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Fatos sobre a lição de casa em tempos de aula à distância

Fatos sobre a lição de casa em tempos de aula à distância

02/07/2020 Janaína Spolidorio

Orientar de modo equivocado pode causar estragos na aprendizagem.

Fatos sobre a lição de casa em tempos de aula à distância

Ajudar na lição de casa já não era uma tarefa totalmente tranquila para alguns pais e os professores batalhavam para orientar melhor sobre como deve ser esta dinâmica em casa. Agora então, com o isolamento e grande parte do ensino sendo feito remotamente a situação está um pouco pior. Mais dúvidas surgiram.

Alguns conseguem se adaptar, mas há ainda aqueles que são resistentes a entender princípios básicos de quando estudamos em nossos lares, contudo é importante refletir sobre tais fatos. Orientar de modo equivocado pode causar estragos na aprendizagem, portanto é essencial pensar sobre a forma como lida com a questão.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a perceber se está fazendo algo errado e ainda traz justificativas para não fazê-lo.

1. Tudo bem admitir que você não sabe: admitir que não sabe algo é muito melhor do que tentar orientar sem saber. Explique para a criança que não se lembra do conteúdo ou que não aprendeu daquela forma. Ambas as ações são perfeitamente aceitáveis e compreensíveis. O fato de você não saber, inclusive, pode tranquilizar a criança e até mesmo amenizar um possível estresse que a lição pode causar. Uma sugestão interessante, nesta situação, é orientar a criança a anotar a dúvida para perguntar posteriormente ao professor.

2. Estabeleça um limite de tempo: ficar muito tempo em uma mesma lição pode prejudicar a qualidade de atenção e concentração da criança. Uma sugestão básica de tempo seriam 20 minutos na mesma lição, para que o aluno não se disperse. Caso precise de mais tempo, alternativas interessantes são alternar lições diferentes, para retomar a atenção, ou dividir tarefas longas em partes para serem feitas com intervalos.

3. Tudo bem buscar ajuda: se houver dúvida é melhor buscar ajuda do que ficar com a situação sem resolver. Caso seja uma dúvida fácil, os pais podem incentivar a criança a procurar em um livro ou na internet, quando disponível. É bacana estar junto nas primeiras buscas para ver quais dificuldades a criança tem neste tipo de procedimento. Se houver algum conhecido que possa ajudar, vale a pena perguntar também. Caso realmente não consiga resolver, a resposta é buscar a ajuda do professor mesmo.

4. Anote o que foi feito: caso não consiga ajudar a criança, claro que é importante tentar, porém anote como tentaram fazer. Tire fotos da lição que deu errado para mostrar ao professor, assim ele poderá perceber qual é a dúvida de modo mais claro, por exemplo. Você pode orientar o aluno a anotar a página que leu e não encontrou a informação ou o site de busca que usou. Mais importante do que acertar é tentar resolver e registrar esses momentos ajudam o trabalho do professor e melhoram a aprendizagem do aluno.

5. A criança deve fazer a lição com autonomia: muitos pais acabam fazendo a lição pelo filho para que ele “não erre” ou porque acham que está demorando demais ou ainda porque acham difícil para a criança. Nada disso é justificável. Se for priorizar algo da lista, que seja este item. É essencial que a criança crie responsabilidade com a lição e aprenda com ela e se os pais a fizerem esta aprendizagem será perdida. Se os pais notarem dificuldade extrema da criança o ideal é avisar o professor e pedir sua orientação sobre formas de como ajudar a criança em casos assim.

* Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula.

Fonte: EVCOM



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