Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mas afinal, o que faz um colaborador permanecer na empresa?

Mas afinal, o que faz um colaborador permanecer na empresa?

29/01/2013 Evaldo Burcoski

Rotatividade. Com as crescentes oportunidades no mercado de trabalho, este é um problema que grande parte das empresas têm enfrentado nos últimos anos.

Na contra mão desta, podemos destacar a Retenção. Fazer com que o profissional esteja satisfeito, feliz e queira permanecer na empresa é como revelar o “caminho das pedras”. É a verdadeira síndrome dos “Rs”. Rotatividade, Retenção e Reconhecimento. Remuneração adequada, qualificação, avaliação de desempenho, bonificação e tantas outras opções, já não são mais ítens fundamentais para manter o profissional na casa.

O que ele busca? Reconhecimento em oportunidade. Foi-se o tempo daquela velha brincadeira: “Prefiro minha parte em dinheiro”. Você já ouviu falar, não? Péssima expressão, por sinal. Pois bem. Há quem prefira - e a grande parcela, diga-se de passagem - sua parte em oportunidade de crescimento na empresa. E não estamos falando apenas da geração Y ou de tantas outras por aí. Estamos falando de valores de Capital Humano.

15, 20, 30 anos ou mais no mesmo cargo? O que antes era visto como estabilidade, hoje não é aceito por grande parte. Querem sim, 15, 20 anos ou mais na empresa, mas com novos voos. Novas ambições. Parece que a sociedade foi realmente mordida pelo bicho da “ambição”.

E não a ambição cega, mas do objetivo de galgar mais e mais oportunidades, melhoria de cargo e conhecimento dentro da empresa. Além de aumentar salário ou receber benefícios, hoje o profissional quer: CONHECER. Sim, estamos vivendo verdadeiramente a geração do conhecimento. Conhecimento em cursos, em carreira e em EXPERIÊNCIA.

Conhecimento este adquirido com as novas chances de crescer na corporação. Por isso avalie como está seu quadro de colaborador. Por que não estar próximo, conhecer e avaliar onde seu profissional quer chegar? Você sabe o que ele almeja? Uma empresa não deve fazer seu plano a cada 5 anos? O mesmo deve ser na carreira do colaborador.

Você sabe onde ele quer estar em 2018? Talvez não seja em outra empresa. Tudo depende de você! Entenda. Para reter deve-se acreditar! Este sim é o verdadeiro “caminho das pedras”!

*Evaldo Burcoski é diretor da Humanus, especializada em soluções para Gestão do RH.



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros