Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cuidados e riscos envolvendo ar condicionado

Cuidados e riscos envolvendo ar condicionado

06/11/2017 Mário Almeida

É importante respeitar normas do projeto à manutenção para se evitar riscos à saúde ao financeiro.

O processo de climatização de ambientes é uma tarefa que envolve a consideração de diversos fatores importantes que vão muito além investir no equipamento.

Para instalações residenciais, por exemplo, o mercado oferece uma vasta gama de modelos de aparelhos. Os mais comuns são o split, modelo que logo vem à mente quando se fala de ar condicionado, e que é instalado na parede, e o K7, o modelo embutido no forro e que conta com saídas de ar no teto.

Porém, seja qual for o modelo, é importante que o equipamento seja adequadamente dimensionado levando em consideração o local de sua instalação. O correto é que este dimensionamento seja realizado por profissional da área de climatização, consciente de que o foco do cálculo é tornar o ambiente agradável, respeitando o que é normatizado, já que as essas regras existem justamente para garantir segurança e satisfação do cliente.

De um modo geral esses cálculos térmicos devem considerar as especificidades do ambiente, tais como: área, pé direito, paredes e janelas externas expostas a incidência solar, paredes, tetos e pisos divisórias com ambientes não climatizados, presença de equipamentos que dissipem calor para no local climatizado, números de pessoas e a atividade desenvolvida, iluminação interior, infiltrações de ar indesejadas, dentre outros.

Desconsiderar os cálculos térmicos poderá resultar em um superdimensionamento, que acarreta gasto de energia excessivo, e inútil, ou em capacidade inadequada para atender ao ambiente, tornando o ar condicionado inútil. Nas instalações comerciais e industriais, diversos outros fatores devem ser considerados tais como a eficiência energética dos equipamentos, o consumo de energia elétrica, água, ou mesmo de gás natural.

O único jeito de se definir qual o sistema mais adequado é através desse trabalho de projeto, cuidadoso e elaborado, o que torna essencial os serviços de uma empresa projetista. Experiência e conhecimento são fundamentais, tanto para fazer valer o investimento, quanto para garantir detalhes de segurança. Existe uma extensa gama de soluções no mercado, e um leigo pode trazer prejuízo.

No quesito financeiro, o investimento geralmente é proporcional à demanda energética. Cabe, portanto ao empreendedor apresentar ao projetista sua expectativa de desembolso financeiro, de forma que o projeto a ser desenvolvido possa atender, dentre as diversas opções, aquela que, além de atender as normas ABNT vigentes no mercado de ar condicionado, apresente resultados satisfatórios nas contas de energia elétrica, água e gás natural.

Outro importante fator é que nada é mais fundamental e imediato ao ser humano do que o ar que ele respira. Este ar deve atender as exigências do organismo no que diz respeito à sua pureza e limpeza. Um ar fora dos padrões exigidos pelo processo respiratório poderá acarretar diversas doenças, além de dissemina-las, e conforme a condição apresentada conduzir as pessoas à morte.

Aqueles de prezam pelo sua saúde física devem buscar frequentar ambientes saudáveis onde houve a preocupação na execução de instalação de ar condicionado dentro de critérios técnicos que conduzem a qualidade do ar interior. Um ar saudável propicia satisfação respiratória, evita doenças, cansaço, falhas cognitivas e o mais importante de tudo é que preserva, e prolonga a existência saudável dos indivíduos.

Texto: Mário Sérgio de Almeida é presidente do DNPC, Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA.



Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Os três maiores mercados globais em energia limpa diminuíram investimentos em 2019

Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Energia residencial fica mais cara em julho

Bandeira tarifária amarela se deve por julho ser período típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país

Energia residencial fica mais cara em julho

Planejamento da Expansão e Leilões Regulados

Este curso tem por objetivo proporcionar um panorama sobre os desafios do planejamento da expansão do setor elétrico, com enfoque nos leilões de energia do Ambiente de Contratação Regulada e nos leilões de transmissão.


Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

Dubai tem metas audaciosas: gerar 25% de sua energia a partir de fontes limpas até 2030 e 75% até 2050, o equivalente a 42 mil megawatts.

Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Uma das festividades mais populares do Brasil, os “arraiás juninos” tradicionalmente são os que mais deixam as ruas ornamentadas.

Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Oportunidades de negócios no mercado energia

FIEMG realiza workshop gratuito sobre mercado livre de energia. Inscrições abertas.


Redução de gastos na conta de luz pode chegar a 95% com energia solar

O País possui 71.701 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental a 88.741 unidades consumidoras.


A crise energética na Venezuela e as consequências para o Brasil

O estado de Roraima é afetado diretamente pelos sucessivos apagões que afetam a Venezuela, já que grande parte da energia consumida no estado é proveniente do país vizinho.


Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

A estimativa é de que a fonte ultrapasse a marca de 3.000 MW ainda em 2019.

Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Para clientes residenciais, impacto na conta de luz será de 6,93%

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2018 foram registrados 41 acidentes com celulares no Brasil, que resultaram em 23 mortes.

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos

“A biomassa é uma saída muito interessante para a carência energética. Com os resíduos é possível fazer energia própria”.

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos