Cemig orienta para segurança com a rede elétrica durante folia
Cemig orienta para segurança com a rede elétrica durante folia
Cuidados são fundamentais para evitar acidentes em desfiles e apresentações de blocos.

Os foliões mineiros já esquentam os tamborins para entrar no ritmo da folia, com desfiles e apresentações de blocos e shows pré-carnavalescos, faltando apenas um mês para o início do feriado de Carnaval.
Pensando nisso, a Cemig preparou algumas dicas para que as comemorações aconteçam com segurança em relação à rede elétrica. As orientações dizem respeito a instalação de iluminação, enfeites e alegorias, tráfego de trios elétricos e carros alegóricos e montagem de palcos e palanques.
A distância de 1,5 metro da rede elétrica deve ser respeitada na montagem de palcos, na instalação de iluminação e de adereços e no deslocamento dos trios e carros de som. Essa distância mínima é determinada para evitar o contato com a rede elétrica, que pode acarretar em choques elétricos e curto-circuito.
“A aproximação e o contato dos carros alegóricos e trios elétricos trazem o risco de acidentes fatais. Blocos e escolas de samba precisam de cuidados com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximos à rede elétrica”, explica Demetrio Aguiar, engenheiro eletricista da Cemig.
Principais dicas para uma folia segura:
- Para instalação de enfeites em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica;
- Trios elétricos e escolas de samba precisam de cuidados especiais com montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica;
- Não utilizar os postes da Cemig ou padrões de energia para fixar decorações;
- Não utilize arame ou fio metálico para afixar enfeites;
- Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os desprenda e os projete contra a rede elétrica;
- Não faça ligações irregulares na rede de distribuição de energia. Se necessário, solicite junto a Cemig uma ligação provisória;
- A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional;
- Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou dependurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Cemig por meio do telefone 116.
Fonte: Agência Minas