Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança inclusiva

Liderança inclusiva

05/05/2023 André Naves

A atividade empresarial, assim como a vida cotidiana de todos nós, exige, para a obtenção de prosperidade e desenvolvimento, um rito de liderança claro e eficiente, baseado na tomada de decisões adaptáveis a novos desafios, até mesmo para superá-los, transformando eventuais crises em oportunidades.

Dessa maneira, a liderança empresarial está intimamente ligada à gestão de crises e oportunidades, constituindo-se como verdadeiro motor da atividade econômica e do próprio negócio.

Nesse sentido, o método usado na escolha das decisões a serem tomadas é determinante, tanto para o sucesso como para a ruína empresarial.

Em outras palavras, um método decisório eficiente e enxuto, que seja sensível às inovações técnicas e de mercado, é fundamental para o bom desempenho econômico.

Ou seja, as decisões devem ser marcadas pela tônica da agilidade e adaptabilidade, ainda mais em um cenário de crescente inovação tecnológica.

Mas para que essa tomada de decisões, ágil, adaptável e eficiente, seja concretizada com sucesso, faz-se necessária uma minuciosa, e veloz, análise dos desafios presentes e futuros, por diversos pontos de vista - diferentes, porém complementares.

São essas diversas perspectivas acerca de uma mesma problemática que formam, em seu conjunto, a chamada liderança inclusiva, formada por uma equipe de pessoas plurais e diversas, cada uma com diferentes opiniões que, se levadas igualmente em consideração, podem, coletivamente, construir a chave para a superação de obstáculos.

As equipes de liderança, responsáveis por escolhas e decisões, precisam, não apenas, ser diversas, isso é, ser compostas de pessoas plurais. É necessário que também sejam inclusivas!

Por mais diversas que sejam, precisam ter igual protagonismo nas decisões e nos debates. É sempre bom lembrar que é do diálogo franco e acolhedor, ainda que conflituoso, que a criatividade é estimulada.

Para que soluções inovadoras surjam, pessoas diferentes devem contar com o mesmo espaço de protagonismo na construção coletiva de melhores alternativas para os negócios.

É esse o motivo pelo qual podemos assegurar que a Liderança Inclusiva é ótima para os negócios: com igual protagonismo de individualidades plurais e emancipadas, as melhores soluções para os presentes e futuros desafios são construídas a partir de uma lucrativa construção coletiva!

* André Naves é Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; Mestre em Economia Política.

Para mais informações sobre liderança inclusiva clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros