Um em cada quatro estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto
Um em cada quatro estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto
Segundo estudo, dúvidas relacionadas à gramática, equações elementares, colonização das Américas e as quatro operações fundamentais da matemática são frequentes entre alunos do ensino fundamental II e médio.
A fim de desvendar as principais dificuldades dos estudantes da educação básica, a plataforma de reforço escolar TutorMundi realizou um levantamento com base em 18.477 dúvidas solicitadas por estudantes em sua plataforma, entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022.
A análise aponta que 24,3% dos alunos têm dificuldades com Interpretação de Texto, seguido por Desenvolvimento de Tese (23,6%) e Gramática (19,4%). Ainda segundo a edtech, os estudantes matriculados no ensino fundamental II e ensino médio também apresentam obstáculos com Análise Combinatória e Probabilidade (12,6%), Colonização das Américas (10,8%), Quatro Operações Fundamentais da Matemática (5,2%), entre outros temas.
De acordo com Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi, o levantamento aponta claramente que muitos alunos têm déficits de aprendizagem, principalmente em disciplinas relacionadas à exatas e à língua portuguesa. “Isso acontece porque muitas vezes eles não são estimulados pelo sistema educacional a construir raciocínio lógico e transformar o texto em linguagem numérica”, avalia.
Além dos temas que despertam mais dúvidas, o levantamento da TutorMundi elencou, de modo geral, as disciplinas que geram mais dificuldades aos estudantes. Matemática lidera o ranking com 39,8%, seguido por Língua Portuguesa (18,4%) e Física (12,6%), Química (9,5%), História (6%) e Redação (4,5%). Embora em menor frequência, Biologia (3,5%), Geografia (2,8%), Inglês (1,4%), Espanhol (0,9%) e Filosofia (0,6%) também aparecem na lista.
Fonte: Motim Conteúdo Criativo