Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Microfranquias são oportunidades para crescimento do país

Microfranquias são oportunidades para crescimento do país

02/09/2021 Renato Ticoulat

Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing?

Microfranquias são oportunidades para crescimento do país

A pobreza ainda é um problema grave em muitas partes do mundo e a fórmula até então usada no combate a ela, sobretudo na América Latina através de políticas de redistribuição forçada de renda, já demonstra que não é a melhor solução, como indicam estudos recentes do Banco Mundial. No momento que o Brasil discute que caminho tomar para retomar o crescimento, é importante ressaltar que não existem milagres nem atalhos, apenas o reequilíbrio das contas públicas com a consequente recuperação dos investimentos privados e a ampliação da competitividade nacional, que são capazes de gerar as melhores condições para uma legítima redistribuição de renda. Sendo assim, o empreendedorismo é um dos fatores-chave para o desenvolvimento econômico e se torna uma das ferramentas mais viáveis para tirar as pessoas da pobreza.

Entretanto, esbarramos na questão cultural, já que não fomos criados para ser empresários, mas sim assalariados. Quantas vezes, na escola, se estudou sobre finanças, administração ou marketing? A falta de conteúdo nesse sentido dificulta a formação de crianças e jovens com habilidades empreendedoras e uma visão de planejamento de longo prazo, uma característica fundamental para o mundo do negócios. Uma das saídas para enfrentar este problema é o modelo empresarial do franchising, que tem entre suas opções a microfranquia, um formato que requer baixo investimento e conta com a possibilidade de financiamento para a sua aquisição pela classe média emergente.

Trata-se de franquias de até R$ 105 mil, incluídos o capital para a instalação, taxa de franquia e capital de giro, como definidos pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. De maneira geral, estas microfranquias estão situadas no segmento de serviços e muitas vezes não necessitam de ponto comercial, nas quais o próprio franqueado é o principal operador, requerendo poucos ou mesmo nenhum funcionário. A importância desse modelo se justifica pelo crescimento do poder aquisitivo das classes de menor renda, já que o investimento inicial médio, segundo a ABF, varia entre R$ 44 mil e R$ 54 mil e em um levantamento realizado em 2018 revelou que 29% destas unidades demandam em média de 12 a 18 meses para obter o retorno sobre o investimento.

De acordo ainda com dados da entidade, em 2012 havia 368 redes de franquias no formato micro e, em 2020, este número atingiu 562, o que representa um aumento de 52% em oito anos. Destes, um total de 63% operam apenas neste formato de baixo investimentoo. Esses números não são apenas representativos, mas ilustram como é possível promover o desenvolvimento econômico através de modelos comerciais que podem ser replicados por pessoas na base da pirâmide socioeconômica, desencadeando oportunidades para aqueles que não têm habilidades empresariais fundamentais a alcançar autossuficiência econômica através da disponibilidade de negócios bem sucedidos.

Com a atual crise no Brasil e uma legião de pessoas desempregadas, mais de 14 milhões, há um potencial enorme para que o encontro entre as partes promova de fato um avanço social. O franchising, com sua solidez e segurança em oferecer processos de gestão já certificados e consolidados, é então a opção mais atraente para se tornar empreendedor, haja visto as vantagens ligadas à redução de risco que apresenta. E nos últimos anos, com o advento das microfranquias, que são mais acessíveis e tem um prazo de retorno menor, é uma escolha ainda mais segura para buscarmos o desenvolvimento econômico e avançarmos nos índices sociais, minimizando ou até zerando a problemática da pobreza que assola o Brasil e outros países mundo afora.

* Renato Ticoulat Neto é um dos pioneiros no franchising de serviços de limpeza, onde atua há 30 anos.

Para mais informações sobre Empreendedorismo clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Markable Comunicação



O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

Além de ficar por dentro das tendências do mercado de franquias, as empresas têm que estar dispostas a melhorar sua performance.

Autor: Divulgação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Redes de diferentes segmentos têm opções com investimento inicial a partir de R$75 mil.

Autor: Divulgação

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Representação Comercial ou Franchising?

Qual é o melhor caminho para expandir um negócio: optar pelo sistema de franquias ou adotar a representação comercial?

Autor: Lucien Newton

Representação Comercial ou Franchising?

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

O setor de franquias tem evoluído de forma significativa, graças ao avanço da tecnologia e da transformação digital.

Autor: Lucien Newton

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Com o avanço do franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados.

Autor: Lucien Newton

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Como abrir uma franquia de Pilates

Empresário fala sobre lucro, vantagens e desafios enfrentados por franqueados.

Autor: Roberto Perfeito

Como abrir uma franquia de Pilates

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

Descubra o que é o franchising e como ele vem sendo uma mudança de rota na vida de empreendedores.

Autor: Gislene Camacho e Lucas Atanázio Vetorasso

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Vencendo as dificuldades ela conquistou seu espaço com um brechó infantil.

Autor: Mariane da Silva Souza

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Empreender é tomar decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o negócio ande.

Autor: Eduardo Santinoni 

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Turismo e alimentação lideram entre os segmentos com as maiores altas de receita.

Autor: Henri Navesuh

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Cheirin Bão atinge a marca de 308 unidades na região e quer fechar o ano com 354 franquias no Sudeste.

Autor: Henri Navesuh

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar

Portal Solar apresenta modelo de franquia home-based para atuação na venda e instalação de painéis fotovoltaicos para casas e empresas.

Autor: Henri Navesuh

Feira do empreendedorismo terá microfranquias de energia solar