Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

21/02/2024 Divulgação

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Formada por 203 milhões de pessoas, a população brasileira conta com 25 milhões de consumidores de livros, dos quais 69% adquiriram até cinco obras em 2023. Os dados são da pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, realizada pela Nielsen BookData e encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Entre os dias 23 e 31 de outubro do ano passado, foram ouvidas 16 mil pessoas com idade a partir dos 18 anos para identificar o perfil e hábitos dos compradores de livros no país.

Dos entrevistados, 8% afirmaram ter adquirido 16 ou mais livros, 16% compraram ao menos uma obra até dezembro de 2023, e 74% têm a intenção de fazer novas aquisições ainda no primeiro trimestre deste ano. Segundo a especialista em marketing literário, Lilian Cardoso, as inúmeras possibilidades de consumo e formato — físico, e-book e audiolivro — contribuem para o crescimento no número de leitores no país. Destacam-se os grandes marketplaces, que oferecem comodidade, preços promocionais e opções como assinaturas mensais (obras impressas e digitais).

A diretora do Grupo LC também aponta a produção de conteúdo literário, especialmente no Instagram e no TikTok, como fator decisivo para o cenário editorial. “Os influenciadores digitais e os próprios escritores são fundamentais para o aumento do consumo literário”, afirma. Neste contexto, a jornalista ressalta a importância de construir uma boa audiência nas redes sociais, mesmo antes da publicação. “Abra o livro, publique as histórias, traga por meio dos seus textos, vídeos e áudios o que deseja compartilhar com o mundo”, orienta. Alguns exemplos de autores influentes nas mídias sociais são os best-sellers Isabela Freitas (série de autoajuda “Não se Apega, Não”), Itamar Vieira Junior (“Torto Arado”), Nathalia Arcuri (canal do Youtube e livro de finanças “Me Poupe”) e Carla Madeira (“Tudo é Rio”).

Lilian, que publicou em 2023 o best-seller “O Livro Secreto do Escritor”, um guia completo para escrever, publicar e divulgar seu livro, é conhecida pelos eventos on-line que realiza, conteúdos e cursos para a formação de escritores. Este mês, ela irá realizar o “Projeto Escritor 2024”: serão três aulas gratuitas no canal no YouTube em que irá orientar quem pretende escrever um livro e quer saber por onde começar; autores que já têm a obra publicada, mas não sabem como divulgá-la; aqueles que buscam uma boa editora para publicar seu título; quem procura por especialistas para ajudarem na escrita e publicação; e os profissionais que desejam aprender sobre o funcionamento do mercado e o caminho para se tornarem best-seller.

O “Projeto Escritor”, que ocorre desde 2021 e é um dos preferidos entre os alunos, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, às 20 horas. A edição deste ano é comemorativa aos 14 anos da LC Agência de Comunicação e terá novidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

SERVIÇO  
O que: Projeto Escritor 2024
Quando: 26, 27 e 28 de fevereiro 
Horário: 20 horas  
Onde: YouTube   
Valor: gratuito
Inscrição: https://vempra.lc/evento

Para mais informações sobre livros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Autor: Divulgação


Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?