Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Transtorno alimentar? Há esperança!

Transtorno alimentar? Há esperança!

29/08/2016 Valerie Minard

França assumiu a liderança quanto aos esforços para vencer os transtornos alimentares.

Transtorno alimentar? Há esperança!

Promover imagens de corpos saudáveis entre mulheres jovens, ao aprovar a que é conhecida como a “lei da modelo magra”. A lei exige um atestado médico, informando se a modelo está magra demais para a sua idade, seu peso corporal ou constituição física, e a lei também penaliza sites na Internet que sejam pró-anorexia. Anúncios que tenham sido retocados para tornar uma modelo mais magra ou mais gorda devem conter uma nota a esse respeito.

Nos Estados Unidos, 69% das meninas do ensino fundamental dizem que as fotos em revistas influenciam sua concepção sobre o formato ideal de corpo. Esse pode ser um fator pelo qual 20 milhões de mulheres e 10 milhões de homens sofrem de algum transtorno alimentar. Como na França, essas estatísticas mostram como a cultura e a mídia influenciam a autoimagem de uma pessoa, com a mensagem sutil de que ela não é suficientemente atraente.

Alguns especialistas recomendam cuidados médicos, aconselhamento nutricional ou a participação em um grupo de apoio. Mas na maioria desses programas o índice de abandono é elevado.
Outros constataram que uma abordagem espiritual pode trazer a cura completa e permanente.

Foi isso que aconteceu com uma jovem que chamaremos de Jane (ela pediu para permanecer anônima). Durante os anos da faculdade, Jane engordou 9 quilos e ficou preocupada com seu peso. Sem controlar sua alimentação, continuou a ganhar peso. Começou a vomitar a comida a fim de não engordar, mas se sentia mal demais para sair da cama e começou a faltar às aulas.

Finalmente, começou a participar de um grupo de apoio. “O grupo era bem-intencionado...”, disse Jane. [Mas] “o monitor disse que provavelmente nunca estaríamos totalmente livres do problema. Essa foi uma ideia muito desanimadora; eu não podia me imaginar escravizada a essa dificuldade para resto da vida”.

Na adolescência, Jane havia frequentado a Escola Dominical da Ciência Cristã. Portanto, depois de se formar na faculdade, decidiu procurar um profissional da Ciência Cristã. Eles conversaram sobre como ela era a filha muito amada de Deus ? totalmente controlada e governada pela inteligência divina. Como filha de Deus, seu direito inato era expressar o governo ordenado de Deus.

No fim de semana seguinte, sozinha e assustada, Jane foi tentada a comer demais e vomitar. Em vez disso, ligou para aquele profissional que lhe assegurou que ela era controlada por Deus. Eles oraram juntos. Quando ela desligou, a tentação de comer exageradamente e vomitar em seguida desapareceu. Jane ficou completamente curada. Dentro de um mês, seu peso voltou ao normal e o problema não retornou.

Se você estiver lutando com um transtorno alimentar, não se desespere. Uma abordagem espiritual pode lhe dar domínio. Como filho ou filha de Deus, faz parte de sua herança o poder de se rebelar contra hábitos autodestrutivos. A teóloga e escritora cristã Mary Baker Eddy dá este conselho encorajador: “Eleva-te na força do Espírito para resistir a tudo o que é dessemelhante do bem. Deus fez o homem capaz disso, e nada pode invalidar a capacidade e o poder divinamente outorgados ao homem”.

* Valerie Minard escreve sobre a conexão entre a consciência, a espiritualidade e a saúde. Ela é Comitê de Publicação da Ciência Cristã, em Nova Jérsei, EUA.



Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

A concorrência no mundo dos negócios é diariamente uma arena onde a racionalidade e a tomada de decisões estratégicas são imperativas para o sucesso.

Autor: Divulgação

Como as emoções afetam o ambiente de trabalho?

Segredo para casamentos duradouros

Com os anos de relacionamento, não é incomum que todo aquele encanto, a alegria, o prazer de estar com a pessoa amada enfraqueça, diminua, encolha e desbote.

Autor: Déa Jório e Jal Reis

Segredo para casamentos duradouros

Especialista explica as consequências da timidez

Atividades que desenvolvem habilidades sociais podem ser a solução.

Autor: Divulgação

Especialista explica as consequências da timidez

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

O período gestacional é um momento da vida da mulher, principalmente para as mães de primeira viagem, que mais exige equilíbrio emocional.

Autor: Dra. Andréa Ladislau

Depressão e ansiedade gestacional, como identificar?

Quer casar comigo?

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar.

Autor: Beto Ribeiro

Quer casar comigo?

Prazer sexual e moralidade cristã

O prazer no casamento foi concedido por Deus ao ser humano e o pecado está no coração de quem não quer fazer a vontade do Senhor.

Autor: Osiel Gomes

Prazer sexual e moralidade cristã

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

Para o domingo (07/04), a Comunidade Católica, em Cachoeira Paulista (SP), espera cerca de 30 mil pessoas.

Autor: Divulgação

Festa da Misericórdia tem sua 22ª edição neste fim de semana

366 dias para estreitar o relacionamento com Deus

Pastor Michel Simplício lança devocional interativo para exercitar a fé e aliviar o estresse diário.

Autor: Divulgação


Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus.

Autor: Padre Ricardo Rodolfo Silva


Aceitação

Ouvi essa história na prédica de um monge budista brasileiro, Gustavo Pinto, na década de noventa. A vida parecia mais fácil nos anos noventa.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Aceitação

O que é a beleza?

Há quem diga que somos geneticamente programados para uma determinada percepção de harmonia, certos códigos áureos que transcendem ditames sociais.

Autor: Leonardo de Moraes

O que é a beleza?

São José, o justo

O trecho do Evangelho que se refere a José como homem justo é precisamente o que, na sequência, relata sua magnanimidade.

Autor: Sandro Arquejada

São José, o justo