Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Beleza e relacionamento amoroso

Beleza e relacionamento amoroso

04/08/2016 Flávio Melo Ribeiro

A beleza ajuda na atração inicial entre as pessoas? Sem dúvida que sim. Mas garante o sucesso do relacionamento?

Anos atrás fui convidado à realizar um workshop de relacionamento amoroso numa universidade do interior de Santa Catarina, num evento denominado semana da psicologia, nesse evento apresentei como fio condutor da palestra a importância de um relacionamento amoroso proporcionar condições para que o outro seja feliz e com isso criar um ambiente propício a sua própria felicidade.

Em determinado momento veio a discussão sobre a beleza e o quanto isso era levado em consideração numa relação amorosa. Hoje em dia são gastos bilhões de reais na busca da melhor aparência, de um corpo saudável, bonito e acima de tudo atraente.

Isto tudo dentro de um padrão de beleza difundido pela mídia e apoiado pelas indústrias que se beneficiam. Diante disso, a beleza ajuda na atração inicial entre as pessoas? Sem dúvida que sim. Mas garante o sucesso do relacionamento? Não! Por mais bonita e legal que seja uma pessoa, um dia a idade leva a beleza embora.

Também há pessoas belas que ninguém quer por perto em função do seu comportamento, outras bastam abrir a boca e imediatamente se tornam desinteressantes. Além disso a beleza é particular, as pessoas variam no gosto e no que acham importante.

Mas se não é a beleza que contribui de forma primordial para a longevidade do relacionamento amoroso, o que é mais importante? Uma vez li um artigo que recomendava a pessoa casar-se com alguém que gostasse de conversar, pois na velhice é isso que vai sobrar.

Outro texto citava que escolhesse alguém que fizesse seu mundo mais bonito. Mas realmente tem algum ponto que contribui de forma primordial para longevidade do relacionamento? Na realidade é um conjunto de fatores que ajudam, nesse artigo vou citar um.

A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser determinada pessoa no mundo e busca durante sua vida realiza-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.

Caro leitor, talvez você esteja se questionando: mas como identifico meu Projeto de Ser, porque isso é importante e porque o outro, através das afinidades de projetos, é fundamental na minha vida? Este será o tópico do artigo da semana que vem.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky