Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

20/02/2020 Júlia Roscoe

Consulado Canadense explica como o sistema Express Entry funciona e como você pode melhorar sua pontuação.

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

O Consulado Canadense realizou uma palestra ontem (18) em Belo Horizonte para os interessados em imigrar para o Canadá. O país recebe mais de 250 mil imigrantes por ano e pretende aumentar este número para um milhão nos próximos três anos.

O Canadá ficou em segundo lugar como melhor país para se viver na pesquisa realizada este ano pelo USNews em parceria com a Universidade da Pensilvânia e a Y&R Bav. Apesar de ser o segundo maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá tem apenas 36 milhões de habitantes. Com isso, o governo canadense tem feito esforços para incentivar a imigração.

O sistema Express Entry é uma das formas mais utilizadas para obter o visto de residência canadense. A pessoa pode imigrar pelos estudos ou pelo trabalho. “É uma ferramenta que gerencia os programas de imigração”, explica Edna Matsuka, oficial de vistos do Consulado do Canadá de São Paulo. O Express Entry contempla os seguintes programas de imigração: Canadian Experience Class (CEC), Federal Skilled Trades Program (FSTP), Federal Skilled Worker Program (FSWP) e Provincial Candidates (exceto a Província de Quebec que tem seu próprio sistema, o PEQ).

Por um sistema de pontuação, o Express Entry avalia em qual programa o candidato melhor se enquadra. São avaliados e pontuados os seguintes critérios: idade, família, idiomas (Inglês e/ou Francês, que são as línguas oficiais do país), educação, experiência de trabalho e propostas de trabalho.

São necessários 67 pontos no mínimo para entrar no pool, explica Edna, mas, dentro do pool, os que tiverem a melhor pontuação são chamados para começar o processo de imigração. A pontuação máxima é 1200, mas as últimas chamadas tiveram uma média de 467 pontos mínimos. Por exemplo, na do dia 22 de Janeiro deste ano, quem obteve 471 pôde iniciar a imigração. Já no dia 20 de Agosto de 2019, a pontuação mínima era menor, de 457 pontos. Os resultados saem a cada duas semanas, o perfil do candidato fica ativo durante um ano e pode ser atualizado durante esse tempo e renovado após o prazo expiratório.

Oficial de vistos do consulado em SP, Edna Matsuka.

COMO MELHORAR SUA PONTUAÇÃO

No site do Governo Canadense, há uma ferramenta de teste (https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp) em que o candidato pode simular sua pontuação antes que crie seu perfil no Express Entry. Assim, é possível avaliar onde é necessário aumentar os pontos para ter uma melhor chance, indica Edna Matsuka. A oficial de vistos explicou que os únicos critérios que não podem ser zerados são: proficiência no idioma (Inglês ou Francês) e experiência mínima de um ano de trabalho, seja no Brasil ou no exterior.

É importante ter em mente que a profissão deve ser regulamentada no Canadá, portanto, profissionais das áreas de saúde, direito e engenharia talvez encontrei dificuldade para conseguir a licença profissional. Além disso, o governo classifica as profissões em O, A, B, C e D. Apenas as que estão nos níveis 0, A e B são elegíveis para imigração. Confira a lista aqui: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/find-national-occupation-code.html

Quanto ao critério de idade, recebe o total de 12 pontos aqueles que tiverem de 18 a 35 anos. Até 46 anos a pontuação diminui proporcionalmente e, a partir de 47 ou menor de 18 anos, o candidato não ganha pontos por idade. No entanto, ainda é possível ser elegido para a imigração. Edna sugere que o candidato compense os pontos em outros critérios, como educação, experiência de trabalho ou idioma. Ela também indica que, quem vai imigrar com o parceiro ou a parceira, faça dois perfis para ver quem tem a melhor pontuação.

 “Pesquise, faça uma viagem de prospecção, converse com as pessoas”, aconselha a oficial de vistos para quem está na dúvida sobre como começar seu processo de imigração para o Canadá e quer escolher a melhor província e cidade para morar.

Fonte: Júlia Demolin Roscoe - Jornalista



Professor e os desafios do mundo digital em tempos de pandemia

A pandemia provocada pelo Covid-19 está forçando o planeta inteiro a abraçar o mundo digital abruptamente.


Aprenda a avaliar os desperdícios de energia elétrica no ar condicionado

Você sabia que nos setores comercial e de serviços o consumo do ar condicionado pode atingir até 50% do consumo total de uma edificação?

Aprenda a avaliar os desperdícios de energia elétrica no ar condicionado

Empresa de tecnologia libera acesso gratuito a treinamentos com certificação

Cursos são voltados para profissionais que já trabalham ou que queiram se especializar em análise de dados e mobilidade.

Empresa de tecnologia libera acesso gratuito a treinamentos com certificação

Aprender assistindo pode ser um método educacional eficaz

Aprender assistindo pode ser um método educacional eficaz.


Escoteiros lançam plataforma online com atividades educativas

A primeira grande ação online convocada através da plataforma ocorreu durante o Festival Digital da Hora do Planeta.

Escoteiros lançam plataforma online com atividades educativas

Educação moral no seio familiar

A relação dos sujeitos com as regras, princípios e valores, elementos constituintes da moral, tem se apresentado como alvo de grandes questionamentos.


10 dicas online gratuitas para turbinar a carreira na quarentena

Para deixar o colaborador com um gás a mais nesse período de isolamento.

10 dicas online gratuitas para turbinar a carreira na quarentena

Oito cursos gratuitos na área da educação para fazer durante a quarentena

Ambiente de formação oferece aulas on-line para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil e técnicos de secretarias de educação.

Oito cursos gratuitos na área da educação para fazer durante a quarentena

Escolas fechadas mudam a rotina e criam desafio para as famílias

É indiscutível que haja participação efetiva da família na vida escolar das crianças.

Escolas fechadas mudam a rotina e criam desafio para as famílias

Como apostar na inovação se educamos gerações apenas para armazenar dados?

Nos últimos anos a temática da inovação ganhou status de esperança para o desenvolvimento de um futuro mais promissor ao país.


ANA antecipa início de cinco novos cursos abertos à população

Cursos gratuitos e a distância abordam temas, como: água e gênero, segurança de barragens e Ciência Política aplicada à gestão de recursos hídricos.


Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa

Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa.

Trilha gratuita apoia desenvolvimento pessoal e profissional de quem tem que ficar em casa