Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gamificação: o futuro do marketplace

Gamificação: o futuro do marketplace

08/12/2022 Samir Iásbeck

Ao contrário do que muitos imaginam, os jogos possuem funções que vão muito além de apenas entreter, relaxar e distrair nos momentos de lazer.

Gamificação: o futuro do marketplace

Nos últimos anos, o entendimento de que eles também podem ser aplicados pelo RH em processos seletivos e treinamentos; pelos professores nos estudos e momentos de aulas, e para motivar, integrar e engajar os colaboradores foi ampliado, e já podemos ver instituições dos mais variados segmentos utilizando-os em diversos momentos e com objetivos diferentes.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Amsterdam em parceria com o Instituto Karolinska, houve um crescimento de aproximadamente 2,5 pontos no QI de crianças que tinham a prática de jogar videogames, o que mostra como eles são capazes de aumentar a inteligência.

Por conta dos resultados positivos observados no mercado, um número cada vez maior de empresas tem buscado trazer para dentro de casa os jogos e as estratégias de gamificação, que consistem na aplicação de elementos, lógicas e mecânicas de jogos em diversas atividades, principalmente com foco em qualificar, educar e treinar seus colaboradores.

Porém, existe um outro mercado que tem muito a ganhar com a adoção da ludificação e dos games: o varejo. Com as recentes transformações no comportamento de consumo, foi necessário se atentar e acompanhar as inovações para buscar compreender como e quais delas podem agregar aos negócios e promover uma entrega de mais qualidade para os clientes, além de alavancar as vendas.

Dessa forma, os marketplaces passaram a investir em gamificação com o objetivo de atingir e fidelizar os consumidores -- ainda mais em datas importantes para o varejo como a Black Friday e o Natal. Marcas como a Shopee, plataforma de comércio eletrônico asiática, e a Shein, varejista chinesa focada no mercado de fast fashion, já atuam nesse sentido e contam com diversos mini games em seus aplicativos que caíram no gosto dos usuários. Ao darem prêmios, como cupons e descontos nas compras e fretes, eles incentivam os consumidores a se envolver mais intensamente com a marca e adquirir produtos com mais frequência.

E esse movimento tem dado muito certo para elas. De acordo com relatório da Goldman Sachs produzido por meio de informações coletadas pela consultoria Sensor Tower, o app da Shein foi o mais baixado do segmento de moda em 2021, com 23,8 milhões de downloads. Já a Shopee multiplicou notoriamente o capital da sua instituição de pagamento no país, que foi de R$ 4 milhões para R$ 44 milhões.

Esse sucesso chamou a atenção do varejo brasileiro, que precisa retomar o interesse do público no setor e já está se movimentando para adotar estratégias do tipo. Tudo isso coloca a gamificação como uma das principais tendências para os marketplaces nos próximos anos, e quem não se atentar a isso vai ficar para trás nessa corrida maluca.

* Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.

Para mais informações sobre marketplace clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG