Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

20/02/2020 Júlia Roscoe

Consulado Canadense explica como o sistema Express Entry funciona e como você pode melhorar sua pontuação.

Quer mudar para o Canadá? Descubra a melhor maneira

O Consulado Canadense realizou uma palestra ontem (18) em Belo Horizonte para os interessados em imigrar para o Canadá. O país recebe mais de 250 mil imigrantes por ano e pretende aumentar este número para um milhão nos próximos três anos.

O Canadá ficou em segundo lugar como melhor país para se viver na pesquisa realizada este ano pelo USNews em parceria com a Universidade da Pensilvânia e a Y&R Bav. Apesar de ser o segundo maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá tem apenas 36 milhões de habitantes. Com isso, o governo canadense tem feito esforços para incentivar a imigração.

O sistema Express Entry é uma das formas mais utilizadas para obter o visto de residência canadense. A pessoa pode imigrar pelos estudos ou pelo trabalho. “É uma ferramenta que gerencia os programas de imigração”, explica Edna Matsuka, oficial de vistos do Consulado do Canadá de São Paulo. O Express Entry contempla os seguintes programas de imigração: Canadian Experience Class (CEC), Federal Skilled Trades Program (FSTP), Federal Skilled Worker Program (FSWP) e Provincial Candidates (exceto a Província de Quebec que tem seu próprio sistema, o PEQ).

Por um sistema de pontuação, o Express Entry avalia em qual programa o candidato melhor se enquadra. São avaliados e pontuados os seguintes critérios: idade, família, idiomas (Inglês e/ou Francês, que são as línguas oficiais do país), educação, experiência de trabalho e propostas de trabalho.

São necessários 67 pontos no mínimo para entrar no pool, explica Edna, mas, dentro do pool, os que tiverem a melhor pontuação são chamados para começar o processo de imigração. A pontuação máxima é 1200, mas as últimas chamadas tiveram uma média de 467 pontos mínimos. Por exemplo, na do dia 22 de Janeiro deste ano, quem obteve 471 pôde iniciar a imigração. Já no dia 20 de Agosto de 2019, a pontuação mínima era menor, de 457 pontos. Os resultados saem a cada duas semanas, o perfil do candidato fica ativo durante um ano e pode ser atualizado durante esse tempo e renovado após o prazo expiratório.

Oficial de vistos do consulado em SP, Edna Matsuka.

COMO MELHORAR SUA PONTUAÇÃO

No site do Governo Canadense, há uma ferramenta de teste (https://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp) em que o candidato pode simular sua pontuação antes que crie seu perfil no Express Entry. Assim, é possível avaliar onde é necessário aumentar os pontos para ter uma melhor chance, indica Edna Matsuka. A oficial de vistos explicou que os únicos critérios que não podem ser zerados são: proficiência no idioma (Inglês ou Francês) e experiência mínima de um ano de trabalho, seja no Brasil ou no exterior.

É importante ter em mente que a profissão deve ser regulamentada no Canadá, portanto, profissionais das áreas de saúde, direito e engenharia talvez encontrei dificuldade para conseguir a licença profissional. Além disso, o governo classifica as profissões em O, A, B, C e D. Apenas as que estão nos níveis 0, A e B são elegíveis para imigração. Confira a lista aqui: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/find-national-occupation-code.html

Quanto ao critério de idade, recebe o total de 12 pontos aqueles que tiverem de 18 a 35 anos. Até 46 anos a pontuação diminui proporcionalmente e, a partir de 47 ou menor de 18 anos, o candidato não ganha pontos por idade. No entanto, ainda é possível ser elegido para a imigração. Edna sugere que o candidato compense os pontos em outros critérios, como educação, experiência de trabalho ou idioma. Ela também indica que, quem vai imigrar com o parceiro ou a parceira, faça dois perfis para ver quem tem a melhor pontuação.

 “Pesquise, faça uma viagem de prospecção, converse com as pessoas”, aconselha a oficial de vistos para quem está na dúvida sobre como começar seu processo de imigração para o Canadá e quer escolher a melhor província e cidade para morar.

Fonte: Júlia Demolin Roscoe - Jornalista



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?