Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mãe, queremos tocar seu coração

Mãe, queremos tocar seu coração

11/05/2012 Erika de Souza Bueno

Pedimos agora ajuda para as palavras, mesmo que parecem insuficientes.

Queremos tocar seu coração, pois é lá que encontramos nossa melhor moradia. Na expressão de seu olhar, achamos cuidado, carinho e compreensão, tão escassos nos dias de hoje. O calor de seu colo é mais desejado que o calor de dias de folga e férias. Nenhum dia faria sentido para nós se a senhora não tivesse nos ensinado o bom caminho.

Trocamos qualquer contato com amigos e conhecidos por um pouquinho que seja das carícias que somente suas mãos sabem fazer. O conforto do seu abraço é o melhor calmante para nos faz dormir mais sossegadamente, mesmo em dias que parecem infindáveis pelo cansaço e visível esgotamento.

Nem a pior forma de distância pode fazer com que suas palavras se distanciem de nós, pois, muito mais do que com a mente, aprendemos com o coração.
O perfume das rosas com as quais queremos presenteá-la não se compara ao doce cheiro de quando nos oferece o seu ombro para chorar. A beleza das joias que hoje desejamos comprar para dar a você, mamãe, é apenas uma simples mostra do elegante gesto que a senhora teve ao nos segurar no colo.
Mesmo já crescidos, não desprezamos o seu abraço, o seu carinho e o seu amor. Quando crianças, íamos até a senhora para vermos nossas necessidades mais básicas serem satisfeitas. Hoje, no entanto, ainda apresentamos as necessidades que temos de, simplesmente, tê-la perto de nós.
Compará-la a um rio incessante talvez nos ajude a dizer o quanto a senhora sabe lavar nossos corações de tantas bobagens que a vida tenta nos impor. Talvez, se a comparássemos com um bosque frutífero, conseguiríamos fazê-la entender como a senhora é importante para nos alimentarmos de palavras e gestos que nos fazem viver mais e melhor.
Contudo, nada disso é suficiente para demonstrarmos o quanto a amamos e, mesmo estas palavras, são ineficazes para demonstrar tudo o que sentimos pela senhora. Só queremos então dizer: amamos você, mamãe. Feliz Dia das Mães!
* Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação e Coordenadora Pedagógica da Planeta Educação. Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros