Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faturamento do e-commerce cresce 83,68%, em 2020

Faturamento do e-commerce cresce 83,68%, em 2020

03/03/2021 Divulgação

Volume de vendas do segmento tem alta de 73,88%, de acordo com índice MCC-ENET

Faturamento do e-commerce cresce 83,68%, em 2020

Com o fechamento das atividades em lojas físicas, decorrente da pandemia de Covid-19, os internautas foram impulsionados a realizar mais compras pela internet, o que resultou no crescimento de 55,74% do faturamento do e-commerce em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2019, e na alta de 83,68% no acumulado do ano. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

O volume de vendas apresentou avanço de 53,83% no último mês de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, e alta de 73,88% no acumulado do ano. Em relação ao ticket médio, o crescimento foi de 1,24% em dezembro, diante do mesmo mês de 2019, com alta de 3,66% no acumulado do ano. 

Esse avanço das vendas pela internet no Brasil tem resultado no surgimento de um número crescente de empresas no segmento, pois segundo o estudo Scape Report E-commerce 2020/2021, produzido pela Pipeline Capital, o mercado de comércio eletrônico brasileiro já conta com quase 600 startups e empresas, que oferecem os mais diversos produtos e serviços.  

A B4A, startup de beauty-tech, detentora das marcas Glambox - maior clube de beleza feminina da América Latina - e Men’s Market - e-commerce de produtos masculinos, líder no Brasil - faz parte do grupo de organizações que viram suas operações no comércio eletrônico crescerem em 2020.  “O setor já apresentava uma tendência de alta, que foi acelerada devido à pandemia, pois muitos brasileiros investiram nas compras pela internet para manter o distanciamento social”, comenta Jan Riehle, CEO da companhia. 

O executivo acredita que a tendência de alta se manterá para os próximos anos. “A expectativa é que os clientes permaneçam comprando on-line, pois muitos consumidores perderam o medo de adquirir os produtos pela internet, enquanto para outros essa rotina foi ainda mais intensificada”, sinaliza Riehle. Somente em 2020, a B4A cresceu cerca de 10% ao mês e a expectativa é que a tendência de alta se mantenha em aproximadamente 8% mensalmente, em 2021. Para o CEO da companhia, o crescimento do e-commerce deve se manter na casa dos dois dígitos pelos próximos 3 anos. 

Fonte: Missão Comunicação



Sebrae aproxima startups e empresas inovadoras de investidores

Programa Capital Empreendedor 2022 está com inscrições abertas até o dia 15 de maio


Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup que atuava apenas como aplicativo de recompensas em cashback investe no desenvolvimento de novos recursos para realizar transações financeiras na plataforma.

Fintech especializada em cashback agora passa oferecer conta digital

Startup mineira discute tendências tecnológicas do mercado de comércio conversacional

Evento de Take Blip acontece no dia 18 de maio, em São Paulo, e contará com painéis da META, Nestlé, Mercado Pago, Riachuelo e outras grandes empresas.


Startup leva a educação do futuro para as escolas

Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Startup leva a educação do futuro para as escolas

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021

Evolua Energia contribuiu diretamente para a preservação de mais de 20 mil litros de água, 840 kg de madeira, redução de 140 toneladas de emissão de carbono e 140 kg de lixo.

Startup gera economia de mais de R$ 2 milhões na conta de energia dos mineiros em 2021


Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Ferramenta conduz melhor a gestão de frotas, tornando-a mais eficiente - e mais barata.

Startup cria tecnologia que ajuda a driblar alta de preços nos combustíveis

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

ARPAC desenvolve e opera drones para monitoramento de sanidade de lavouras.

Yamaha Motor lidera rodada de investimento na startup ARPAC

Startup do agronegócio desenvolve diagnósticos biológicos do solo usando IA

A empresa está em busca do seu primeiro investimento depois de passar por programa de aceleração da Bluefields.


3 Startups que estão revolucionando o marketing

Seja qual for a área de atuação de uma empresa, o marketing é extremamente importante para garantir o seu sucesso e crescimento.


Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Com velocidade de startup, curitibana Selecty lança versão 4.0, pivota modelo de negócios e já colhe bons resultados.

Startup cresce 75% com tecnologia para seleção e recrutamento

Startup CertifiCafé conecta produtores com o mercado para atrair investidores

Única startup brasileira que faz parte do Sustainable Coffee Challenge, Certificafé é destaque no portfólio da NovoAgro Ventures.