Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a Amazon consegue ter tanta rapidez na entrega?

Como a Amazon consegue ter tanta rapidez na entrega?

23/02/2021 Dra. Alessandra de Paula

Temos, em nossa memória, muitas perguntas a que normalmente nos referimos como “a pergunta que não quer calar”.

Como a Amazon consegue ter tanta rapidez na entrega?

E aí nos lembramos de uma, veiculada já há algum tempo, que às vezes é repetida em alguma situação informal, nas conversas com familiares ou mesmo parceiros de negócios, quando se busca a resposta para uma situação que, aparentemente é inexplicável: “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”

Esse questionamento foi o motor que alavancou as vendas do produto, na década de 1980 e, na atualidade, considerando as demandas de clientes e lojistas, uma outra questão, aparentemente sem resposta, tem sido posta, desta vez no campo da logística – Por que a Amazon consegue fazer entregas tão rápidas?

Essa questão é apenas aparentemente sem resposta, uma vez que, numa análise mais detalhada, envolvendo o conhecimento dessa empresa e de seu posicionamento no mercado, pode-se chegar a algumas conclusões.

Para entender bem o processo que facilita à Amazon ter maior agilidade em suas entregas – característica essa que faz parte das campanhas de marketing dessa empresa, tanto para alavancar as vendas como para captar clientes – é necessário entender que, no Brasil, a questão da agilidade e rapidez nas entregas ainda é um problema a ser resolvido pelas empresas de e-commerce. 

Quem atua na área de logística ou em qualquer outro setor de vendas, principalmente no varejo, sabe que o foco de qualquer empresa deve ser a geração de valor para o consumidor final e, para que isso seja alcançado, os serviços devem ter qualidade que supere as expectativas até mesmo do consumidor mais exigente.

Como um dos grandes pontos de estrangulamento nas vendas do varejo situa-se no processo de entrega, é para esse ponto que devem convergir todos os esforços da equipe de logística, pois um serviço de entregas de alta qualidade e bastante eficiente quanto ao cumprimento dos prazos e integridade das encomendas entregues é essencial para a fidelização dos clientes.

Mas como a Amazon pode fazer a entrega acontecer com o máximo de rapidez e eficiência?

Por meio da criação de centros logísticos que concentram o recebimento e armazenamento dos produtos de seus parceiros no Marketplace. Dessa forma, o gerenciamento do processo de distribuição fica centralizado e possibilita maior agilidade.

O fato da mercadoria já estar disponível no centro de logística da Amazon confere maior agilidade à entrega, pois elimina-se o tempo que seria dispendido entre a retirada desse produto no depósito do parceiro e a chegada aos depósitos da Amazon para a redistribuição.

O posicionamento dos centros de distribuição da Amazon em localidades estratégicas, que oferecem diferentes modais de transporte, o que reduz a distância entre o depósito e a casa do consumidor, também contribui para a redução no prazo de entrega.

Essa forma de distribuição e entrega foi definida pela empresa pelo seu programa FBA (Fulfilment By Amazon), que poderíamos traduzir por “cumprido pela Amazon” ou “satisfação garantida pela Amazon”.

Esse programa foi bastante aceito pelos parceiros brasileiros, conforme relato de Alex Szapiro, country manager da Amazon no Brasil, o qual aponta que os parceiros de negócio da empresa relatam que esse programa os ajuda a economizar em várias frentes, como em tempo, dinheiro e envolvimento de funcionários no setor de empacotamento e remessa dos produtos. Esses mesmos empresários, afirma Szapiro, apontam que ao não se preocuparem com as questões descritas acima, podem se dedicar a outros aspectos de interesse da empresa, como expansão dos negócios, redução de custos e pesquisas para ampliar a diversificação de produtos a serem oferecidos. Com isso, conseguem aproveitar melhor a parceria com a amazona, aumentando o fluxo de vendas.

Essa forma de analisar a questão, sob o ponto de vista dos empresários parceiros, se constitui numa filosofia de vendas a ser adotada. O impacto dessa filosofia de vendas se reflete, consequentemente, na possibilidade de seleção de uma ampla gama de produtos, o que ainda oportuniza o oferecimento de frete grátis aos clientes em compras acima de determinado valor e o frete zero para os clientes adeptos do selo Prime, que é um serviço de assinaturas que, entre outras benesses oferece, aos clientes, streaming de vídeo e música, livros, games.

Some-se a todas essas condições que já distinguem a Amazon entre os concorrentes, a existência de convênios de exclusividade com algumas transportadoras, que já têm rotas pré-definidas e calculadas.

É possível entender, então, como a Amazon consegue fazer entregas tão rápidas?

* Dra. Alessandra de Paula é coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação




Transformação digital e gestão de dados: caminho sem volta para sobrevivência empresarial

O cenário atípico provocado pela pandemia da Covid-19 trouxe grandes desafios para as empresas em todo mundo e a transformação digital foi a principal.

Transformação digital e gestão de dados: caminho sem volta para sobrevivência empresarial

Abertura de pequenos negócios recua 24% em Minas Gerais

Retração no número de novos negócios no estado já chega a 2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Abertura de pequenos negócios recua 24% em Minas Gerais

Avaliação econômico-financeira é essencial para os negócios de produtores e agroindústrias

Valuation é a principal métrica utilizada por investidores para analisar o valor de um negócio sendo a mais completa e adequada, pois estima a capacidade futura da empresa/fazenda de gerar lucros.

Avaliação econômico-financeira é essencial para os negócios de produtores e agroindústrias

O que o surf me ensinou sobre um ambiente de trabalho de uma fintech

Já faz mais de um ano que o mundo todo virou de cabeça para baixo em função da pandemia do novo coronavírus.

O que o surf me ensinou sobre um ambiente de trabalho de uma fintech

Safra de grãos será recorde com 273,8 milhões de toneladas, diz Conab

Soja e milho respondem pela grande maioria da produção anual.

Safra de grãos será recorde com 273,8 milhões de toneladas, diz Conab

Vendas na semana de Páscoa crescem 1,9%, diz Serasa Experian

Já no fim de semana da Páscoa, de 2 a 4 deste mês, houve queda de 9,5%.

Vendas na semana de Páscoa crescem 1,9%, diz Serasa Experian

App de compras em grupo chega em BH com descontos de até 70%

Aplicativo Facily permite que usuários da cidade comprem desde itens da cesta básica até hortifruti fresco, com economia.

App de compras em grupo chega em BH com descontos de até 70%

Open Banking: quão próximos estamos dessa realidade no Brasil

Como o novo modelo de negócios pode impactar diretamente bancos e consumidores - inclusive juridicamente.

Open Banking: quão próximos estamos dessa realidade no Brasil

A Empresa do Futuro – a importância do engajamento

Não existe uma fórmula que funcione para todas as empresas.

A Empresa do Futuro – a importância do engajamento

Governo de Minas disponibiliza tributação especial para e-commerce

Destrava Minas: sistema desburocratiza o processo e reduz de 100 dias para uma hora o acesso ao benefício fiscal.

Governo de Minas disponibiliza tributação especial para e-commerce

Varejo do futuro: a revolução do comércio inteligente

Você já se deu conta de que, um dia, as lojas com gôndolas e prateleiras foram sinal de uma revolução?

Varejo do futuro: a revolução do comércio inteligente

Brasil abre mais de 401 mil vagas de emprego formal em fevereiro, mostra Caged

No acumulado dos dois primeiros meses de 2021, o saldo do Caged é positivo em 659.780 vagas.

Brasil abre mais de 401 mil vagas de emprego formal em fevereiro, mostra Caged