Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresários bolsonaristas, liberdade de expressão e direito à privacidade

Empresários bolsonaristas, liberdade de expressão e direito à privacidade

22/08/2022 Bady Curi Neto

Há muito tenho falado, em meus artigos sobre a liberdade de expressão, um dos pilares da democracia, que nos bancos da escola da Faculdade de Direito da PUC de Minas Gerais e na nossa tão sofrida Constituição Federal, era considerada um dos princípios e pilares do nosso consagrado Estado Democrático de Direito.

Às vezes, chego a ser repetitivo, mas o óbvio também precisa ser dito para que não caia no esquecimento.

Nossa Constituição Federal (CF), denominada de Cidadã, tem sido diuturnamente, aviltada pelos Poderes da República, quando as escusas de narrativas jurídicas bem elaboradas, afasta-se da intenção do constituinte e da própria literalidade da lei maior, para dar lugar ao subjetivismo da interpretação do julgador.

Exemplos não faltam: - Deputados sendo presos por suas palavras, quando a Constituição lhe garante imunidade parlamentar, que consiste que são invioláveis, penal e civilmente, por quaisquer opiniões, palavras e votos. – Criação de crime (homofobia) por analogia (racismo), imiscuindo na função do Legislativo. -  Alternância da jurisprudência a respeito da prisão em segundo grau, quando a CF garante que ninguém será considerado culpado, até a sentença penal transite em julgado (não caiba mais recursos); etc.

Não se pode transformar o Estado Democrático de Direito em um estado “judicialesco”, no qual o Poder Judiciário, diante de um escândalo midiático, vem atender anseios da população com decisões bem elaboradas, porém divorciadas da nossa Constituição Federal.

A missão árdua e nobre de julgar seus semelhantes e de ser guardião da Constituição, pelos cultos ministros da Suprema Corte, não permitem a amplitude interpretativa que contrarie normas expressas da legislação Constitucional.

Na última semana aconteceu mais um escândalo midiático, que foi o vazamento de conversas privadas entre um grupo de WhatsApp, na qual empresários expressavam sua opinião, segundo reportagens que diziam frases como: “Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes”; “O 7 de setembro está sendo programado para unir o povo e o Exército e ao mesmo tempo deixar claro de que lado o Exército está. Estratégia top e o palco será o Rio. A cidade ícone brasileira no exterior. Vai deixar muito claro”; "Quero ver se o STF tem coragem de fraudar as eleições após um desfile militar na Av. Atlântica com as tropas aplaudidas pelo público".

O Senador Randolfe Rodrigues, do expressivo partido Rede Sustentabilidade, com uma bancada de dois deputados federais e um senador (ele), imediatamente foi às Redes Sociais e à imprensa dizendo, conforme postagem em seu Twitter, "Não Passarão! Estamos peticionando ao STF, pedindo quebra de sigilo, bloqueio e se necessário prisão. A Democracia não pode tolerar a convivência com quem quer sabotá-la".

Apesar de não concordar com as falas privadas e vazadas dos empresários, por ser um democrata, a mera opinião não tem o condão de transformá-los em criminosos.

Ao expressarem sua preferência por uma forma de governo ditatorial ante uma possível vitória nas eleições presidenciais de um “descondenado”, este sim, apoiador de Governos Ditatoriais como a Venezuela e Cuba, não se consubstancia em atentado à democracia.

A mitigação da liberdade de expressão e de opinião, quando não configurada apologia ao crime, por evidente, que dá azo à Governos Ditatoriais.

O risco de falsas narrativas para transformá-los em escândalos midiáticos é que, além de distorcer a verdade, escondem a afronta aos princípios consagrados em nossa Constituição Federal.

No caso em comento, o princípio a liberdade de opinião e a inviolabilidade a privacidade (uma vez que as conversar eram privadas e foram vazadas sem autorização).

Tenho dito!!!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre liberdade de expressão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky