Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Seis podcasts sobre Educação para estudantes e professores

Seis podcasts sobre Educação para estudantes e professores

02/09/2020 Divulgação

Formato conquistou brasileiros e agora supre demanda da comunidade educacional.

Seis podcasts sobre Educação para estudantes e professores

Embora já esteja disponível no Brasil pelo menos desde 2004, foi em meados de 2018 que o podcast começou a conquistar o brasileiro e 2019 se tornou o “ano do podcast” no país: segundo pesquisa realizada pela plataforma de streaming Deezer, o consumo de podcasts subiu 67% de 2018 para 2019. Essa notável popularização entre os ouvintes despertou o interesse também dos estudantes, que encontram no formato uma maneira prática, fácil e acessível de estudar sobre diversos assuntos.

Além dos estudantes, professores também passaram a encontrar alternativas de podcasts para se manterem atualizados sobre assuntos referentes à Educação e suas áreas específicas. Abaixo, uma lista com alguns podcasts que podem auxiliar estudantes e professores a aproveitar o formato para aprender e se desenvolver:

Atualizando

Em 20 episódios, professores das disciplinas de Humanas do Curso Positivo debatem com convidados temas do momento, com visões divergentes, para manter os alunos atualizados sobre os principais debates do país e do mundo e ajudá-los a fazer suas análises críticas de cada situação. Entre março e julho, os professores discutiram a pandemia do coronavírus, as manifestações de rua contra e a favor do presidente da República, o problema habitacional do país e a situação das favelas, o desmatamento e a crise hídrica, entre outros assuntos, muitos dos quais sugeridos pelos próprios alunos. 

PodAprender

PodAprender é um podcast da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos da rede pública, em mais de 200 municípios brasileiros. Com frequência quinzenal, o programa aborda temas relacionados à Educação e traz sempre  convidados diferentes, com vasta experiência, que inspiram e trazem dicas e reflexões aos colegas professores.

E por falar em Educação

Publicado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o programa tem como objetivo colocar a Educação no centro do debate, apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. Especialistas de diferentes áreas são convidados para os programas além de pessoas com histórias inspiradoras e com poder transformador para a sociedade. 

Naruhodo!

Apresentado pelo leigo curioso, Ken Fujiota, e pelo cientista PhD, Altay de Souza. O Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. O programa traz respostas para perguntas enviadas pelos ouvintes, baseadas em artigos científicos e traduzidas didaticamente pelos apresentadores. Uma boa alternativa para os estudantes.

Presidente da Semana

O Presidente da Semana é um podcast sobre história e foi idealizado pelo jornalista Rodrigo Vizeu. Ele conta a trajetória de todos os presidentes brasileiros e do contexto social e político de cada mandato, desde a época em que foi implementado o presidencialismo no Brasil até os dias de hoje. É uma ótima opção para estudar mais sobre a História do Brasil.

Resumov

O Resumov é um portal criado pela professora Susane Ribeiro, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No podcast, ela dá dicas para estudar, passar no vestibular e tirar uma boa nota no Enem. Além disso, é possível encontrar vídeos e conteúdos para baixar, para auxiliar no estudo e no planejamento dos vestibulandos.

Fonte: Sistema de Ensino Aprende Brasil



Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação

A integração entre crianças no espaço escolar

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças.

Autor: Michelle Norberto

A integração entre crianças no espaço escolar

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

De acordo com levantamento da plataforma de idiomas Preply, expressões básicas como “oi”, “bom dia” e “boa noite” são as mais buscadas pelos brasileiros na tradução para o inglês.

Autor: Divulgação

Como dizer “oi em inglês” tem quase 50 mil buscas mensais no Brasil, segundo pesquisa

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?

É preciso destacar que o Brasil avançou de forma muito significativa nas últimas décadas no que concerne a políticas de acesso.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação especial e inclusiva: para onde avançar?