Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

04/05/2022 Emília de Castro

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.

Conciliar vida profissional com a maternidade é um desafio diário. Algumas dicas que podem auxiliar bastante no dia a dia é criar uma rede de apoio, criar uma rotina, se divertir e se possível ter flexibilidade de horários.

Como a maior parte do tempo muitas mulheres estão no trabalho, em casa é importante priorizar muito a qualidade do tempo com os filhos. Acredito também que crianças precisam de pais felizes e realizados para se sentirem mais seguras.

Pesquisas recentes apontam que das mães que trabalham fora, 69% deixam seus filhos com outras pessoas, 19% com os pais e 12% em uma escola ou creche. Já entre os pais que trabalham fora, 58% deixam os filhos com as mães, 36% com outras pessoas e 6% em uma escola ou creche.

Para muitas mães, a razão principal para trabalhar fora e, quase sempre, em horário integral, é a necessidade financeira. Algumas, logo após terem os filhos retornam ao trabalho por gostarem ou precisarem estar atualizadas na carreira.

Não há resposta fácil ou correta para a questão de decidir voltar ou não ao trabalho. Vale dizer que a decisão pode ser tomada com base em cada circunstância particular. As necessidades familiares e segurança financeira são as verdadeiras considerações.

A administração de tempo é outra aliada na hora de conciliar maternidade e trabalho. No instante que você consegue conduzir os compromissos, é visível a diferença na sua vida, ou seja, a sensação de bem-estar e a possibilidade de ir em busca da realização é infinitamente viável.

Ainda é comum encontrar mulheres que adiam ter filho porque acham que ser mãe pode interferir na vida profissional. Em um cenário no qual tudo muda a todo instante, a ideia de passar 6 ou 7 meses longe do trabalho, no período de licença-maternidade, pode assustar muitas mulheres.

O que se percebe é que as relações entre profissão e vida particular vêm se modernizando e quebrando alguns paradigmas referentes a ser mãe e estar no mercado de trabalho. Particularmente, sempre acreditei que o sucesso da mulher é em decorrência de um trabalho bem-feito executado com paixão. Em um mercado onde tudo é muito parecido, é importante inovar e estar sempre pronta para mudanças.

Nós mulheres não precisamos nos sentir culpadas por não nos dedicarmos integralmente à maternidade. Um estudo realizado em parceria pela Universidade de Harvard, a Kingston University e a Worcester Polytechinc, que procurou verificar as relações entre maternidade e mercado de trabalho, constatou que filhos que crescem com mães que trabalham fora tendem a ser mais responsáveis e felizes.

* Emília de Castro é administradora e gestora financeira no mercado de capitais, sócia-fundadora da Aspen Investimentos.

Para mais informações sobre vida profissional e maternidade clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Maio Amarelo alerta população sobre impactos dos acidentes de trânsito

Trabalho conjunto das Forças de Segurança, ação terá programação durante todo o mês.

Maio Amarelo alerta população sobre impactos dos acidentes de trânsito

Percentuais de endividados e inadimplentes são os maiores em 12 anos

Índice de endividados chegou a 77,7% em abril. O cartão de crédito é o principal motivo das dívidas.

Percentuais de endividados e inadimplentes são os maiores em 12 anos

A esperança é o combustível da vida

A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.

A esperança é o combustível da vida

Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Dados divulgados pela ANBC demonstram contingente da população mineira que se beneficiou da primeira consulta de crédito após a implantação do Cadastro Positivo com adesão automática.

Cadastro Positivo insere mais de 464 mil mineiros no mercado de crédito

Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Atualmente, os pets fazem parte da vida de mais de 80 milhões de lares brasileiros.

Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Como fazer em caso de PIX em conta errada?

No caso das pessoas que fez o pagamento, a alternativa é buscar a sua agência bancária para resolver a situação.

Como fazer em caso de PIX em conta errada?

Salário atrasado: o que pode acontecer?

De acordo com advogado trabalhista, se a situação ultrapassar um mês, o trabalhador poderá pedir a rescisão indireta na justiça.

Salário atrasado: o que pode acontecer?