Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ninguém chega lá, saindo de lá

Ninguém chega lá, saindo de lá

06/02/2020 Acedriana Vicente Vogel

Nossas crianças e jovens têm se mostrado cada dia menos tolerantes ao que eu chamo de encanto da espera, revelado aos que respeitam o percurso natural das coisas da vida.

Percebido, por exemplo, por meio da beleza e do sabor de uma fruta amadurecida no pé, sem a interferência da mão humana, que não seja para protegê-la de eventuais tempestades.

A natureza a expõe às intempéries, não há como evitar. Há somente como proteger, eventualmente, estando por perto - afinal, nesses momentos a planta desenvolve certa resistência e põe à prova se, de fato, plantio e cultivo foram feitos nas melhores condições.

E, como presente, a colheita em tempo certo permite usufruir do perfume, do sabor, entre outros encantos da espera.

Respeitar o tempo das coisas implica no equilíbrio entre a proatividade ansiosa que elimina os encantos da espera e o simples esperar sentado. Chamo atenção para esse movimento na escola e na família.

Há escolas que afirmam acelerar processos “porque a família exige”. Há algo tão distorcido nesse processo que há empresários impressionados com a quantidade de jovens que ingressam no mundo do trabalho certos de que vão sentar no primeiro dia, na cadeira de Diretor Geral.

Por quê? Porque desde a educação infantil, há meninos e meninas que não estão sendo educados para o respeito ao tempo de espera, para a disciplina que exige resiliência, alteridade e acolhimento.

É difícil assistir de braços cruzados essa pressa desnecessária do ensino básico, no que tange aos aspectos cognitivos, negligenciado aspectos que são de responsabilidade da escola, por necessitar de um trabalho pedagógico, portanto intencional, entre pares, a fim de que a resiliência, a alteridade e o acolhimento, encontrem espaço fecundo, no processo de formação humana.

Talvez seja esse motivo que os gráficos apontam nas pesquisas, de forma contundente, que os profissionais recém egressos das escolas são admitidos pela sua inquestionável qualidade técnica – e demitidos, em sua grande maioria, por sua extrema incapacidade de restabelecer relações sociais.

Aprendemos com os nossos pares a disciplina social da qual tanto necessitamos para conhecer nossos limites e respeitar os limites dos outros. Pois, como o sábio Paulo Freire já apontava, “ninguém chega lá, saindo de lá”.

Necessitamos de paciência histórica. Entender os tempos de cada um, para não atropelá-los, nem desperdiçá-los é uma arte – e a escola é o espaço profissional da harmonização dos tempos.

Talvez seja por isso que recebamos o título de professor: aquele que tem por profissão professar que já é tempo de… e, ainda, pelas relações, permitir viver a alteridade, vendo o outro como outro e não como aquele que queríamos que fosse (no seu tempo). Esse exercício permite, por sua vez, o acolhimento do outro, afugentando a tolerância.

E, por último, ao acolher o outro como outro, eu me construo mais flexível, porém com princípios bem fundamentados e, a isso, damos o nome de resiliência, termo emprestado da física.

Mas, o mais mágico reservado à profissão de quem professa é o de encantador da espera, realizado por meio da dádiva de se estar sempre saindo. Afinal, quando chegarmos lá é porque já acabou o nosso tempo!

* Acedriana Vicente Vogel é diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino.

Fonte: Central Press



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?