Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Previsões e tendências de mercado para 2024

Previsões e tendências de mercado para 2024

10/01/2024 João Caetano

A realidade aumentada está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas.

Previsões e tendências de mercado para 2024

O mundo está em constante evolução e, à medida que avançamos em direção a 2024, é importante estar atento às mudanças que estão moldando o futuro, especialmente quando as tendências podem interferir no estilo de vida da população e, consequentemente, no mercado de consumo.

No início de cada ano, gosto de preparar uma série de previsões. E, após acertar todas aquelas que sugeri em 2023, identifiquei cinco novas tendências de mercado que, provavelmente, terão um impacto significativo em 2024.

1. Varejo híbrido: lojas sem funcionários

O varejo está passando por uma transformação radical, impulsionada pela automação e pela integração do mundo físico com o digital. Em 2023, vimos o surgimento de lojas, como redes de lavanderia automáticas e mercados autônomos, sem funcionários. Em 2024, essa tendência pode se expandir para as lojas convencionais, que estão incorporando recursos para estender seus horários de funcionamento e manter as portas abertas em dias de menor fluxo. A recente revogação do trabalho aos domingos, embora tenha sido implementada com a intenção de proteger os direitos dos trabalhadores, pode acelerar ainda mais essa tendência, resultando em um efeito contrário ao esperado pelo governo.

2. Realidade aumentada: óculos de realidade virtual no dia a dia

A realidade aumentada está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas. Assim como os smartwatches, que foram dos preços caros aos acessíveis, os óculos de realidade aumentada terão uma curva de adoção acelerada, podendo gerar, até 2030, receitas globais de US$ 50 bilhões, segundo a Global Data. Imagine assistir a um show ao vivo na sala de estar, ter um chef famoso na sua cozinha ou explorar mercados e shoppings em busca de promoções, sem sair de casa? Sem contar que os aplicativos de paquera ganharão um aliado poderoso, já que as pessoas poderão se conhecer, com segurança e conveniência, antes mesmo de se encontrarem pessoalmente.

3. Baby boom: o estouro da demanda reprimida por filhos

Os últimos anos foram marcados por uma série de desafios, desde a pandemia até a guerra e a inflação. Esses eventos tumultuados resultaram em muitos divórcios e no adiamento dos planos de ter filhos para muitos casais. No entanto, à medida que a inflação diminui e a perspectiva de guerra se afasta, há uma percepção de que estamos entrando em um “novo normal”. Como resultado, muitos casais podem decidir que não faz sentido continuar adiando seus sonhos, o que levará a um aumento significativo na taxa de natalidade. Essa tendência já está em curso e só deve se acentuar nos próximos meses, com implicações profundas para a sociedade e o mercado de 2024.

4. Terror no interior: o desafio do trabalho remoto e da inteligência artificial

A pandemia impulsionou o que costumamos chamar de “despertar das cidades dormitório”, momento em que muitos profissionais buscam uma vida tranquila em cidades menores, graças à possibilidade de trabalhar remotamente. No entanto, com a exigência de retorno aos escritórios, muitas pessoas precisaram repensar suas escolhas e considerar o retorno às grandes cidades, onde estão as melhores oportunidades de emprego.

Já em relação aos profissionais da classe criativa, que sempre foram livres para escolher onde morar, o problema é outro: agora, o conforto de sua carreira foi assombrado pela ameaça da inteligência artificial, colocando em cheque a incerteza sobre o futuro do trabalho e a necessidade de inovação.

5. Imóveis sem banheiro: a revolução dos espaços de moradia

Nos últimos anos, vimos uma tendência de imóveis cada vez menores, impulsionada pela urbanização e pela necessidade de encontrar soluções criativas para a falta de espaço. Agora, prevemos a chegada de uma nova tendência: imóveis sem banheiro privativo. Embora possa parecer estranho à primeira vista, essa já é uma realidade em cidades como Paris, Nova York e Tóquio. Com a necessidade de manter sua residência no interior e esticar sua presença nas grandes cidades, sem sacrificar a renda, profissionais estão abertos a formatos mais leves de moradia, como co-livings e hubs dormitórios, onde o banheiro é compartilhado.

* João Caetano, profissional de geomarketing e CEO da Mapfr.

Para mais informações sobre tendências de mercado clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Mention



Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

“A simplificação do sistema tributário pode resultar em um catalisador para a criação de empregos, impulsionando a economia do país”, diz especialista.

Autor: Divulgação

Reforma tributária: os desafios para impulsionar o crescimento econômico

Empresário, você precisa sair do operacional

As estatísticas não são animadoras.

Autor: Paulo de Vilhena

Empresário, você precisa sair do operacional

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

Embora elas possam enfrentar restrições orçamentárias, estão disponíveis soluções tecnológicas acessíveis e eficazes.

Autor: Denis Furtado

Por que as PMEs são as mais vulneráveis à cibersegurança?

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais.

Autor: Gustavo Alonge

A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Cobrar um cliente, nem sempre, é uma tarefa fácil.

Autor: Leonardo Coelho

IA na cobrança: seis dicas para implementar com assertividade

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho.

Autor: Divulgação

Estratégias de desenvolvimento interno de equipes de alta performance

A estratégia de folha de pagamento na prática

Se os funcionários são o coração pulsante de uma organização, então a folha de pagamento é, de muitas maneiras, o sangue que a percorre.

Autor: Jeff Phipps

A estratégia de folha de pagamento na prática

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG

O termo ESG surgiu há alguns anos e já tem se tornado prioridade no mundo dos negócios por estar embasado nas práticas ambientais, sociais e de administração de uma empresa.

Autor: Priscilla Helena Afonso Ejzenbaum

União da Contabilidade e Marketing voltados para o ESG