Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mercedes lança caminhão sem retrovisores

Mercedes lança caminhão sem retrovisores

06/09/2018 Marcos Villela Hochreiter

O Actros está com o interior mais digital e com câmeras no lugar dos retrovisores.

Mercedes lança caminhão sem retrovisores

A Mercedes-Benz adianta uma das suas novidades para o Salão de Hannover (IAA), maior feira de veículos comerciais do mundo que ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha. Trata-se do Actros com as semiautônomo mais sofisticadas e já para produção em série. O modelo está com o interior mais digital e com câmeras no lugar dos retrovisores.

O sistema MirrorCam reúne câmeras que transmitem tudo que ocorre ao redor do pesado em telas de 15 polegadas no interior da cabine. As câmeras podem transmitir imagens com muito mais fidelidade e amplitude do que os retrovisores tradicionais, como guias e ampla visão traseira no caso de manobra em marcha à ré. Os retrovisores convencionais continuarão sendo oferecidos para os clientes que não quiserem a nova tecnologia.

Em todas as faixas de velocidade

Diferentemente das funções semiautônomas já oferecidas para o modelo, inclusive, para a versão brasileira Actros Megaspace Segurança, o novo sistema Active Drive Assist funciona em todas as faixas de velocidades.

Essas funções semiautônomas são acelerar, frear e manter o caminhão na faixa sem necessidade da ação do motorista. Além disso, o caminhão conta com o sistema de frenagem de emergência, controle de velocidade adaptativo (mantém uma distância constante e segura do veículo que vai à frente) e detecção de pedestre.

Com o controle de velocidade adaptativo em todas as faixas de velocidades vai permitir, por exemplo, que, em um engarrafamento, o motorista fique descansando enquanto o sistema assume a cansativa função de acelerar, frear, acelerar, frear conforme o trânsito anda.

O Active Brake Assist (frenagem de emergência) chega a sua 5ª geração, que agora funciona com a combinação de informações de radar e sistema de câmera, o que permite fazer a detecção de pedestre.

Painel digital

Assim como vem ocorrendo com os automóveis e vans da marca, o novo Actros passa a contar com Cockpit Multimídia. São duas telas interativas, a principal com as informações do painel de instrumentos, e a segunda com informações de conectividade com diversos aplicativos de trabalho, entretenimento, comunicação com a transportadora, clientes, monitoramento em tempo real pelo FleetBoard e navegação.

* Marcos Villela é Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.



A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

A Iveco Brasil versus Iveco Bus Europa: entenda as razões para tantas diferenças

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Na área de manutenção de veículos e equipamentos industriais, os tanques de combustível frequentemente enfrentam desgaste, vazamentos e corrosão.

Autor: Divulgação

Critérios para escolher o reparador de tanques do seu veículo

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Um dos setores mais rentáveis é o de energia e combustíveis, que movimenta trilhões de dólares em todo mundo.

Autor: Cleiton Santos Santana

Combustíveis, a nova Meca dos investidores

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo.

Autor: Divulgação

Identificação correta dos amortecedores evita erro de aplicação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Desgaste natural do material de atrito da pastilha varia de intensidade se o condutor costuma frear de forma brusca ou leve.

Autor: Divulgação

Como funcionam as pastilhas de freio: causas do desgaste prematuro

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

A eletrificação de VCLs é estratégica, especialmente para entregas urbanas de última milha.

Autor:  Filipi Goschrman

Volkswagen avança com veículos comerciais leves autônomos

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

A escassez de motoristas de caminhão é um problema crônico que afeta o setor de transporte rodoviário em todo o mundo.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Escassez global de motoristas de caminhão: desafios e soluções

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

O que podemos aprender com essas novas regras?

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que podemos aprender com os novos padrões de emissões dos EUA?

Sinais de problemas no coxim do motor

Vibração na carroceria do veículo é um dos indícios que podem indicar comprometimento da peça.

Autor: Divulgação

Sinais de problemas no coxim do motor

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

A sustentabilidade é um pilar central nessa transição para a eletrificação.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania apresenta novo caminhão elétrico com autonomia de 520 km

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros

Não é foto montagem com IA e nem “fake news”.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dupla direção, dupla eficiência: o novo caminhão de Bombeiros