Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde Mental e emocional em ambiente escolar

Saúde Mental e emocional em ambiente escolar

01/08/2023 Edilene Morikawa

Como identificar escolas que possuem atenção à aprendizagem socioemocional dos estudantes?

A aprendizagem socioemocional nas escolas se tornou uma questão de extrema importância principalmente após os recentes acontecimentos que têm assolado o sistema educacional no Brasil. Episódios de violência, bullying e conflitos têm gerado um alarmante cenário de insegurança e angústia nas escolas. Diante desse contexto, torna-se ainda mais evidente a importância da implementação efetiva da gestão emocional como uma medida preventiva e de enfrentamento dessas situações.

Segundo pesquisa realizada pela Pearson Education sobre a importância da gestão emocional das crianças e adolescentes dentro das escolas, 96% dos pais gostariam que as escolas incluíssem aulas de educação emocional. Apesar deste desejo, a maioria das escolas não oferece este tipo de serviço. Então, como identificar escolas que realmente possuem este olhar e se preocupam com o desenvolvimento emocional de seus alunos?

Uma boa forma de identificá-las é avaliar se possuem um modelo educacional humanizado, com um ambiente acolhedor e que valorize as emoções dos alunos, permitindo que eles se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.

A Open Learning School é um exemplo de escola que possui este cuidado na sua essência, no qual as crianças são estimuladas a perceberem seus sentimentos por meio de conversas com os seus tutores e na gestão do dia a dia com os seus colegas. Da mesma forma, são orientados a identificar os seus sentimentos como raiva, frustração, alegria, medo, felicidade e a saber comunicá-los às pessoas ao seu redor.

A aprendizagem socioemocional só acontece em escolas humanizadas, isso porque o modelo de educação tradicional, que se encontra na maior parte do mundo, contribui para a solidão dos alunos e dos professores.

Segundo meu colega e co-fundador da Open Learning School, José Pacheco, a solidão dos alunos é da mesma natureza da solidão dos professores. “Mais autoconhecimento, mais inteligência emocional só é possível com uma escola humanizada. Isto é, com uma nova educação, uma nova construção social, onde a gestão emocional estará ligada a todo restante. A educação integral é aquela que na relação, no estabelecimento de vínculos, que é impossível acontecer na sala de aula, vai desenvolver não apenas uma educação do domínio cognitivo, mas também sobretudo no domínio emocional, afetivo, estético, ético e até espiritual”.

Mas qual é a diferença de comportamento entre as crianças que frequentam escolas que possuem este olhar em relação às que não possuem? Estudos apontam que crianças que aprendem a lidar com suas emoções desde cedo apresentam maior capacidade de concentração, resiliência e autocontrole. Além disso, desenvolvem habilidades sociais mais positivas, como a empatia e a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica.

Essas habilidades são fundamentais para a formação de um adulto mais equilibrado emocionalmente. Afinal, é na infância e adolescência que se desenvolvem as bases da personalidade e dos comportamentos futuros. Portanto, uma educação que valorize a gestão emocional pode impactar positivamente na vida dos indivíduos, ajudando-os a lidar com situações difíceis e a ter relacionamentos mais saudáveis.

* Edilene Morikawa, diretora pedagógica da Open Learning School.

Para mais informações sobre Saúde Mental clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Stone Comunicação



Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?