Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Há vida além do Vestibular

Há vida além do Vestibular

12/02/2020 Ivo Carraro

A lista nominal dos aprovados foi anunciada. Em direção a ela milhares de jovens dirigem-se.

Em cada um, o sonho de encontrar seu nome como aprovado no concurso vestibular, o seu ingresso no curso superior.

Além de levarem seus próprios anseios, levam também as esperanças e os sonhos de seus pais e, talvez, a expectativa da sociedade à qual pertencem.

Sim. Lá está seu nome. O grito da vitória brotado no fundo do seu ser. Vitória essa conquistada com muita dedicação. O abraço forte daqueles que a ele estão ligados.

Descortina-se diante de si a possibilidade de um futuro brilhante. Para ele, o vestibular passou a ser uma página virada na história da sua vida.

Porém, um grande número deles não encontra seu nome na lista dos aprovados. A pergunta fatalmente virá ao seu pensamento: “O que vou fazer agora?”.

Então, ele provavelmente se fechará, tendo em vista que sentirá o “mundo desabando”. Estará só com seus pensamentos de desilusão, de sentimento de injustiça, de indignação.

Entrará, então, em contato com sua subjetividade. É um santuário interior, quando se está só, com a alma desencantada, em que se repele a realidade externa.

Não se trata de solidão, o vazio que invade a vida tirando-lhe o sentido. É apenas a possibilidade de estar só. Dessa dimensão ele sairá no seu devido tempo.

Esse refúgio o fará compreender, também, que o vestibular faz parte da vida como desafio, contingência e experiência individual.

Enfim, desse refúgio dependerá o novo despertar do seu desejo, para que ele torne a buscar a profissão de seus sonhos e retome o caminho do reencontro, que nem sempre acontece na primeira vez.

Então, não ter sido aprovado não se traduz em gravidade severa, pois grave é tudo aquilo que a vida não concede nova oportunidade.

Também não houve fracasso, se fez conscientemente o que lhe cabia fazer, dentro da sua capacidade de alcance e com os recursos físicos e intelectuais de que dispunha. Fez tudo o que podia. Não se pode, pois, ir além do tudo.

Cada aparente insucesso fornece a força necessária para que o passo seguinte seja dado com mais segurança. E como os pais podem preparar o filho para essa adversidade? Estruturá-lo para que trilhe o seu próprio caminho. Prepará-lo para suportar as frustrações.

Alertá-lo de que a realidade externa impõe certas perdas. Essa é uma tarefa individual, como individual é a tomada de consciência (e a nossa também) de que nada se pode fazer para evitar as perdas e as marcas do tempo, tendo em vista que se constituem em fatores inerentes para o contínuo e infindável desenvolvimento humano.

Que aprenda o que o tempo lhe ensinou, já que o passado é ensinamento sobre o qual se deve refletir e não se reproduzir.

Que respeite especialmente o indispensável, como o alimento, o trabalho, o amor, o acreditar em si mesmo, o meio ambiente, a saúde, os amigos, a ação, a família, Deus... enfim, esses valores existentes além do vestibular e que podem ser considerados únicos na vida.

E se, porventura, algum desses valores tenha faltado, que ele tenha buscado no seu interior, na sua capacidade de ficar só, a força, a criatividade, a inspiração e a vontade indomável para encontrar o caminho da saída.

* Ivo Carraro é professor de matemática, psicólogo e autor do livro “Profissões: pais preocupados, filhos inseguros’’, é orientador educacional do Curso Positivo.

Fonte: Central Press



MP dispensa escolas de cumprirem mínimo de 200 dias letivos

Medida que flexibiliza ano letivo também vale para universidades

MP dispensa escolas de cumprirem mínimo de 200 dias letivos

Empresa de tecnologia libera acesso gratuito a treinamentos com certificação

Cursos são voltados para profissionais que já trabalham ou que queiram se especializar em análise de dados e mobilidade.

Empresa de tecnologia libera acesso gratuito a treinamentos com certificação

Aprender assistindo pode ser um método educacional eficaz

Aprender assistindo pode ser um método educacional eficaz.


Escoteiros lançam plataforma online com atividades educativas

A primeira grande ação online convocada através da plataforma ocorreu durante o Festival Digital da Hora do Planeta.

Escoteiros lançam plataforma online com atividades educativas

Educação moral no seio familiar

A relação dos sujeitos com as regras, princípios e valores, elementos constituintes da moral, tem se apresentado como alvo de grandes questionamentos.


10 dicas online gratuitas para turbinar a carreira na quarentena

Para deixar o colaborador com um gás a mais nesse período de isolamento.

10 dicas online gratuitas para turbinar a carreira na quarentena

Oito cursos gratuitos na área da educação para fazer durante a quarentena

Ambiente de formação oferece aulas on-line para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil e técnicos de secretarias de educação.

Oito cursos gratuitos na área da educação para fazer durante a quarentena

Escolas fechadas mudam a rotina e criam desafio para as famílias

É indiscutível que haja participação efetiva da família na vida escolar das crianças.

Escolas fechadas mudam a rotina e criam desafio para as famílias

Como apostar na inovação se educamos gerações apenas para armazenar dados?

Nos últimos anos a temática da inovação ganhou status de esperança para o desenvolvimento de um futuro mais promissor ao país.


ANA antecipa início de cinco novos cursos abertos à população

Cursos gratuitos e a distância abordam temas, como: água e gênero, segurança de barragens e Ciência Política aplicada à gestão de recursos hídricos.


Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa

Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa.

Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa

SENAI-MG libera cursos gratuitos para trabalhadores da indústria e alunos da instituição

Modalidade de Ensino à Distância possibilita melhora do currículo em tempos de isolamento.