Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Carros por assinatura: melhor momento da história para aquisição

Carros por assinatura: melhor momento da história para aquisição

19/10/2022 Alan Lewkowicz

A aquisição do carro só está compensando caso o comprador tenha o recurso integral para pagamento à vista.

Carros por assinatura: melhor momento da história para aquisição

A taxa de juros, conhecida como SELIC, e que é a referência para operações de crédito no Brasil aumentou de menos de 3% ao ano, em 2021, para 13,75%, agora em 2022. Claro que o consumidor é o mais afetado, pois financiar um carro está muito mais caro. A taxa média anual mais a incidência de IOF está, em muitos casos, passando de 30% ao ano e neste cenário o carro por assinatura tornou-se uma opção vantajosa.

De acordo com o histórico das taxas de juros fixadas pelo Copom e evolução da taxa Selic, o atual índice de 13,75% foi registrado apenas em novembro de 2016 – onde a taxa já entrava na curva de queda, registrando em setembro de 2020, 2%. No entanto, para conter a inflação auferida nos últimos meses, o Banco Central vem promovendo ajustes na Selic, o que inviabiliza quem busca linhas de crédito – como financiamento de veículos – pois as taxas ficaram mais elevadas.

O governo federal anunciou, no final de julho, o aumento do desconto no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), com o abatimento nos preços dos veículos 0km, de 18,5% para 24,75%. Segundo especialistas do setor, na prática, a redução no valor final não deve passar de 1%, e que, provavelmente, algumas montadoras nem repassem esse desconto ao consumidor final, porque devem absorver para melhorar seus resultados.

A aquisição do carro só está compensando caso o comprador tenha o recurso integral para pagamento à vista – ainda assim deve ser analisado cada caso. O financiamento ficou inviável se comparado ao carro por assinatura. Além do custo mencionado acima de mais de 30% ao ano, ainda há o pagamento do IPVA de 4% ao ano – pegando como exemplo o estado de São Paulo – mais seguro, na média de 5% ao ano. Só estas duas despesas representam, em média, 0,75% ao mês, ou seja, é possível encontrar a grande maioria dos carros por assinatura por valores inferiores a estes mensais.

Se somente o juros do financiamento, IPVA e Seguro já compensam a assinatura ao invés da aquisição, somam-se a isso todos os outros benefícios inclusos como manutenção , documentação, depreciação, carro reserva e não ter de se preocupar com mais nada. É agendar a entrega do seu carro novo e já sair dirigindo. Além disso, o recurso destinado ao pagamento do financiamento pode ser aplicado e ainda render mensalmente.

As locadoras que oferecem carros por assinatura não sofrem este efeito de juros altos como os consumidores individuais, uma vez que são empresas de grande porte com acesso ao mercado de capitais e custo de captação muito menores. Somado a isso, os benefícios de compra de carro e fiscais, as condições ofertadas ficam muito mais baratas. Este é o melhor momento que já existiu para assinar e poder andar de carro novo.

* Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. 

Para mais informações sobre carros clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vervi Assessoria



Da crise do álcool ao boom dos veículos elétricos: Uma jornada automotiva brasileira

Só quem tem a minha idade sabe o que foi viver sem energia para a mobilidade.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Da crise do álcool ao boom dos veículos elétricos: Uma jornada automotiva brasileira

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km