam em consideração a realidade da criança, como a faixa etária, o conhecimento prévio, além da sua rotina e suas relações pessoais. Desse modo, elas vivenciam de forma concreta e utilizam a língua inglesa de forma autêntica, o que garante um aprendizado real e significativo.

Cada criança tem um jeito único de ser, mas o que todas têm em comum é uma extrema capacidade de aprender. Os pequenos reconhecem e diferenciam sons que nós adultos muitas vezes temos dificuldades em reconhecer, e por isso, a inserção de uma segunda língua nessa faixa etária é importante. A crianças são pequenos gênios e quando expomos elas a outras línguas estrangeiras, estamos oferecendo oportunidades de exploração da capacidade natural de ouvir e distinguir os mais variados sons e assim, compreender o que estão ouvindo.

Na Educação Infantil é evidente que o ensino de língua inglesa não visa a aquisição de conhecimentos gramaticais, por exemplo, e nem avaliará o aluno por meio de uma prova escrita e individual, com o foco de se obter uma nota. A meta a ser adquirida nesta fase é ingressar o discente num mundo de descobertas, animando o estudante a se comunicar de maneira mais lúdica no idioma de estudo.

Assim, podemos dizer que é na infância que os alunos começam a brincar com as palavras dando significado próprio a elas por meio da imaginação e da fantasia, por isso o aprendizado de uma nova língua na faixa etária infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

* Nágila Oliveira e Talita Chagas, professoras de Língua Inglesa do Colégio Marista Maringá

Fonte: Pg1



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter