Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

Neuroescravização: seu celular está te deixando doente

12/03/2024 Divulgação

“Ninguém é produtivo o tempo inteiro, ninguém é feliz o tempo inteiro, mas é possível ser mais feliz e produtivo. E isso sem acabar com a saúde mental.”

Estas provocações são do psicólogo Lucas Freire, especialista em bem-estar há 20 anos é referência no Brasil na Ciência do Play, campo multidisciplinar que estuda o termo da língua inglesa com muitos significados.

Nesta área de conhecimento, a palavra, que pode ser traduzida como “brincar”, “jogar”, “atuar”, “agir”, “estar na vida”, é entendida como sinônimo de comportamentos e ações que proporcionam bem-estar, satisfação e felicidade, os chamados Momentos Play.

Ao unir essa ciência com as reflexões da Psicologia Positiva e da Filosofia da Felicidade, Freire desenvolveu o Playfulness, conjunto de práticas que atua como resposta para as incertezas, contradições e ambiguidades da hipermodernidade, que desencadearam uma onda de adoecimento psicológico dentro e fora do mundo corporativo.

Uma vida baseada no Playfulness, segundo o especialista, está relacionada com a habilidade de aprender a regular emoções, ampliar as habilidades sociais e redescobrir a satisfação com o trabalho e as atividades do dia a dia. Dessa maneira, é possível conquistar ganhos em produtividade na vida pessoal e profissional, sem comprometer a saúde emocional.

O psicólogo destaca que a imposição de manter a alta performance no trabalho e nas relações interpessoais desencadeou uma epidemia de adoecimento mental e, consequentemente, físico. Burnout, estresse, depressão e ansiedade são diagnósticos cada vez mais comuns. Por conta da competição sem fim, muitas pessoas acham difícil encarar a rotina como algo que traz felicidade.

“Essas doenças são efeitos colaterais de uma tensão emocional, provocada pela falta de autonomia e por cobranças excessivas, inclusive a cobrança pela felicidade”, destaca o especialista. “Como caminho, devemos buscar a tensão criativa, que é uma motivação, um impulso e a energia necessários para nos levar a um novo patamar”, completa.

Como estratégia de enfrentamento do sofrimento, o Playfulness está ancorado em quatro pilares: Tensão Criativa, quando o conflito se torna positivo e passa a nos mover; Resiliência Estóica, capacidade de enfrentamento e de exercitar o controle sobre o que pode ser transformado; Flow, experiências ótimas que nos dão força de resistência em nome do movimento e da criação; e Ludicidade, quando a vida ganha mais alegria e não perde a leveza.

De acordo com Lucas Freire, o Playfulness é alcançado quando se vive a plenitude do Play com o entendimento que as adversidades também ensinam. Esta prática permite que cada pessoa passe a produzir com sentido e propósito, e possa ressignificar as angústias como um degrau para o próprio desenvolvimento.

Ficha técnica

Livro: Playfulness! Trilhas para uma vida resiliente e criativa
Autor: Lucas Freire
ISBN-10: 6556950440
ISBN-13:‎ 978-6556950440
Formato:16 x 1.3 x 23 cm
Páginas: 224
Preço: R$ 89,00
Link de venda: Amazon

Para mais informações sobre celular clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Com a IA, o que sobrará da literatura?

Quem publicou na Amazon recentemente deve ter notado o campo para marcar se usou Inteligência Artificial.

Autor: Víktor Waewell

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Seus pensamentos não te deixam dormir?

Analista de Perfil Comportamental traça o mapa de uma jornada introspectiva para quem deseja superar o comodismo, adaptar-se às mudanças e moldar afirmações em ações.

Autor: Divulgação


Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

"Projeto Escritor 2024" mostra como conquistá-los.

Autor: Divulgação

Brasil tem 25 milhões de consumidores de livros

Como (re)começar quando um grande amor vai embora?

É isso que o leitor vai descobrir em "Doce como você", novo livro da best-seller Kate Canterbary, cuja protagonista é abandonada pelo noivo horas antes do casamento.

Autor: Divulgação


Mitos e símbolos traduzem a experiência humana

João Paulo Martins interpreta e detalha mandalas, yantras e o simbolismo dos animais em civilizações diversas a partir do Oriente.

Autor: Divulgação


Por que algumas pessoas são mais criativas do que outras?

Em "Pensamento Criativo" Michael Michalko, especialista no tema e oficial do exército norte-americano, explica como desenvolver ideias inovadoras e evitar padrões de pensamento lineares.

Autor: Divulgação


Ressurreição na prática: como atingir a maturidade espiritual?

Em obra inédita, o teólogo Eugene H. Peterson convida fiéis a reavivar o chamado à formação cristã.

Autor: Divulgação


Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

'Bom Dia Brasil' dá nome ao novo trabalho do grupo gaúcho que mistura o subgênero do rap, uk drill, com sonoridades da bossa nova e do samba.

Autor: Divulgação

Síganus lança single e clipe com participação de Cristal nas plataformas de “streaming”

42 dias para encontrar um propósito de vida

Best-seller com mais de 80 milhões de exemplares vendidos, "Uma Vida com Propósitos", de Rick Warren, desvenda os princípios fundamentais para uma existência cristã significativa.

Autor: Divulgação


Mudanças na infância: existe uma fórmula para adaptação?

Para o autor britânico Karl Newson, a resposta pode ser encontrada com ajuda da imaginação.

Autor: Divulgação


5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

A leitura antes de dormir pode ser uma ótima maneira de relaxar e preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Autor: Dra. Márcia Assis

5 dicas para escolher a leitura adequada antes de dormir

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?

Há 25 anos, ao criar a Sociedade de Pessoas Felizes nos Estados Unidos, muitos pensavam que eu defendia a ideia de felicidade constante.

Autor: Pamela Gail Johnson

Como gerenciar os ‘Exterminadores de Felicidade’?