Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia dos Professores: ainda há muito a se conquistar

Dia dos Professores: ainda há muito a se conquistar

13/10/2023 Sandra Franco

O professor é aquela pessoa que ajuda a formar um cidadão, impactando a cada um por toda a sua vida.

Dia dos Professores: ainda há muito a se conquistar

E por ser esse importante mediador da aprendizagem dos estudantes, é fundamental que toda a comunidade escolar – incluindo mantenedores, coordenadores, alunos e familiares – e a sociedade como um todo passem a valorizá-lo cada vez mais. Isso não só no Dia dos Professores, mas ao longo de todo o ano.

A escola é o primeiro ambiente institucional ao qual a criança é integrada. E é nele que o docente está inserido, mediando o conhecimento e impactando esse indivíduo durante toda sua trajetória pela educação básica. E aposto que se você perguntar a qualquer adulto que esteve inserido em uma jornada escolar durante sua infância e adolescência, ele poderá te trazer o nome de algum professor que o marcou de alguma forma.

Claro que qualquer movimento de celebração ou validação da profissão de professor é muito valioso, especialmente porque esta data dá visibilidade a esse profissional tão importante para a nossa formação cognitiva e socioemocional. No entanto, é importante destacar que este também deve ser um dia de luta por uma valorização melhor desse profissional, com mais investimentos em cursos de formação inicial (pedagogia e licenciatura) no nosso país. E na educação pública, a situação é ainda mais complicada, porque faltam boas condições de trabalho para os professores.

E se pensarmos na colocação do Brasil no PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), 52º lugar em 2023, vemos que há muito a ser feito. Para mudar essa realidade, antes de mais nada, é necessário investimento. Muitas vezes, nossos professores não têm sequer o básico para ministrar suas aulas. Além de boas estruturas escolares, é importante que todos tenham acesso a materiais didáticos de qualidade, a cursos de formação continuada e especialização.

Portanto, a celebração do Dia dos Professores nos traz a reflexão de que é importante investir e valorizar o professor e a professora, especialmente no que diz respeito a sua formação. Porque além de ser um trabalho essencial para a nossa sociedade, ele não se resume à jornada na escola. Há todo um processo de planejamento das aulas e correções de atividades e provas e essa dedicação extraclasse fica, muitas vezes, invisível para as escolas e famílias.

E é justamente por entendermos a importância da educação básica e formação dos estudantes e respeitarmos muito a figura do professor que nós, da Geekie, apoiamos os docentes em seu dia a dia de trabalho. Por meio do Geekie One, ajudamos bastante o professor na flexibilização do seu planejamento, permitindo a escolha de um currículo que seja coerente com o processo pedagógico escolar, produzindo conteúdos que tornem o seu fazer pedagógico incrivelmente rico e propiciando que sua rotina seja mais leve.

Também atuamos constantemente com o objetivo de apoiar esses profissionais em suas tarefas diárias de seleção de questões para confecção de listas de atividades, correção automática de exercícios, práticas ativas e rotinas de pensamento que tornam a aprendizagem significativa e mais atrativa para os alunos. Assim, seguimos juntos em nosso propósito de contribuir com a transformação que a educação do nosso país tanto precisa para, dessa forma, construir um futuro melhor aos nossos estudantes e educadores.

* Sandra Castro é Diretora Editorial da Geekie.

Para mais informações sobre professores clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Faces Comunicação



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?