Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Educação Enlatada

Educação Enlatada

06/11/2023 Valéria Brasil

No supermercado, ele não custa mais que R$10, dependendo do modelo escolhido.

Feito normalmente de metal, o abridor de latas é um item tão tradicional quanto antiquado. Há décadas (séculos?), tem o mesmo design, com raras tentativas de inovação ao longo dos anos. Também, pudera: em time que está ganhando não se mexe. Nossas bisavós já contavam com a ajuda desse curioso instrumentos em suas cozinhas e é possível, até, que você tenha aí nas suas gavetas um exemplar que atravessou os anos sendo utilizado pela família, como uma herança simples e bonita de que o tempo passa, mas as boas soluções seguem sendo indispensáveis.

Uma pena que abrir latas de sardinha e milho verde seja muito mais simples que abrir corações e mentes. O mundo seria um lugar melhor se pudéssemos contar com um abridor de latas para trazer às pessoas um pouco da luz que inunda as latas quando utilizamos um abridor. Na prática, iluminar é muito mais difícil, complicado e trabalhoso.

Tenho trabalhado com Educação há 30 anos e, usando meu abridor na cozinha, não consigo deixar de pensar em como estamos sempre correndo o risco, hoje em dia, de oferecer uma espécie de educação enlatada às nossas crianças e adolescentes. Pequenas (enormes) inquietudes que perpassam a mente de educadores em todo o mundo, tenho certeza. Todos os dias, professores e equipes pedagógicas podem estar simplesmente abrindo latas com conteúdos prontos para serem consumidos por essas mentes curiosas que nossos pequenos ainda têm o privilégio de guardar em suas caixas cranianas.

Como podemos fugir desse triste destino? Como podemos subverter a lógica do processo de ensino e aprendizagem sem, contudo, deixar esses estudantes sem os conteúdos tão necessários para que se desenvolvam enquanto seres humanos e profissionais? Não é simples sair dos roteiros pré-estabelecidos e permitir que nossos alunos alcem voos completos em sala de aula, descobrindo fronteiras novas e inexploradas. Mas é necessário. E exemplos como a Escola da Ponte, em Portugal, demonstram que também é possível.

Ensinar fora das muitas latas disponíveis é uma missão, penso eu, enquanto termino de abrir uma lata de leite condensado, que requer paciência, mas também muito conhecimento atualizado. Precisamos beber da fonte das experiências que estão sendo construídas mundo afora, conhecer as possibilidades que se abrem todos os dias à frente de educadores que nem sempre estão próximos de nós, buscar caminhos que nem sempre nos pareceram disponíveis, mas que podemos desbravar junto de nossos colegas e alunos.

As fórmulas, as músicas que ajudam a decorar os conteúdos, o resumo do colega. Nada disso é necessariamente ruim, mas soprar um pouco a poeira dos nossos velhos métodos pode ser libertador tanto para nós mesmos quanto para aqueles a quem pretendemos ensinar. Afinal, o mundo que eles encontrarão do lado de fora da escola pouco tem a ver com o mundo que nós mesmos encontramos quando foi a nossa vez de sair dela. A tecnologia, os desafios profissionais, as relações humanas, tudo é diferente para eles e precisamos prepará-los para esse mundo que, na verdade, é construído dia após dia, e que não temos como saber exatamente como será.

Parar de apenas escolher as latas que já estão na despensa da nossa experiência prévia é o primeiro passo para isso. O que costumava nos alimentar não é, necessariamente, o mesmo que vai sustentar e satisfazer nossos alunos. Cabe a nós, com a ajuda de abridores metafóricos, desenlatar tudo isso antes de entregar a eles o melhor que podemos.

* Valéria Brasil, doutora em Educação, é coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Universidade Positivo (UP).

Para mais informações sobre Educação  clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Central Press



Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos 

Eles integram o Projeto Construindo o Futuro VI, desenvolvido em parceria com a Petrobras.

Instituto Ramacrisna abre inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos 

Livro mostra método científico para a alfabetização eficiente

Segundo dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), 56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas.


Inclusão escolar: quais são os direitos?

Nenhuma instituição de ensino pode negar a inscrição de pessoa com deficiência em razão de sua condição.

Inclusão escolar: quais são os direitos?

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

A escola de Ensino Básico é o espaço privilegiado no qual crianças e jovens conseguem desenvolver habilidades e competências fundamentais para suas vidas.

Ensino Básico é o caminho para melhorar a empregabilidade

Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

A inclusão da economia financeira como matéria escolar é de suma importância para a formação dos estudantes.

Poder transformador da educação financeira no currículo escolar

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

Com 10 episódios em sua primeira temporada, o Pod Aprender Conectado entrevistou especialistas das mais diversas áreas.

Novo podcast mergulha na mundo da educação conectada

O falso dilema da violência nas escolas

O Brasil tem assistido repetidamente a ações violentas em escolas, como a que ocorreu recentemente em Poços de Caldas-MG.

O falso dilema da violência nas escolas

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Especialista em educação e tecnologia aponta ideias para famílias e educadores melhorarem o tempo gasto pelos pequenos no mundo online.

Dicas para incentivar uma vida digital mais positiva para as crianças

Enem: dicas para ir bem na prova

Como nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Enem: dicas para ir bem na prova

Aqui, vários cursos livres e gratuitos em diversas áreas

Com carga horária entre 30 e 80 horas e 100% online.


LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Inscrições gratuitas abertas até 10 de novembro para Associações de Pais e Mestres (APM) em todo o Brasil.

LEGO e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Erros que atrasam a inclusão escolar

A inclusão escolar é uma grande conquista para a educação, pelo reconhecimento e aceitação da diversidade nas escolas.

Erros que atrasam a inclusão escolar