Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é o ‘Zero Net Energy’?

O que é o ‘Zero Net Energy’?

02/03/2016 João Gabriel Almeida

A disparada das tarifas de energia elétrica tem levado as empresas a procurarem equipamentos mais eficientes.

As lâmpadas LED vem tomando cada dia mais o lugar das antigas lâmpadas incandescentes, halógenas e até mesmo das fluorescentes compactas. E isso não acontece apenas no Brasil. Em todo o globo vem acontecendo uma corrida para as novas tecnologias com foco na redução do consumo e na auto produção de energia.

Dentre as boas iniciativas que estão acontecendo mundo afora gostaria de destacar uma norma publicada pelo estado da Califórnia, nos EUA, conhecida com "Title 24" (ou Título 24).

Além de recomendar o uso de luminárias de LED, ao invés de luminárias convencionais com lâmpadas de LED, essa Norma estabeleceu que até 2020 todas as novas construções residenciais na Califórnia deverão produzir a mesma quantidade de energia que elas consumirem: isso ficou conhecido como “Zero Net Energy”.

E como isso vai acontecer?

O primeiro passo é trabalhar pelo lado da redução da demanda, através da obrigação do uso de equipamentos cada vez mais eficientes.

O segundo passo é que desde já, todas as novas residências deverão estar aptas a receber algum tipo de sistema de produção de energia limpa, como por exemplo, os painéis fotovoltaicos. E com isso a residência poderá vender energia para a rede quando houver uma disponibilidade e consumir da rede apenas quando for necessário. Veja infográfico ao acima.

Ou seja, a quantidade de energia provida pelas fontes renováveis existentes na residência deverá ser igual ou superior à quantidade de energia que essa edificação consumir!

Como o custo de instalação de painéis fotovoltaicos ainda não é economicamente viável, atualmente as novas residências devem apenas prever um local para instalação desses painéis e do respectivo controle ("renewable energy ready").

Mas quando o custo dos painéis baratear, lá por volta de 2020, essas mesmas casas já estão prontinhas para receber os painéis, gerar sua própria energia e zerar a “conta de luz”.

Muito bacana, não é mesmo?

E você, já se inscreveu em nosso canal do You Tube? Veja nossos cursos, nossas dicas de iluminação, nossos vídeos em: https://www.youtube.com/channel/UCqPjW8aStOc0Zn2qwxm_Usw e não deixe de se inscrever.

* João Gabriel Almeida é engenheiro e diretor da Ceilux



Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Os três maiores mercados globais em energia limpa diminuíram investimentos em 2019

Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Energia residencial fica mais cara em julho

Bandeira tarifária amarela se deve por julho ser período típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país

Energia residencial fica mais cara em julho

Planejamento da Expansão e Leilões Regulados

Este curso tem por objetivo proporcionar um panorama sobre os desafios do planejamento da expansão do setor elétrico, com enfoque nos leilões de energia do Ambiente de Contratação Regulada e nos leilões de transmissão.


Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

Dubai tem metas audaciosas: gerar 25% de sua energia a partir de fontes limpas até 2030 e 75% até 2050, o equivalente a 42 mil megawatts.

Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Uma das festividades mais populares do Brasil, os “arraiás juninos” tradicionalmente são os que mais deixam as ruas ornamentadas.

Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Oportunidades de negócios no mercado energia

FIEMG realiza workshop gratuito sobre mercado livre de energia. Inscrições abertas.


Redução de gastos na conta de luz pode chegar a 95% com energia solar

O País possui 71.701 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental a 88.741 unidades consumidoras.


A crise energética na Venezuela e as consequências para o Brasil

O estado de Roraima é afetado diretamente pelos sucessivos apagões que afetam a Venezuela, já que grande parte da energia consumida no estado é proveniente do país vizinho.


Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

A estimativa é de que a fonte ultrapasse a marca de 3.000 MW ainda em 2019.

Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Para clientes residenciais, impacto na conta de luz será de 6,93%

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2018 foram registrados 41 acidentes com celulares no Brasil, que resultaram em 23 mortes.

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos

“A biomassa é uma saída muito interessante para a carência energética. Com os resíduos é possível fazer energia própria”.

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos