Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde Mental e emocional em ambiente escolar

Saúde Mental e emocional em ambiente escolar

01/08/2023 Edilene Morikawa

Como identificar escolas que possuem atenção à aprendizagem socioemocional dos estudantes?

A aprendizagem socioemocional nas escolas se tornou uma questão de extrema importância principalmente após os recentes acontecimentos que têm assolado o sistema educacional no Brasil. Episódios de violência, bullying e conflitos têm gerado um alarmante cenário de insegurança e angústia nas escolas. Diante desse contexto, torna-se ainda mais evidente a importância da implementação efetiva da gestão emocional como uma medida preventiva e de enfrentamento dessas situações.

Segundo pesquisa realizada pela Pearson Education sobre a importância da gestão emocional das crianças e adolescentes dentro das escolas, 96% dos pais gostariam que as escolas incluíssem aulas de educação emocional. Apesar deste desejo, a maioria das escolas não oferece este tipo de serviço. Então, como identificar escolas que realmente possuem este olhar e se preocupam com o desenvolvimento emocional de seus alunos?

Uma boa forma de identificá-las é avaliar se possuem um modelo educacional humanizado, com um ambiente acolhedor e que valorize as emoções dos alunos, permitindo que eles se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e sentimentos.

A Open Learning School é um exemplo de escola que possui este cuidado na sua essência, no qual as crianças são estimuladas a perceberem seus sentimentos por meio de conversas com os seus tutores e na gestão do dia a dia com os seus colegas. Da mesma forma, são orientados a identificar os seus sentimentos como raiva, frustração, alegria, medo, felicidade e a saber comunicá-los às pessoas ao seu redor.

A aprendizagem socioemocional só acontece em escolas humanizadas, isso porque o modelo de educação tradicional, que se encontra na maior parte do mundo, contribui para a solidão dos alunos e dos professores.

Segundo meu colega e co-fundador da Open Learning School, José Pacheco, a solidão dos alunos é da mesma natureza da solidão dos professores. “Mais autoconhecimento, mais inteligência emocional só é possível com uma escola humanizada. Isto é, com uma nova educação, uma nova construção social, onde a gestão emocional estará ligada a todo restante. A educação integral é aquela que na relação, no estabelecimento de vínculos, que é impossível acontecer na sala de aula, vai desenvolver não apenas uma educação do domínio cognitivo, mas também sobretudo no domínio emocional, afetivo, estético, ético e até espiritual”.

Mas qual é a diferença de comportamento entre as crianças que frequentam escolas que possuem este olhar em relação às que não possuem? Estudos apontam que crianças que aprendem a lidar com suas emoções desde cedo apresentam maior capacidade de concentração, resiliência e autocontrole. Além disso, desenvolvem habilidades sociais mais positivas, como a empatia e a capacidade de resolver conflitos de forma pacífica.

Essas habilidades são fundamentais para a formação de um adulto mais equilibrado emocionalmente. Afinal, é na infância e adolescência que se desenvolvem as bases da personalidade e dos comportamentos futuros. Portanto, uma educação que valorize a gestão emocional pode impactar positivamente na vida dos indivíduos, ajudando-os a lidar com situações difíceis e a ter relacionamentos mais saudáveis.

* Edilene Morikawa, diretora pedagógica da Open Learning School.

Para mais informações sobre Saúde Mental clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Stone Comunicação



Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

Feche os olhos por um minuto e tente lembrar de um momento em que foi acolhida na infância ou adolescência.

Autor: Vanessa Nascimento

Acolhimento: um ato revolucionário de amor e empatia

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Os impactos positivos das diversas práticas esportivas são inegáveis, especialmente quando se considera o contexto das instituições educacionais.

Autor: Kelly Soares Rosa

A importância de diversificar as práticas esportivas nas escolas

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida